Relato da corrida
Indy Iowa I

Indy: Newgarden domina em Iowa e vence primeira corrida do fim de semana; Castroneves é 16º

Resultado diminui desvantagem do americano para Ericsson na disputa pela liderança de pilotos para apenas 15 pontos

Josef Newgarden, Team Penske Chevrolet

Josef Newgarden, da Penske, conquistou sua quarta vitória da temporada na Indy com uma exibição dominante no Iowa Speedway na tarde deste sábado (23), derrotando Pato O'Ward e Will Power. O resultado colocou o americano em segundo lugar no campeonato de pilotos. Hélio Castroneves, o único brasileiro na corrida, terminou em 16º.

Leia também:

A corrida

No início, Power assumiu a liderança saindo da pole, com Newgarden disputando com Conor Daly e segurando a tentativa de O'Ward de contorná-lo pelo lado de fora. Scott McLaughlin e David Malukas apareciam em quinto e sexto. Atrás deles, Rinus VeeKay ultrapassou Jack Harvey pelo sétimo posto.

O líder da temporada, Marcus Ericsson, subiu três posições de nono e já estava em oitavo na sétima volta depois de ultrapassar Felix Rosenqvist, que ainda passaria Harvey na volta 12. Momentos depois, O'Ward jogou Daly para quarto.

Power havia colocado uma vantagem de 1s4 segundos sobre Newgarden, mas dentro de algumas voltas, essa liderança caiu pela metade quando ele se aproximou dos retardatários. Antes que Power tivesse que tomar uma decisão sobre como passar Dalton Kellett, ele foi atrasado por conta de uma bandeira amarela sinalizada após uma rodada de Jimmie Johnson, que ainda conseguiu manter seu carro longe da parede. Colton Herta e Scott Dixon aproveitaram a oportunidade para entrar nos boxes e partir para a estratégia.

O reinício na volta 23 viu Newgarden passar por dentro de Power para assumir a liderança, enquanto Ericsson conseguiu passar David Malukas e VeeKay simultaneamente em uma manobra que o levou para o sexto posto. Logo depois, também bateu McLaughlin para reivindicar o quinto. Na volta 31, Ericsson estava em quarto, ultrapassando Daly. Mesmo que os carros da Penske pudessem manter sua vantagem, Ericsson mostrando o potencial de limitar os danos à sua vantagem de 35 pontos no campeonato.

Dentre os que mudaram a estratégia na parada, Herta estava voando e subiu para quinto, à frente de Daly, McLaughlin e VeeKay na volta 38, e rapidamente se aproximou de Ericsson. No 46º giro, deixou o sueco para trás. O próximo perder uma disputa para Herta foi O'Ward, já que os líderes foram atrasados por retardatários. No entanto, agora a vantagem saía dos pneus de Herta.

Newgarden estava a 6s7 de seu companheiro de equipe quando calçou compostos novos na volta 60. Power e Herta pararam uma volta depois.

Enquanto outros carros de mesma estratégia iam ao pit stop, Johnson ficou na liderança provisória, enquanto a parada de Power o deixou para trás não apenas de Newgarden, mas também de O'Ward.

Johnson ficou na pista até a volta 79. Uma vez que a lenda da NASCAR colocou seus novos pneus, Newgarden voltou à ponta, a três segundos de O'Ward, com Power apenas 0s7 atrás e Ericsson a 3s3.

Na volta 99 de 250, Ericsson aproveitou um erro de Power para passar o pole position e conquistar o terceiro lugar, a 1s3 de O'Ward e 7s3 de Newgarden.

Rosenqvist bateu na parede da curva 2 e, quando os boxes abriram durante a bandeira amarela, os oito primeiros pararam e as equipes de Newgarden, O'Ward, Ericsson e Power pareciam impecáveis, enquanto McLaughlin subiu para o quinto lugar à frente de Johnson, Dixon e VeeKay. O carro de Herta parecia incapaz de engatar uma marcha e ele caiu na ordem.

O reinício da volta 125 viu Ericsson passar O'Ward para o segundo lugar, e o mexicano perdeu um posto também para Power. No 134º giro, Newgarden se distanciou, com Ericsson tendo que segurar um desafio interno de Power, mas ainda assim conseguiu alcançar o americnao. Ele tentou pelo lado de fora, depois o de dentro e, nessa hora, sua frente direita tocou na traseira esquerda de Newgarden, mas sem maiores problemas.

A perda de tempo com o toque permitiu que Power voltasse à cola do sueco e o passasse para ficar em segundo. Após isso, chegou a levar uma pressão inicial de O'Ward, antes de recuperar seu impulso e 'caçar' Power mais uma vez.

Josef Newgarden, Team Penske Chevrolet

Josef Newgarden, Team Penske Chevrolet

Photo by: Jake Galstad / Motorsport Images

Na volta 157, O'Ward recuperou o terceiro lugar de Ericsson e começou a tentar diminuir a diferença de um segundo para Power, que estava a meio segundo do líder Newgarden. Sob pressão de McLaughlin, na volta 165, Ericsson ficou preso no trânsito e no ar sujo, o que fez com que o #8 derrapasse e escapasse na pista. Ele acelerou e lutou para manter a direção, mas caiu de volta para a nona posição.

Mais uma bandeira amarela, agora com um acidente de Ed Carpenter, que fez com que os líderes correrem para os boxes. Newgarden, Power, O'Ward McLaughlin, Palou, Johnson, VeeKay, Scott Dixon, Christian Lundgaard e Ericsson estavam no top 10 após os pit stops.

O reinício na volta 175 viu o carro de McLaughlin desacelerar e parar com uma porca da roda traseira direita solta, enquanto atrás de Newgarden e Power, Palou passou O'Ward pelo terceiro posto, enquanto VeeKay ficou à frente de Johnson e Scott Dixon.

Após algum tempo, O'Ward devolveu o movimento de Palou e foi para terceiro na volta 207, começando a reduzir sua desvantagem para Power. Na volta 216, ele já estava em segundo lugar, antes de Power recuperar a posição uma volta depois no tráfego, mas perdê-la novamente na volta 218.

Essa disputa deu a Newgarden uma vantagem de 2s4, mas O'Ward reduziu para menos de um segundo por conta dos retardatários.

Com pneus Firestone desgastados ​​entregando velocidades de volta abaixo do ideal para a maioria dos pilotos, Newgarden não obstáculos e se afastou de O'Ward, que lutava contra o tráfego. Resultado: vitória para o americano por 6s1.

O resultado significa para Josef o fato de que ele já venceu na pista quatro vezes, no que também foi seu quarto triunfo na temporada, o que o colocou em segundo no campeonato, 15 pontos atrás de Ericsson.

Resultado final:

F1 AO VIVO: Leclerc SUPERA Verstappen e é pole na França; veja DEBATE do quali em Paul Ricard | Q4

 

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #187 – Marko está certo ao colocar Verstappen como “a maior história de sucesso da Red Bull”?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Indy: Herta prejudicado pelo próprio cabelo após falha na balaclava em Toronto
Próximo artigo Indy: O’Ward supera Power na corrida 2 em Iowa; Newgarden bate

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil