Hulkenberg é primeiro piloto na F1 a vencer Le Mans em 24 anos
Trio no 919 Hybrid de número 19 também quebra grande jejum para Porsche nas 24 Horas de Le Mans.
Nico Hulkenberg entrou para a história neste último domingo. O campeão da Fórmula BMW alemã em 2005, da Fórmula 3 alemã em 2006, da Fórmula 3 europeia em 2008 e da GP2 em 2009 conseguiu vencer em Le Mans em sua primeira participação. Vamos a algumas curiosidades do feito e da prova:
- Um estreante não ganhava em Le Mans havia 17 anos. Em 1998, o francês Laurent Aiello, então novato na prova de 24 horas, esteve presente no trio vencedor com Allan McNish e Stephane Ortelli. Curiosamente Hulk e Aiello têm algo em comum: ambos venceram pela Porsche.
- O neozelandês Earl Bamber, companheiro de Hulkenberg no 19, também estreou nesta edição das 24 horas. Desde 1993 dois debutantes não ganhavam como companheiros. Os franceses Bouchut e Helary foram os últimos.
- Mais do que isso, Hulk colocou seu nome na lista seleta de pilotos da Fórmula 1 que venceram a prova enquanto participavam de uma temporada paralelamente. É a primeira vez que isso acontece em 24 anos. Em 1991, Herbert e Gachot – que andavam respectivamente na Lotus e na Jordan – ganharam a corrida com o Mazda 787B. Ao lado deles, outro piloto que também chegou à F1: Volker Weidler.
- Com nova vitória 17 anos depois, a Porsche aumenta para 17 seu número de triunfos nas 24 Horas de Le Mans. A marca é a que possui mais vitórias na corrida. A Audi, que teve sua sequência de cinco anos rompida, vem em segundo com 13.
- A 83ª edição das 24 Horas de Le Mans também foi marcada pela volta mais rápida em corrida do Circuit de la Sarthe. André Lotterer da Audi anotou o tempo de 3:17.475s durante a prova. Esta marca é mais rápida que a volta de Jackie Oliver (3:18.4s) no ano de 1971... quando a reta Mulsanne ainda não tinha as DUAS CHICANES que tem hoje. Entretanto, o recorde absoluto da pista ainda não foi superado. Ele é do mexicano Pedro Rodriguez, também em 1971 e sem chicanes, 3:13.9s.
- A velocidade de Lotterer atesta: o ritmo da prova foi forte. Foram realizadas 395 voltas, o segundo maior número da história. Apenas em 2010 foram completadas mais, 397.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.