Le Mans: Toyota é pole, mas trio de Senna garante segunda posição; Negri Jr. é pole na GTE Am
Carro #1 da Rebellion impediu uma dobradinha da montadora japonesa, terminando mais de oito décimos a frente do Toyota #8


Nesta sexta-feira, as 24 Horas de Le Mans passou pela sua primeira sessão de hiperpole, com os seis melhores carros de cada classe tendo uma última chance de brigar pela pole. E na LMP1, classe mais rápida do grid, o Toyota #7 terminou na frente, mas a Rebellion de Bruno Senna impediu os dois carros da montadora japonesa de fazerem uma dobradinha.
Na sessão de 30 minutos, Kamui Kobayashi marcou 03min15s267 com o Toyota #7 e o piloto japonês tentou de tudo para bater seu recorde de três anos atrás, mas foi impedido na última volta por exceder limites de pista.
Leia também:
Já o trio #1 da Rebellion, que conta com o brasileiro Bruno Senna, conquistou o segundo lugar no grid após marcar 03min15s822. A segunda Toyota, #8, de Sebastien Buemi, fez apenas 03min16s649, fechando a sessão em terceiro.
Na LMP2, a pole ficou com a United Autosports #22, com um tempo marcado pelo ex-F1 Paul di Resta: 03min24s528, um recorde para a classe. Em segundo o G-Drive #26 com o bicampeão da Fórmula E Jean-Éric Vergne. E o trio holandês da Racing Team Netherland, que conta com o piloto da Mercedes na F-E, Nyck de Vries, completou o Top 3 da classe.
De Vries inclusive quase se envolveu em um acidente no início da sessão nas Curvas Porsche, passando reto e indo parar na caixa de brita. Mas o piloto conseguiu evitar uma batida nas barreiras.
Na GTE Pro, a Porsche superou a Aston Martin, que vinha dominando a classe até então. Gianmaria Bruni, do carro #91, marcou 03min50s874. O trio do carro #51 da AF Corse Ferrari, que tem o brasileiro Daniel Serra, terminou em segundo, a pouco menos de três décimos de diferença.
Enquanto isso, na GTE Am, o carro #61, que tem o brasileiro Oswaldo Negri Jr. terminou com a pole da classe, após marcar 03min51s266, superando inclusive três carros da GTE Pro. Já a Aston Martin #98 de Augusto Farfus, que vinha liderando o final de semana, terminou apenas em quarto na classe, a cerca de nove décimos da pole.
Confira os resultados da hiperpole das 24 Horas de Le Mans:
Pos. | # | Pilotos | Carro | Classe | Volta | Dif. Líder | Dif. |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 7 | ![]() ![]() ![]() | Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 3'15.267 | ||
2 | 1 | ![]() ![]() ![]() | Rebellion R13 | LMP1 | 3'15.822 | 0.555 | 0.555 |
3 | 8 | ![]() ![]() ![]() | Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 3'16.649 | 1.382 | 0.827 |
4 | 3 | ![]() ![]() ![]() | Rebellion R13 | LMP1 | 3'18.330 | 3.063 | 1.681 |
5 | 4 | ![]() ![]() ![]() | ENSO CLM P1/01 | LMP1 | 3'23.043 | 7.776 | 4.713 |
6 | 22 | ![]() ![]() ![]() | Oreca 07 | LMP2 | 3'24.528 | 9.261 | 1.485 |
7 | 26 | ![]() ![]() ![]() | Aurus 01 | LMP2 | 3'24.860 | 9.593 | 0.332 |
8 | 29 | ![]() ![]() ![]() | Oreca 07 | LMP2 | 3'25.062 | 9.795 | 0.202 |
9 | 33 | ![]() ![]() ![]() | Oreca 07 | LMP2 | 3'25.426 | 10.159 | 0.364 |
10 | 32 | ![]() ![]() ![]() | Oreca 07 | LMP2 | 3'25.671 | 10.404 | 0.245 |
11 | 37 | ![]() ![]() ![]() | Oreca 07 | LMP2 | 3'25.875 | 10.608 | 0.204 |
12 | 91 | ![]() ![]() ![]() | Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE PRO | 3'50.874 | 35.607 | 24.999 |
13 | 51 | ![]() ![]() ![]() | Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE PRO | 3'51.115 | 35.848 | 0.241 |
14 | 95 | ![]() ![]() ![]() | Aston Martin Vantage AMR | LMGTE PRO | 3'51.241 | 35.974 | 0.126 |
15 | 61 | ![]() ![]() ![]() | Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 3'51.266 | 35.999 | 0.025 |
16 | 77 | ![]() ![]() ![]() | Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 3'51.322 | 36.055 | 0.056 |
17 | 97 | ![]() ![]() ![]() | Aston Martin Vantage AMR | LMGTE PRO | 3'51.324 | 36.057 | 0.002 |
18 | 71 | ![]() ![]() ![]() | Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE PRO | 3'51.515 | 36.248 | 0.191 |
19 | 56 | ![]() ![]() ![]() | Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 3'51.647 | 36.380 | 0.132 |
20 | 92 | ![]() ![]() ![]() | Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE PRO | 3'51.770 | 36.503 | 0.123 |
21 | 98 | ![]() ![]() ![]() | Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 3'52.105 | 36.838 | 0.335 |
22 | 90 | ![]() ![]() ![]() | Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 3'52.299 | 37.032 | 0.194 |
23 | 86 | ![]() ![]() ![]() | Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 3'52.346 | 37.079 | 0.047 |
VÍDEO: Entenda como quebras da Honda deixam Verstappen tenso na Red Bull
PODCAST: Motorsport.com debate a crise sem fim da Ferrari na temporada 2020 da F1

Le Mans: Toyota crê que "não é impossível" bater tempo da pole de 2017
Peugeot anuncia hipercarro para voltar à Le Mans em 2022 e integrar grid do WEC

Últimas notícias
Le Mans: Negrão destaca manutenção na liderança do WEC após problemas nas 24h
Time francês que brasileiro faz parte sofreu falha no câmbio no início da corrida
Le Mans: Pietro Fittipaldi destaca primeira participação nas 24 Horas
Brasileiro chegou a estar entre os 10 primeiros, e mesmo com problema no motor, conseguiu terminar prova em estreia no circuito de La Sarthe
Le Mans: Pipo Derani termina em quarto lugar em grande dia para Glickenhaus
Brasileiro também recebeu prêmio especial por ação em prol do Hospital do GRAACC. Capacete pintado pelo artista francês Jisbar foi leiloado por aproximadamente 65 mil reais
24 Horas de Le Mans: Toyota vence pelo quinto ano consecutivo; Serra vai ao pódio na GTE Pro
Carros da marca japonesa tiveram dia tranquilo devido a problemas dos rivais