Carpenter: "novos assoalhos exigem mais atenção no Texas"
Para proprietário e piloto Ed Carpenter, será necessário atenção redobrada com asfalto ruim do oval no Texas para pilotos não acabarem punidos
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Proprietário de equipe e piloto na Indy, Ed Carpenter diz que a obrigação do uso do domed skid (formato novo na parte de baixo do assoalho que diminui a velocidade dos carros em caso de rodada), vai exigir mais atenção e estudo dos pilotos durante os treinos no Texas Motor Speedway, local da corrida deste sábado.
Introduzido este ano, o novo piso obriga uma determinada altura na parte de baixo dos chassis Dallara utilizados na categoria. Enquanto no início diversas equipes lutaram contra a ideia, a norma foi sacramentada em Indianápolis.
Entretanto, o novo conceito deve causar muito mais fricção no irregular asfalto da pista de 2,41 Km de extensão no Texas, ainda mais porque a Indy alertou as equipes que será rigorosa em relação à inspeção da medida da altura correta nos carros após a prova.
O problema para as equipes e pilotos é que as irregularidades nesse circuito não são uniformes.
“Temos de ser espertos nos treinos para andar em todas as faixas e descobrir onde estão as falhas do asfalto, como elas são e como o carro se comporta. O objetivo é descobrir qual é a altura ideal que precisamos ter para estar dentro do regulamento”.
“Se você não fizer um bom trabalho nos treinos, o carro irá tocar muito no asfalto e irá desgastar demais a parte de baixo do assoalho, provavelmente ocasionando uma penalidade”, afirmou Carpenter ao Motorsport.com
“Mas acho que se você fizer o trabalho bem feito nos treinos, então não será um problema. No passado, mesmo sem essa peça, nós tínhamos de tomar esse cuidado em relação à altura para evitar que o asfalto irregular causasse instabilidade ou perda de velocidade”.
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