Relato de classificação

24 Horas de Le Mans: Ferrari faz dobradinha no grid da edição centenária; trio de Fittipaldi é P2 na LMP2

Trio de Felipe Nasr garantiu a quarta posição no grid na classe LMH, enquanto o de Daniel Serra foi o sexto na GTE AM; trios de André Negrão e Pipo Derani não disputaram hiperpole

#50 Ferrari AF Corse Ferrari 499P of Antonio Fuoco, Miguel Molina, Nicklas Nielsen

Foto de: Marc Fleury

A edição centenária das 24 Horas de Le Mans tem seu grid definido! Nesta quinta-feira (08), os melhores colocados de cada classe na sessão classificatória de ontem voltaram ao Circuit de la Sarthe para a hiperpole, que definiu as primeiras posições da largada de sábado.

Em seu retorno ao mundo do Endurance, a Ferrari garantiu uma dobradinha, com Antonio Fuoco fazendo a pole position com o 499P #50 na sessão noturna. O italiano comandou o classificatório de 30 minutos, que contou com os oito melhores da LMH, com um tempo de 03min22s982 a bordo do carro que divide com Miguel Molina e Nicklas Nielsen.

Leia também:

A sessão foi interrompida a cinco minutos do fim devido a um incêndio no Cadillac de Sebastien Bourdais, que parou o carro na primeira chicane. Ele conseguiu escapar sem problemas com o terceiro melhor tempo, que acabou sendo deletado pela bandeira vermelha.

Quando a sessão foi retomada, as Toyotas melhoraram seu tempo, mas nenhuma conseguiu superar as Ferraris, com o trio de James Calado, Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi ficando com a segunda posição. Com isso, o time de Maranello largará da pole position pela primeira vez em 50 anos.

Felipe Nasr foi o único brasileiro na hiperpole pela LMH, com Pipo Derani não terminando entre os oito colocados na quarta-feira. O Porsche #75 que ele divide com Mathieu Jaminet e Nick Tandy ficou com a quarta posição.

Na LMP2 a pole ficou com Paul Loup Chatin, Laurents Hörr e Paul Lafargue da IDEC Sport, superando no fim a JOTA Sport de Pietro Fittipaldi, Oliver Hasmussen e David Hansson. Já a Alpine de André Negrão ficou pelo caminho na quarta-feira, não se classificando para a disputa da hiperpole.

Já na GTE Am foi a Corvette quem garantiu a pole position. O trio de Ben Keating, Nick Catsburg e Nicolas Varrone marcou 03min52s776 para ficar com o melhor tempo da classe, 1s6 à frente do rival mais próximo. Único brasileiro da classe, Daniel Serra, que divide o Ferrari 488 GTE EVO com Scott Huffaker e Takeshi Kimura, ficou com a sexta posição na GTE AM.

24 Horas de Le Mans - Resultado da Hiperpole

Cla # Pilotos Carro Classe Tempo Diferença
1 50 Italy Antonio Fuoco
Spain Miguel Molina
Denmark Nicklas Nielsen
Ferrari 499P HYPERCAR 3'22.982  
2 51 United Kingdom James Calado
Italy Antonio Giovinazzi
Italy Alessandro Pier Guidi
Ferrari 499P HYPERCAR 3'23.755 0.773
3 8 Switzerland Sébastien Buemi
New Zealand Brendon Hartley
Japan Ryo Hirakawa
Toyota GR010 - Hybrid HYPERCAR 3'24.451 1.469
4 75 France Mathieu Jaminet
Brazil Felipe Nasr
United Kingdom Nick Tandy
Porsche 963 HYPERCAR 3'24.531 1.549
5 7 United Kingdom Mike Conway
Japan Kamui Kobayashi
Argentina Jose Maria Lopez
Toyota GR010 - Hybrid HYPERCAR 3'24.933 1.951
6 2 New Zealand Earl Bamber
United Kingdom Alex Lynn
United Kingdom Richard Westbrook
Cadillac V-Series.R HYPERCAR 3'25.170 2.188
7 5 United States Dane Cameron
Denmark Michael Christensen
France Frederic Makowiecki
Porsche 963 HYPERCAR 3'25.176 2.194
8 3 France Sébastien Bourdais
New Zealand Scott Dixon
Netherlands Renger van der Zande
Cadillac V-Series.R HYPERCAR 3'25.521 2.539
9 48 France Paul Loup Chatin
Laurents Hörr
France Paul Lafargue
Oreca 07 LMP2 3'32.923 9.941
10 28 Brazil Pietro Fittipaldi
Denmark David Heinemeier Hansson
Denmark Oliver Rasmussen
Oreca 07 LMP2 3'33.035 10.053
11 41 Rui Andrade
Switzerland Louis Deletraz
Poland Robert Kubica
Oreca 07 LMP2 3'33.240 10.258
12 47 Reshad de
Vlad Lomko
France Simon Pagenaud
Oreca 07 LMP2 3'33.580 10.598
13 63 Italy Mirko Bortolotti
Russian Federation Daniil Kvyat
France Doriane Pin
Oreca 07 LMP2 3'33.983 11.001
14 14 Switzerland Mathias Beche
United Kingdom Ben Hanley
United States Rodrigo Sales
Oreca 07 LMP2 3'34.021 11.039
15 9 United States Juan Correa
Romania Filip-Ioan Ugran
Netherlands Bent Viscaal
Oreca 07 LMP2 3'34.658 11.676
16 10 France Gabriel Aubry
Ireland Ryan Cullen
Liechtenstein Matthias Kaiser
Oreca 07 LMP2 3'35.091 12.109
17 33 Netherlands Nick Catsburg
United States Ben Keating
Nicolas Varrone
Chevrolet Corvette C8.R LMGTE AM 3'52.376 29.394
18 25 United Kingdom Ahmad Al Harthy
Michael Dinan
Ireland Charles Eastwood
Aston Martin Vantage AMR LMGTE AM 3'53.905 30.923
19 54 Italy Francesco Castellacci
Switzerland Thomas Flohr
Italy Davide Rigon
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE AM 3'54.582 31.600
20 21 France Simon Mann
Ulysse De
France Julien Piguet
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE AM 3'54.744 31.762
21 83 Argentina Luis Perez-Companc
Italy Alessio Rovera
Lilou Wadoux
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE AM 3'55.033 32.051
22 57 United States Scott Huffaker
Takeshi Kimura
Brazil Daniel Serra
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE AM 3'55.637 32.655
23 55 Gustav Birch
Denmark Jens Reno Moller
Denmark Marco Sorensen
Aston Martin Vantage AMR LMGTE AM 3'57.240 34.258
24 74 Japan Kei Cozzolino
Yorikatsu Tsujiko
Japan Naoki Yokomizo
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE AM 3'59.648 36.666

Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #233 - Leclerc ou Pérez: quem passou mais vergonha nas últimas provas?

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior RANKING: Os 10 maiores carros da história das 24 Horas de Le Mans
Próximo artigo WEC 2024: Brasil volta ao calendário pela primeira vez desde 2014

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil