Dixon vence etapa do Texas da Indy; Kanaan e Leist abandonam
Neozelandês da equipe Ganassi aproveitou bem as bandeiras amarelas para ajustar sua estratégia de reabastecimento e troca de pneus
Sétimo do grid de largada, Scott Dixon venceu a etapa do Texas da Indy ajudado por oportunas bandeiras amarelas, que o ajudaram a entrar nos pits na hora certa para garantir a vitória.
A segunda posição ficou com o campeão da Indy de 2016, Simon Pagenaud, que nas voltas finais ainda tentou atacar Dixon, mas foi obrigado a desistir para se defender das investidas de Alexander Rossi, o terceiro colocado.
A corrida não foi nada boa para os brasileiros Matheus Leist e Tony Kanaan. Leist abandonou ainda nas primeiras voltas, depois que seu carro pegou fogo e Kanaan também não completou a prova por causa de uma quebra na suspensão de seu carro.
A corrida
Logo na largada, o pole position Josef Newgarden segurou a pressão de Simon Pagenaud e manteve a ponta, seguido por Will Power em terceiro. Sexto do grid, Tony Kanaan chegou a ocupar a quarta posição, mas não conseguiu segurar o posto e voltou para sexto.
Seis voltas mais tarde, o carro de Matheus Leist, companheiro de equipe de Kanaan na A.J. Foyt, perdeu potência na curva 1 e já lento na pista começou a pegar fogo. Matheus encostou seu carro e saltou rapidamente dele, em um incidente que causou a primeira bandeira amarela da corrida.
Logo após a relargada, autorizada na 15ª volta, Newgarden seguiu na ponta e quem conseguiu se dar bem foi Will Power, que fez bom uso do vácuo para ultrapassar Simon Pagenaud. Mais atrás, Zach Veach ultrapassava Takuma Sato e James Hinchcliffe e assumia a ddécima posição.
Depois do incêndio no carro causar o abandono de Metheua Leist, quem começou a enfrentar problemas, mas na suspensão do carro, foi Tony Kanaan, que chegou a tocar no muro antes de parar nos pits.
Mesmo perdendo 13 voltas parado nos pits, Kanaan ainda voltou para a pista. Algumas voltas mais tarde, Kanaan voltou aos pits para abandonar a prova de vez.
Com 70 das 248 voltas completadas e todos tendo parado para reabastecer e trocar pneus, a liderança passou a ser de Simon Pagenaud, com Newgarden em segundo e Power em terceiro. Mas 15 voltas mais tarde, Robert Wickens colocou a faca entre os dentes, ultrapassou Power e Newgarden para assumir a segunda posição.
Dez voltas depois, foi a vez de Wickens, que estreou na Indy neste ano vindo do DTM, investir sobre Pagenaud e assumir a liderança.
Com pouco mais da metade da corrida percorrida e todos os pilotos tendo parado para reabastecer e trocar pneus, a liderança mudou de mãos e passou a ser de Scott Doxon, com Wickens em segundo e Newgarden em terceiro.
Pouco depois, foi a vez de Alexander Rossi ultrapassar Newgarden e Wickens para ser o novo segundo colocado. A essa altura, Scott Dixon seguia líder absoluto, quase 12 segundos, ou meia volta à frente de Rossi.
Na volta 173, Robert Wickens e Ed Carpenter se tocaram e ambos acabaram no muro da curva 4 do circuito do Texas enquanto Wickens passava pelo retardatário Carpenter, causando a segunda bandeira amarela da corrida.
Na relargada, autorizada na volta 186, Scott Dixon, que aproveitou a bandeira amarela para reabastecer e trocar pneus, acelerou forte para se manter na ponta, seguido por Simon Pagenaud em segundo e James Hinchcliffe, que pouco depois perdeu a terceira posição para Ryan Hunter-Reay.
Poucas voltas mais tarde, Alexander Rossi foi para cima, ultrapassou Hinchcliffe e Hunter-Reay para assumir a terceira posição.
Na volta 205, Zachary Claman de Melo tentou ultrapassar Will Power por fora, resultando no acidente que provocou a terceira bandeira amarela da prova e nova intervenção do safety car.
Mais uma vez aproveitando a bandeira amarela, os cinco primeiros, puxados por Scott Dixon, foram para os pits para trocar pneus e reabastecer em uma tentativa de evitar mais uma parada.
Após a relargada, autorizada a 333 voltas do fim, Dixon acelerou forte para se segurar na ponta e mesmo pressionado por Simon Pagenaud, soube segurar o francês para cruzar a linha de chegada na primeira posição.
Resultado
Cla | # | Piloto | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | Mph | Pits | Aabandono | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 9 | Scott Dixon | 248 | 2:00'53.2155 | 177.250 | 4 | |||||
2 | 22 | Simon Pagenaud | 248 | 2:00'57.5098 | 4.2943 | 4.2943 | 177.145 | 4 | |||
3 | 27 | Alexander Rossi | 248 | 2:00'57.7825 | 4.5670 | 0.2727 | 177.138 | 4 | |||
4 | 5 | James Hinchcliffe | 248 | 2:00'58.3024 | 5.0869 | 0.5199 | 177.126 | 4 | |||
5 | 28 | Ryan Hunter-Reay | 248 | 2:00'59.9456 | 6.7301 | 1.6432 | 177.086 | 5 | |||
6 | 15 | Graham Rahal | 248 | 2:01'00.4899 | 7.2744 | 0.5443 | 177.072 | 5 | |||
7 | 30 | Takuma Sato | 248 | 2:01'01.5612 | 8.3457 | 1.0713 | 177.046 | 5 | |||
8 | 18 | Sébastien Bourdais | 248 | 2:01'02.6678 | 9.4523 | 1.1066 | 177.019 | 5 | |||
9 | 10 | Ed Jones | 248 | 2:01'18.3093 | 25.0938 | 15.6415 | 176.639 | 6 | |||
10 | 23 | Charlie Kimball | 247 | 2:01'08.4623 | 1 volta | 1 volta | 176.165 | 5 | |||
11 | 21 | Spencer Pigot | 247 | 2:01'10.3201 | 1 volta | 1.8578 | 176.120 | 5 | |||
12 | 59 | Max Chilton | 247 | 2:01'18.3742 | 1 volta | 8.0541 | 175.925 | 5 | |||
13 | 1 | Josef Newgarden | 244 | 2:00'53.5965 | 4 voltas | 3 voltas | 174.382 | 7 | |||
14 | 98 | Marco Andretti | 244 | 2:00'54.3484 | 4 voltas | 0.7519 | 174.364 | 4 | |||
15 | 88 | Gabby Chaves | 240 | 2:00'54.5636 | 8 voltas | 4 voltas | 171.500 | 7 | |||
16 | 26 | Zach Veach | 238 | 2:01'02.4786 | 10 voltas | 2 voltas | 169.886 | 6 | |||
17 | 19 | Zachary Claman DeMelo | 205 | 1:38'12.7417 | 43 voltas | 33 voltas | 180.344 | 4 | Accident | ||
18 | 12 | Will Power | 204 | 1:36'31.5335 | 44 voltas | 1 volta | 182.600 | 3 | Accident | ||
19 | 6 | Robert Wickens | 171 | 1:15'27.6505 | 77 voltas | 33 voltas | 195.789 | 2 | Accident | ||
20 | 20 | Ed Carpenter | 168 | 1:15'27.2176 | 80 voltas | 3 voltas | 192.372 | 3 | Accident | ||
21 | 14 | Tony Kanaan | 31 | 25'01.3619 | 217 voltas | 137 voltas | 107.039 | 2 | Accident | ||
22 | 4 | Matheus Leist | 5 | 2'12.7157 | 243 voltas | 26 voltas | 195.305 | Fire |
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