Gabriel Bortoleto busca pódio no Mundial de Kart na Finlândia
Competição de grande importância do kartismo mundial acontece neste fim de semana

Nesta sexta-feira começou no Powerpark Kart, em Alharma, na Finlândia, o Campeonato Mundial de Kart de 2019. A competição, que reúne apenas duas das principais categorias do kartismo mundial, a OK e OK Junior, é disputada em etapa única e, na tarde do próximo domingo, já serão conhecidos os campeões.
Em sua temporada de estreia na categoria OK, o paulista Gabriel Bortoleto surge como o principal nome do Brasil na luta pelo pódio internacional. Contando com o suporte técnico da CRG Factory Team, equipe que já abrigou nomes como o de Michael Schumacher, Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton, Nico Rosberg e, mais recentemente, Max Verstappen, o jovem de apenas 14 anos buscará o seu lugar entre os grandes do automobilismo. Francesco di Mauro, que é pai do piloto da Stock Car, Gaetano di Mauro, é o coach do piloto.

Gabriel Bortoleto
Photo by: Divulgacao
“As expectativas são boas, fiz dois dias de testes na Finlândia há duas semanas, e fomos bem, hoje foi o primeiro dia de treino do mundial e fomos bem tanto no seco como na chuva.”
Participarão do campeonato 206 pilotos sendo que, na OK estão inscritos 93. O modelo de disputas utilizado há anos no kartismo internacional prevê a realização de uma tomada de tempos em que todos os pilotos registram, em 10 minutos, a sua melhor volta. Daí os competidores serão divididos em grupos de 17 que, entre si, farão corridas classificatórias. No domingo, então, os 36 melhores seguem para a única e grande final.
Bortoleto acredita que está bem preparado. Nesta temporada ele participou de provas da Winter Cup, WSK e Campeonato Europeu. Junto a isso, como parte de seu desenvolvimento, ele já treina também nos karts KZ (com câmbio) que são considerados o último passo de um piloto no kartismo.
No ano passado, Bortoleto teve seu melhor ano na Europa, quando foi vice-campeão, conseguindo três pódios em quatro etapas. Com resultados tão expressivos, o melhor troféu para o jovem piloto foi o aprendizado.
“A maior lição de todas foi ter que aprender a economizar pneu, pois depois do mundial, vi o quanto isso fazia diferença, larguei da quarta posição e o segundo colocado acabou ficando um pouco mais para trás na largada, eu fui para oitavo e tive que forçar muito para ir o mais para frente possível. Assim, nas últimas voltas da prova eu acabei sentindo a diferença entre o líder e eu, pois ele tinha mais pneu, então, isso me impossibilitou de chegar nele.”

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Foto de: Divulgacao

Com Massa e Doria, encontro encaminha Mundial de Kart no Brasil
Rafael Câmara leva Brasil ao vice-campeonato mundial de kart na Finlândia

Últimas notícias
Destaques da Stock Car e Copa HB20 vencem corridas na Copa São Paulo KGV
Quarta etapa do campeonato no Kartódromo Granja Viana teve triunfo de Gaetano Di Mauro na KZ, enquanto Leonardo Reis ganhou na Pro500
Pilotos lançam academia inédita para formação de competidores e agentes do esporte a motor
One Racing Academy chega para oferecer formação completa, treinamento e profissionalização aos principais agentes da modalidade, incluindo pilotos, mecânicos, chefes de equipe, coaches, além de fãs da velocidade
Kartista russo é investigado pela FIA por saudação nazista durante Europeu de Kart
Piloto afirmou que estava apenas celebrando a vitória com familiares e amigos, enquanto sua equipe anunciou que encerrará o contrato com o russo
Kart: Gabriel Sano será o representante do Brasil no Troféu Academy da FIA
Campeão brasileiro na categoria Júnior Menor está confirmado para as disputas na Bélgica, Itália e França