CEO da McLaren: Alonso teria "sucesso imenso" na Indy
Para Zak Brown, espanhol seria feliz correndo pela equipe nos Estados Unidos, mas decisão só será tomada em setembro
O CEO da Mclaren, Zak Brown, continua aguardando um posicionamento de Fernando Alonso para saber se o espanhol tem interesse em disputar uma temporada completa ou algumas provas com a equipe na IndyCar em 2020. A única certeza do mandatário é de que o bicampeão da Fórmula 1 continua sonhando em vencer as 500 Milhas de Indianápolis.
Brown e Sam Schmidt anunciaram na última semana que a McLaren retornará para a Indy em parceria com a Arrow Schmidt Peterson e com motores Chevrolet. Inevitavelmente o nome de Alonso surgiu nas coletivas de imprensa, mas Brown disse que ainda não teve uma conversa definitiva com o espanhol.
“Fernando continua tendo um contrato com a McLaren e obviamente é um grande amigo da empresa. Eu não acho que seu desejo de vencer a Indy 500 tenha diminuído, assim como nosso desejo de vencer com ele também não mudou. Vou me encontrar com Fernando no GP da Itália. Ele está bem informado sobre tudo que estamos fazendo na Indy já faz algum tempo”, disse o norte-americano.
“Ele não mostrou interesse – pelo menos ainda não, devo dizer – em competir em uma temporada completa da IndyCar. Ele vem de 20 anos seguidos de corridas e acho que ele quis tirar a segunda metade do ano para avaliar o que vai querer fazer no futuro”.
Mesmo sobre as 500 Milhas de Indianápolis, “ainda não existem planos”, disse Brown. “Eu acho que ele seria um talento fora de série na Indy. Eu pessoalmente acho, conhecendo Fernando e seu estilo de pilotagem tão bem quanto conheço, que ele seria imensamente bem-sucedido e bem recebido na categoria, e adoraria isso”.
“Mas Fernando é o tipo de indivíduo que você deve colocar a oportunidade em sua frente e deixar ele tomar a decisão sozinho. Vamos conversar daqui a um mês, mas não espero que esteja interessado em fazer uma temporada completa em 2020”.
Schmidt admitiu a possibilidade de a equipe ter três carros na próxima temporada, mas, no momento, a única certeza é a entrada de um piloto extra para as 500 Milhas. “Vocês viram neste ano, nós chegamos com a Arrow Schmidt Peterson com dois carros com pinturas idênticas, e esse foi o meu objetivo por um longo tempo como dono de uma equipe da IndyCar", disse Schmidt.
"No próximo ano, faremos essa transição com a influência do laranja McLaren. Eu não descartaria um terceiro carro. Com certeza teremos um a mais na Indy 500, mas acho que nossa prioridade mais importante é posicionar dois carros com pinturas idênticas e focar em todas as oportunidades que tivermos para ganhar corridas, as 500 Milhas e o campeonato. Um terceiro carro não está no radar agora, mas não descartaria a possibilidade”, finalizou Schmidt.
O Motorsport.com apurou que, apesar de a Arrow Schmidt Peterson ter anunciado a intenção de manter James Hinchdliffe para 2020, e de a estrela canadense ter confirmado nas redes sociais, os fortes laços do piloto com a Honda podem levá-lo para outra equipe equipada com os motores japoneses, já que a McLaren SPM passará a usar motores Chevrolet no ano que vem.
Brown e Schmidt disseram que o anúncio da parceria entre as marcas levou a um grande interesse de pilotos em uma vaga na nova equipe. O executivo da McLaren comentou: “O telefone tem estado muito ativo e recebendo ligações de todo tipo de pilotos”.
Schmidt acrescentou: “A primeira meta era fazer o anúncio da semana passada, e então, como Zak disse, ver como os telefones tocariam e montar uma lista. Vamos nos reunir no fim desta semana e começar a tomar algumas decisões e fazer algumas ofertas. Fiquem atentos, mas vamos demorar algumas semanas antes de fazermos qualquer anúncio”.
Retorno à Indy e sucesso na F1
A McLaren é uma das equipes mais tradicionais e poderosas de todo automobilismo. São vários campeonatos mundias conquistados na F1, entre pilotos e construtores. Relembre os melhores carros (e os piores também) na galeria abaixo:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.