F1: Latifi chama rumores sobre Indy de "engraçados" e fala sobre futuro

Canadense ainda não sabe qual categoria irá disputar em 2023, mas considera opções

Nicholas Latifi, Williams Racing FW44

Nicholas Latifi, Williams Racing FW44

Williams

Nicholas Latifi, que deixará a Fórmula 1 no final da temporada, minimizou as especulações de que está pronto para uma mudança à IndyCar, insistindo que está indeciso sobre em qual categoria participar a partir do próximo ano.

Leia também:

Latifi, que terminou em segundo lugar no campeonato de Fórmula 2 de 2019, foi informado pela Williams em setembro que esta, sua quarta temporada com a equipe, a terceira como piloto de corrida, também seria a última.

Desde então, houve especulações ligando o canadense de 27 anos a várias unidades da IndyCar, incluindo a lendária Chip Ganassi Racing, que ainda não anunciou um substituto para Jimmie Johnson, ao lado dos titulares Scott Dixon, Alex Palou e Marcus Ericsson.

Mas antes do GP dos EUA no Circuito das Américas, Latifi negou ter decidido em qual série correr no próximo ano, quanto mais em qual equipe.

“Honestamente, ainda não estou comprometido com nada, não assinei nada, ainda não estou mais adiantado em ter notícias concretas para compartilhar”, disse ele. “Vi a notícia nos últimos dias de que já assinei um contrato para correr na IndyCar, o que achei um pouco engraçado.

“Mas conversei com algumas equipes diferentes em diferentes categorias e ainda não disse a mim mesmo: ‘OK, é isso ou nada’. Então ainda tem muita coisa no ar.

“De certa forma, é um pouco… ‘irritante’ não é a palavra, mas obviamente a maior parte do meu foco ainda está em terminar o resto do ano do melhor jeito possível e terminar este capítulo com a Williams de forma positiva.

“Obviamente, muitas outras categorias foram concluídas há algum tempo e as coisas andam rápido no automobilismo e é um momento em que todos querem resolver seus pilotos e situações o mais rápido possível. Ainda não faz muito tempo que eu descobri oficialmente [que estava sendo liberado]… Foi um pouco antes de Singapura.

“Então, sim, ainda há algumas discussões em andamento, mas nada pronto para anunciar.”

Nicholas Latifi, Williams Racing, speaks to the media

Nicholas Latifi, Williams Racing, speaks to the media

Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images

Latifi disse que não tinha preferência em relação a qual série correr em 2023, acrescentando: “Estou olhando não apenas para carros de fórmula, mas também para corridas endurance. Eu não estou100 por cento certo se eu quero fazer este ou aquele campeonato.'

“É apenas ouvir e tentar entender qual é a situação das equipes e campeonatos, como isso pode ser para mim e minha vida também no futuro. Eu preciso tomar uma decisão por mim mesmo e depois me aprofundar nisso.”

No entanto, ele admitiu que, depois de competir com carros "difíceis" da Williams por três anos, o fato de a IndyCar rodar com o chassi Dallara específico é uma das principais atrações das corridas dos EUA.

“Sim, é definitivamente um dos atrativos da série”, ele concordou. “Obviamente, nas corridas especiais, todos têm mais oportunidades iguais. É algo que, sem dúvida, tenho sentido falta nos últimos anos. De vez em quando estamos em uma posição em que somos um pouco mais competitivos para uma corrida e podemos ter algumas batalhas na pista, mas obviamente não estamos fazendo isso em todas as corridas - na maioria das vezes, não é o caso.

“Então, com certeza, é o que eu estava sentindo falta, e sim, eu definitivamente estaria ansioso por isso se eu me juntasse a categoria onde é mais igual.”

Questionado se ele estava sendo puxado para discussões sobre seu futuro um pouco mais cedo do que queria, e se ele preferiria esperar até o final da temporada de F1 em Abu Dhabi, Latifi respondeu: “Se dependesse de mim, sim, mas obviamente, realisticamente, não é assim que pode acontecer. Mesmo na Fórmula 1, a maioria das equipes não espera até a última corrida…

“Sim, é assim que o automobilismo é, e você pode entender a necessidade de equipes e pilotos terem seus futuros resolvidos mais cedo ou mais tarde; é sempre melhor estar nessa posição.”

ABSURDO MAIOR AINDA? Albon REVELA que Vettel alertou FIA sobre trator na pista

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura durante nossos programas. Não perca!

Podcast Motorsport.com #200 - F1 virá 'vidraça': é preciso um 'choque de realidade'?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: GP do México contará com corrida especial com ex-pilotos da IndyCar
Próximo artigo Indy: Herta estende contrato com Andretti Autosport até 2027

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil