Últimas notícias

Gabriel Bortoleto busca pódio no Mundial de Kart na Finlândia

Competição de grande importância do kartismo mundial acontece neste fim de semana

Gabriel Bortoleto

Foto de: Divulgacao

Nesta sexta-feira começou no Powerpark Kart, em Alharma, na Finlândia, o Campeonato Mundial de Kart de 2019. A competição, que reúne apenas duas das principais categorias do kartismo mundial, a OK e OK Junior, é disputada em etapa única e, na tarde do próximo domingo, já serão conhecidos os campeões.

Em sua temporada de estreia na categoria OK, o paulista Gabriel Bortoleto surge como o principal nome do Brasil na luta pelo pódio internacional. Contando com o suporte técnico da CRG Factory Team, equipe que já abrigou nomes como o de Michael Schumacher, Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton, Nico Rosberg e, mais recentemente, Max Verstappen, o jovem de apenas 14 anos buscará o seu lugar entre os grandes do automobilismo. Francesco di Mauro, que é pai do piloto da Stock Car, Gaetano di Mauro, é o coach do piloto.

Gabriel Bortoleto

Gabriel Bortoleto

Photo by: Divulgacao

“As expectativas são boas, fiz dois dias de testes na Finlândia há duas semanas, e fomos bem, hoje foi o primeiro dia de treino do mundial e fomos bem tanto no seco como na chuva.”

Participarão do campeonato 206 pilotos sendo que, na OK estão inscritos 93. O modelo de disputas utilizado há anos no kartismo internacional prevê a realização de uma tomada de tempos em que todos os pilotos registram, em 10 minutos, a sua melhor volta. Daí os competidores serão divididos em grupos de 17 que, entre si, farão corridas classificatórias. No domingo, então, os 36 melhores seguem para a única e grande final.

Bortoleto acredita que está bem preparado. Nesta temporada ele participou de provas da Winter Cup, WSK e Campeonato Europeu. Junto a isso, como parte de seu desenvolvimento, ele já treina também nos karts KZ (com câmbio) que são considerados o último passo de um piloto no kartismo.

No ano passado, Bortoleto teve seu melhor ano na Europa, quando foi vice-campeão, conseguindo três pódios em quatro etapas. Com resultados tão expressivos, o melhor troféu para o jovem piloto foi o aprendizado.

“A maior lição de todas foi ter que aprender a economizar pneu, pois depois do mundial, vi o quanto isso fazia diferença, larguei da quarta posição e o segundo colocado acabou ficando um pouco mais para trás na largada, eu fui para oitavo e tive que forçar muito para ir o mais para frente possível. Assim, nas últimas voltas da prova eu acabei sentindo a diferença entre o líder e eu, pois ele tinha mais pneu, então, isso  me impossibilitou de chegar nele.”

Gabriel Bortoleto
Gabriel Bortoleto
Gabriel Bortoleto
Gabriel Bortoleto
Gabriel Bortoleto
Gabriel Bortoleto
Gabriel Bortoleto
7

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Com Massa e Doria, encontro encaminha Mundial de Kart no Brasil
Próximo artigo Rafael Câmara leva Brasil ao vice-campeonato mundial de kart na Finlândia

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil