Le Mans: Toyota é pole, mas trio de Senna garante segunda posição; Negri Jr. é pole na GTE Am
Carro #1 da Rebellion impediu uma dobradinha da montadora japonesa, terminando mais de oito décimos a frente do Toyota #8
Nesta sexta-feira, as 24 Horas de Le Mans passou pela sua primeira sessão de hiperpole, com os seis melhores carros de cada classe tendo uma última chance de brigar pela pole. E na LMP1, classe mais rápida do grid, o Toyota #7 terminou na frente, mas a Rebellion de Bruno Senna impediu os dois carros da montadora japonesa de fazerem uma dobradinha.
Na sessão de 30 minutos, Kamui Kobayashi marcou 03min15s267 com o Toyota #7 e o piloto japonês tentou de tudo para bater seu recorde de três anos atrás, mas foi impedido na última volta por exceder limites de pista.
Já o trio #1 da Rebellion, que conta com o brasileiro Bruno Senna, conquistou o segundo lugar no grid após marcar 03min15s822. A segunda Toyota, #8, de Sebastien Buemi, fez apenas 03min16s649, fechando a sessão em terceiro.
Na LMP2, a pole ficou com a United Autosports #22, com um tempo marcado pelo ex-F1 Paul di Resta: 03min24s528, um recorde para a classe. Em segundo o G-Drive #26 com o bicampeão da Fórmula E Jean-Éric Vergne. E o trio holandês da Racing Team Netherland, que conta com o piloto da Mercedes na F-E, Nyck de Vries, completou o Top 3 da classe.
De Vries inclusive quase se envolveu em um acidente no início da sessão nas Curvas Porsche, passando reto e indo parar na caixa de brita. Mas o piloto conseguiu evitar uma batida nas barreiras.
Na GTE Pro, a Porsche superou a Aston Martin, que vinha dominando a classe até então. Gianmaria Bruni, do carro #91, marcou 03min50s874. O trio do carro #51 da AF Corse Ferrari, que tem o brasileiro Daniel Serra, terminou em segundo, a pouco menos de três décimos de diferença.
Enquanto isso, na GTE Am, o carro #61, que tem o brasileiro Oswaldo Negri Jr. terminou com a pole da classe, após marcar 03min51s266, superando inclusive três carros da GTE Pro. Já a Aston Martin #98 de Augusto Farfus, que vinha liderando o final de semana, terminou apenas em quarto na classe, a cerca de nove décimos da pole.
Confira os resultados da hiperpole das 24 Horas de Le Mans:
| Pos. | # | Pilotos | Carro | Classe | Volta | Dif. Líder | Dif. |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 1 | 7 | Mike Conway Kamui Kobayashi Jose Maria Lopez |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 3'15.267 | ||
| 2 | 1 | Bruno Senna Norman Nato Gustavo Menezes |
Rebellion R13 | LMP1 | 3'15.822 | 0.555 | 0.555 |
| 3 | 8 | Sebastien Buemi Kazuki Nakajima Brendon Hartley |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 3'16.649 | 1.382 | 0.827 |
| 4 | 3 | Romain Dumas Nathanael Berthon Louis Deletraz |
Rebellion R13 | LMP1 | 3'18.330 | 3.063 | 1.681 |
| 5 | 4 | Tom Dillmann Bruno Spengler Oliver Webb |
ENSO CLM P1/01 | LMP1 | 3'23.043 | 7.776 | 4.713 |
| 6 | 22 | Philip Hanson Filipe Albuquerque Paul di Resta |
Oreca 07 | LMP2 | 3'24.528 | 9.261 | 1.485 |
| 7 | 26 | Roman Rusinov Jean-Eric Vergne Mikkel Jensen |
Aurus 01 | LMP2 | 3'24.860 | 9.593 | 0.332 |
| 8 | 29 | Frits van Eerd Giedo van der Garde Nyck de Vries |
Oreca 07 | LMP2 | 3'25.062 | 9.795 | 0.202 |
| 9 | 33 | Kenta Yamashita Mark Patterson Anders Fjordbach |
Oreca 07 | LMP2 | 3'25.426 | 10.159 | 0.364 |
| 10 | 32 | William Owen Alex Brundle Job van Uitert |
Oreca 07 | LMP2 | 3'25.671 | 10.404 | 0.245 |
| 11 | 37 | Ho-Pin Tung Gabriel Aubry Will Stevens |
Oreca 07 | LMP2 | 3'25.875 | 10.608 | 0.204 |
| 12 | 91 | Gianmaria Bruni Richard Lietz Frederic Makowiecki |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE PRO | 3'50.874 | 35.607 | 24.999 |
| 13 | 51 | Alessandro Pier Guidi James Calado Daniel Serra |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE PRO | 3'51.115 | 35.848 | 0.241 |
| 14 | 95 | Nicki Thiim Marco Sorensen Richard Westbrook |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE PRO | 3'51.241 | 35.974 | 0.126 |
| 15 | 61 | Francesco Piovanetti Oswaldo Negri Jr Come Ledogar |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 3'51.266 | 35.999 | 0.025 |
| 16 | 77 | Christian Ried Riccardo Pera Matt Campbell |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 3'51.322 | 36.055 | 0.056 |
| 17 | 97 | Maxime Martin Alex Lynn Harry Tincknell |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE PRO | 3'51.324 | 36.057 | 0.002 |
| 18 | 71 | Davide Rigon Miguel Molina Sam Bird |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE PRO | 3'51.515 | 36.248 | 0.191 |
| 19 | 56 | Egidio Perfetti Larry ten Voorde Matteo Cairoli |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 3'51.647 | 36.380 | 0.132 |
| 20 | 92 | Michael Christensen Kevin Estre Laurens Vanthoor |
Porsche 911 RSR - 19 | LMGTE PRO | 3'51.770 | 36.503 | 0.123 |
| 21 | 98 | Paul Dalla Lana Ross Gunn Augusto Farfus |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 3'52.105 | 36.838 | 0.335 |
| 22 | 90 | Salih Yoluc Charlie Eastwood Jonathan Adam |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 3'52.299 | 37.032 | 0.194 |
| 23 | 86 | Michael Wainwright Ben Barker Andrew Watson |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 3'52.346 | 37.079 | 0.047 |
VÍDEO: Entenda como quebras da Honda deixam Verstappen tenso na Red Bull
PODCAST: Motorsport.com debate a crise sem fim da Ferrari na temporada 2020 da F1
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Mike Conway
Kamui Kobayashi
Jose Maria Lopez
Bruno Senna
Norman Nato
Gustavo Menezes
Sebastien Buemi
Brendon Hartley
Bruno Spengler
Filipe Albuquerque
Roman Rusinov
Mikkel Jensen
Frits van Eerd
Ho-Pin Tung
Gianmaria Bruni
Richard Lietz
Christian Ried
Matt Campbell
Maxime Martin
Miguel Molina
Egidio Perfetti
Salih Yoluc
Charlie Eastwood