Relato da corrida
Indy Iowa Corrida 2

Indy: Power vence corrida 2 de Iowa em prova com grande acidente; veja vídeo

Em um fim de semana difícil, Pietro Fittipaldi terminou prova do domingo em 20º

Sting Ray Robb, A.J. Foyt Enterprises

Will Power fez uma pilotagem magistral para conquistar a vitória na segunda corrida da rodada dupla da IndyCar no Iowa Speedway, marcada por um grave acidente após a bandeira quadriculada.

Depois de largar em 22º com o Chevrolet nº 12 da Penske, Power ultrapassou a maioria dos adversários com uma estratégia de pit-stop imbatível, assumindo a liderança na segunda parada, superando Álex Palou por 0s2590 no oval de 0,894 milhas.

Leia também:

Foi a segunda vitória da temporada para Power, mas a primeira no Iowa Speedway.

"Grande economia de combustível", disse Power, quando perguntado pela NBC como ele venceu a corrida. "Eu tinha um carro muito bom, muito rápido, então usei isso para ficar parado e usei esse ritmo para economizar combustível e obter um número enorme".

"Depois, quando eles se aproximaram, eu pude ir com tudo e, em seguida, recebemos uma amarela, e esse era o tipo de coisa que esperávamos para nos colocar na frente e, em seguida, conseguimos obter melhor combustível atrás de Palou e, em seguida, dar algumas voltas a mais do que ele e ultrapassá-lo."

Scott McLaughlin, da Penske, vencedor da Corrida 1, terminou em terceiro após largar na pole. Scott Dixon, da Chip Ganassi, foi o quarto colocado, seguido por Colton Herta, da Andretti.

A corrida foi marcada pelo acidente insano de Sting Ray Robb, fechou rapidamente o Chevrolet da Arrow McLaren #7 de Alexander Rossi, que estava engasgando e ficou sem combustível ao sair da Curva 2.

Robb tentou passar por dentro de Rossi, mas acertou a frente direita de seu carro na traseira esquerda de Rossi, o que o fez voar e ficar completamente vertical antes que o carro rolasse duas vezes e meia, trazendo uma imagem assustadora.

 

A corrida

McLaughlin liderou a corrida com a bandeira verde e abriu uma vantagem de seis décimos nas 12 voltas iniciais sobre Palou, seu companheiro na primeira fila. Newgarden estava entre os primeiros a se movimentar nesse trecho, subindo para 10º depois de largar em 14º. Grosjean e Ferrucci subiram cinco posições, com o primeiro em 11º e o segundo em 15º no Chevrolet nº 14 da AJ Foyt Racing.

Conor Daly, substituindo o lesionado Jack Harvey na segunda corrida, foi o primeiro a fazer um pit stop na volta 87, que foi complicado por uma aparente falha na pistola de ar. Como resultado, ele caiu de 24º para último (27º) e com três voltas a menos.

A primeira rodada de pit stops começou a acontecer nas voltas seguintes, com McLaughlin saindo da liderança na volta 96, passando a liderança para Palou, que entrou no pit na volta 100.

O Chevrolet nº 78 da Juncos Hollinger Racing, de Agustin Canapino, rodou na curva 2, depois de sair dos boxes, no momento em que Palou entrava nos boxes, o que provocou a advertência. No reinício, Palou liderou Power, com vários carros em volta interrompendo a ordem de corrida dos 10 primeiros.

Ferrucci conseguiu uma ultrapassagem por fora de Newgarden na curva 4 na volta 123 para chegar à 11ª posição, e continuou o tema fazendo uma ultrapassagem por dentro de Grosjean na volta seguinte para chegar à 10ª posição.

Rosenqvist foi para o box na volta 183 depois de um problema de suspensão na traseira direita de seu Honda nº 60 da Meyer Shank Racing. Por fim, ele saiu do carro e foi o segundo abandono da corrida, depois de Daly.

Palou saiu da liderança na volta 205, enquanto Power deu mais uma volta antes de entrar para uma parada de 5,8s. A vantagem de Power nos boxes era de 0,888s sobre Palou, o que foi suficiente para que ele saísse na frente do espanhol assim que ambos recuperaram a velocidade.

Um grande acidente com vários carros aconteceu na reta final da última volta, quando Sting Ray Robb passou por cima da traseira do carro de Rossi, que parecia ter ficado sem combustível. Ed Carpenter e Kirkwood rodaram para evitar a batida, mas todos se chocaram entre si e com Rossi na pista.

O Chevrolet nº 41 da AJ Foyt Racing de Robb capotou e rolou até parar na Curva 3. Robb precisou ser ajudado pela equipe de segurança da AMR, que colocou o carro de volta na posição vertical.

Robb estava acordado e alerta durante os exames médicos, mas será levado de avião para o hospital para mais testes. O pneu traseiro esquerdo de Carpenter caiu em cima do carro de Kirkwood, bloqueando parcialmente a parte superior do para-brisa, mas eles não se machucaram.

   
1
 - 
4
   
   
1
 - 
2
   
Cla Piloto # Voltas Tempo Intervalo Mph Pits Pontos Abandono
1 Australia W. Power Team Penske 12 250

1:26'38.7472

  154.768 2 51  
2 Spain A. Palou Chip Ganassi Racing 10 250

+0.3915

1:26'39.1387

0.3915 154.756 2 43  
3 New Zealand S. McLaughlin Team Penske 3 250

+2.3651

1:26'41.1123

1.9736 154.698 2 37  
4 New Zealand S. Dixon Chip Ganassi Racing 9 250

+2.5326

1:26'41.2798

0.1675 154.693 2 32  
5 United States C. Herta Andretti Global with Curb-Agajanian 26 250

+4.4363

1:26'43.1835

1.9037 154.636 2 30  
6 Mexico P. O'Ward Arrow McLaren 5 250

+4.6789

1:26'43.4261

0.2426 154.629 2 28  
7 United States J. Newgarden Team Penske 2 250

+4.8592

1:26'43.6064

0.1803 154.624 2 26  
8 United States G. Rahal Rahal Letterman Lanigan Racing 15 250

+18.0556

1:26'56.8028

13.1964 154.232 2 24  
9 Netherlands R. Kalmthout Ed Carpenter Racing 21 250

+18.7648

1:26'57.5120

0.7092 154.211 2 22  
10 France R. Grosjean Juncos Hollinger Racing 77 250

+20.4808

1:26'59.2280

1.7160 154.161 2 20  
11 United States S. Ferrucci A.J. Foyt Enterprises 14 250

+20.8311

1:26'59.5783

0.3503 154.150 2 19  
12 Sweden L. Lundqvist Chip Ganassi Racing 8 250

+25.0235

1:27'03.7707

4.1924 154.027 3 19  
13
D. Malukas Michael Shank Racing
66 250

+26.4773

1:27'05.2245

1.4538 153.984 2 17  
14
N. Siegel Arrow McLaren
6 250

+28.1296

1:27'06.8768

1.6523 153.935 2 16  
15 United States A. Rossi Arrow McLaren 7 249

+1 Lap

1:26'31.4464

1 Lap 154.366 2 15 Acidente
16 United States K. Kirkwood Andretti Global 27 249

+1 Lap

1:26'34.3082

2.8618 154.281 2 14 Acidente
17 Denmark C. Lundgaard Rahal Letterman Lanigan Racing 45 249

+1 Lap

1:26'40.0377

5.7295 154.111 2 13  
18
K. Simpson Chip Ganassi Racing
4 249

+1 Lap

1:26'42.3091

2.2714 154.043 2 12  
19 New Zealand M. Armstrong Chip Ganassi Racing 11 249

+1 Lap

1:27'02.9722

20.6631 153.434 2 11  
20 Brazil P. Fittipaldi Rahal Letterman Lanigan Racing 30 249

+1 Lap

1:27'04.6798

1.7076 153.384 2 10  
21
R. Robb A.J. Foyt Enterprises
41 248

+2 Laps

1:26'32.5738

1 Lap 153.712 2 9 Acidente
22 United States E. Carpenter Ed Carpenter Racing 20 248

+2 Laps

1:26'33.2816

0.7078 153.691 2 8 Acidente
23 Sweden M. Ericsson Andretti Global 28 248

+2 Laps

1:26'40.6183

7.3367 153.475 2 7  
24 United Kingdom K. Legge Dale Coyne Racing 51 248

+2 Laps

1:26'42.7888

2.1705 153.411 2 6  
25 Argentina A. Canapino Juncos Hollinger Racing 78 221

+29 Laps

1:22'24.1541

27 Laps 143.860 3 5 Mechanical
26 Sweden F. Rosenqvist Michael Shank Racing 60 184

+66 Laps

1:12'00.9701

37 Laps 137.049 1 5 Mechanical
27 United States C. Daly Dale Coyne Racing 18 140

+110 Laps

59'38.7787

44 Laps 125.902 1 5 Mechanical

ENTREVISTA ESPECIAL | Button recorda TÍTULO da F1 no Brasil e ÚLTIMA VITÓRIA em SP: Sorriso no rosto

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Hamilton se arrependerá da troca Mercedes-Ferrari? Felipe Baptista opina

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior IndyCar Iowa: McLaughlin vence primeira em ovais; Fittipaldi é atingido por Power
Próximo artigo Indy: Robb relata desmaio após capotagem e impacto de 109G em Iowa

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil