Um dia na intimidade do clã Fittipaldi
Editor-chefe do Motorsport.com, Charles Bradley, conheceu o mais novo integrante da família Fittipaldi que se interessa pela velocidade. Com vocês, Emmo.
O 4 de julho é uma das datas mais importantes dos Estados Unidos. Enquanto a maioria das pessoas está festejando com os amigos, eu também estou tendo divertimento no kartódromo de Homestead-Miami, vendo talvez o nascimento de mais uma geração talentosa.
Vejo Emerson Fittipaldi fazendo uma grande volta. Sim, você ouviu certo, Emerson Fittipaldi e ele também responde pelo nome de Emmo. "Este é o pequeno Emmo", diz Emerson, que está ali para encorajar o garoto do lado de fora das pistas.
Emerson é uma das mais belas lendas do automobilismo que você pode conhecer, junto com Jackie Stewart e Stirling Moss. E, como era de se esperar, ele é muito diferente da figura clássica do "pai de piloto".
É o oposto do pai agressivo. Além disso, confia no treinador, Rudy Ramsaroop. Mesmo nesse dia quente da Flórida, Emerson (pai) está feliz, debaixo de uma árvore e faz o sinal de "jóia" a cada vez que o pequeno Emmo passa.
Após uma passagem pelos boxes, para uma conversa e sábios conselhos, o pai de Emmo afirma, orgulhoso: "Ele não precisa de muito. Tem um estilo de condução muito bom, impressionante."
Fica ainda mais orgulhoso e abre um belo sorriso quando digo que o menino tem um estilo parecido com o de Mika Hakkinen. "Ele é muito bom, sim."
Os Fittipaldis foram recentemente acompanhar a etapa final da Fórmula E, em Londres. Emerson ficou encantado com o título de Nelsinho Piquet e ostenta um chapéu da China Racing no momento da conversa. Apesar do voo longo até Miami, o pequeno Emmo tinha apenas uma coisa em mente: "A todo o momento no avião ele me dizia que queria andar de kart. Quando descemos, eu perguntei 'Você tem certeza?' Ele disse 'sim'. Então viemos para a pista e ele está empenhado, tudo o que ele quer é guiar."
O treinador Ramsaroop está impressionado com a capacidade que o pequeno Emmo mostrou: "O que eu realmente gostei é da capacidade dele de reter informação", disse. "Daí ele coloca em prática e você começa a perceber que ele terá um futuro brilhante."
Fazer as coisas da maneira certa
Esse tipo de treinamento, sem muita pressão sobre os ombros do garoto, é absolutamente vital, segundo Emerson.
"Na minha opinião, um pai sempre tem que ter um profissional para ajudar a criança da maneira correta", diz. "Se você começa de maneira correta, seu alicerce para o futuro é correto também."
"A emoção de um pai pode atrapalhar a criança. Prefiro estar um pouco mais afastado, mesmo com a minha experiência e apenas oferecer alguns pequenos conselhos."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.