Hunter-Reay supera Rossi e vence em Detroit; Kanaan é 7º
Com estratégias diferentes, companheiros de equipe duelaram no final e vencedor da Indy 500 de 2016 se deu mal
Ao contrário da prova de sábado, a corrida 2 da rodada dupla da Indy neste domingo foi muito movimentada. Mesmo antes da largada, o Pace Car que era guiado pelo executivo da GM, Mark Reuss, bateu no muro e atrasou o início em meia hora.
Na pista, Ryan Hunter-Reay, com uma estratégia de três paradas, levou a melhor, principalmente no duelo com seu companheiro de equipe, Alexander Rossi, que havia sido o pole position e dominava a competição até as voltas finais. O campeão da Indy 500 de 2016, quando se defendia da pressão de Hunter-Reay, passou reto na curva 2 e teve um pneu estourado.
Foi o 17º triunfo de Hunter-Reay na Indy, o primeiro do ano. Ele não vencia desde a etapa de Pocono em 2015.
Will Power foi o segundo colocado e Ed Jones completou o pódio.
Tony Kanaan foi o melhor brasileiro da prova, terminando na sétima colocação e Matheus Leist foi o 14º.
A Corrida
A prova teve o início atrasado, devido ao acidente ocasionado pelo executivo da GM, Mark Reuss, que guiava o Pace Car e atingiu a curva 2.
Cerca de meia hora depois, a largada ocorreu de maneira limpa, com Rossi mantendo a liderança, seguido de Wickens e Power. Mas ainda na primeira volta, Spencer Pigot rodou e foi para o muro, trazendo a bandeira amarela.
A relargada ocorreu na quinta volta, sem mudanças entre os ponteiros. Leist era o 13º e Kanaan ocupava a 16ª colocação.
Assim como no sábado, alguns pilotos que não estavam na frente pararam na 10ª volta, pensando em três pit stops.
Sem parar, Leist escalou o pelotão e na 17ª volta já ocupava a oitava posição.
Na 20ª, Rossi abria cerca de seis segundos sobre Wickens. Dois giros depois, Santino Ferrucci rodou, mas sem que a bandeira amarela fosse acionada. Temendo a bandeira de precaução, os líderes entraram nos pits para o primeiro pit stop.
Na volta, Leist ocupava o 11º lugar e Kanaan era o quarto colocado.
Na metade da prova e com várias táticas em curso, Hunter-Reay fazia sua segunda parada, e Rossi reassumia a ponta, seguido de Power. Leist era o nono e Kanaan, com uma parada a mais, era o 13º.
No 38º giro, Bourdais rodou de maneira espetacular na curva 1, mas não bateu. Mas ele não ficou imune a problemas na suspensão traseira esquerda e teve que ir para os boxes.
Rossi fez sua última parada na 47ª volta, trazendo todos aqueles que tinham tática de duas paradas. Hunter-Reay, que ainda tinha que fazer um pit stop, tinha 15 segundos de vantagem e torcia para não acontecer uma bandeira amarela.
Na volta 53, Hunter-Reay fez sua parada e retornou mais de sete segundos atrás de Rossi, com Power em terceiro. Kanaan era o oitavo e Leist era o 14º.
Mas aos poucos a diferença entre os dois primeiros foi caindo e a pressão sobre Rossi aumentando.
Faltando seis voltas, Rossi passou reto na curva 3 e cedeu a ponta para Hunter-Reay. Quando voltou, o piloto da Andretti estava com o pneu dianteiro esquerdo estourado e teve que ir para os boxes.
Com isso, Hunter-Reay foi para a vitória, com Power em segundo e Ed Jones em terceiro. Kanaan finalizou em sétimo e Leist em 14°.
A próxima etapa da Indy acontece no Texas, no dia 9 de junho.
Resultado final
Cla | # | Piloto | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | Mph |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 28 | Ryan Hunter-Reay | 70 | 1:33'50.5784 | 105.176 | ||
2 | 12 | Will Power | 70 | 1:34'01.9333 | 11.3549 | 11.3549 | 104.964 |
3 | 10 | Ed Jones | 70 | 1:34'03.8075 | 13.2291 | 1.8742 | 104.929 |
4 | 9 | Scott Dixon | 70 | 1:34'04.3436 | 13.7652 | 0.5361 | 104.919 |
5 | 15 | Graham Rahal | 70 | 1:34'07.2064 | 16.6280 | 2.8628 | 104.866 |
6 | 6 | Robert Wickens | 70 | 1:34'25.5182 | 34.9398 | 18.3118 | 104.527 |
7 | 14 | Tony Kanaan | 70 | 1:34'32.2112 | 41.6328 | 6.6930 | 104.404 |
8 | 23 | Charlie Kimball | 70 | 1:34'37.9337 | 47.3553 | 5.7225 | 104.299 |
9 | 98 | Marco Andretti | 70 | 1:34'47.2077 | 56.6293 | 9.2740 | 104.128 |
10 | 22 | Simon Pagenaud | 70 | 1:34'50.1675 | 59.5891 | 2.9598 | 104.074 |
11 | 59 | Max Chilton | 70 | 1:34'55.2652 | 1'04.6868 | 5.0977 | 103.981 |
12 | 27 | Alexander Rossi | 70 | 1:34'57.2203 | 1'06.6419 | 1.9551 | 103.945 |
13 | 26 | Zach Veach | 70 | 1:34'58.2222 | 1'07.6438 | 1.0019 | 103.927 |
14 | 4 | Matheus Leist | 70 | 1:35'02.2526 | 1'11.6742 | 4.0304 | 103.854 |
15 | 1 | Josef Newgarden | 70 | 1:35'04.8604 | 1'14.2820 | 2.6078 | 103.806 |
16 | 5 | James Hinchcliffe | 70 | 1:35'07.9513 | 1'17.3729 | 3.0909 | 103.750 |
17 | 30 | Takuma Sato | 69 | 1:33'51.5820 | 1 Lap | 1 Lap | 103.655 |
18 | 20 | Jordan King | 69 | 1:34'13.7010 | 1 Lap | 22.1190 | 103.249 |
19 | 88 | Gabby Chaves | 69 | 1:34'44.9668 | 1 Lap | 31.2658 | 102.681 |
20 | 19 | Santino Ferrucci | 69 | 1:35'03.6809 | 1 Lap | 18.7141 | 102.344 |
21 | 18 | Sébastien Bourdais | 67 | 1:34'59.0661 | 3 Laps | 2 Laps | 99.458 |
22 | 32 | Rene Binder | 66 | 1:34'44.3266 | 4 Laps | 1 Lap | 98.228 |
23 | 21 | Spencer Pigot | 21 | 35'39.3684 | 49 Laps | 45 Laps | 83.043 |
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