Relato de classificação

Le Mans: Toyota é pole, mas trio de Senna garante segunda posição; Negri Jr. é pole na GTE Am

Carro #1 da Rebellion impediu uma dobradinha da montadora japonesa, terminando mais de oito décimos a frente do Toyota #8

Polesitter #7 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Mike Conway, Kamui Kobayashi, Jose Maria Lopez

Polesitter #7 Toyota Gazoo Racing Toyota TS050: Mike Conway, Kamui Kobayashi, Jose Maria Lopez

Sam Bloxham / Motorsport Images

Nesta sexta-feira, as 24 Horas de Le Mans passou pela sua primeira sessão de hiperpole, com os seis melhores carros de cada classe tendo uma última chance de brigar pela pole. E na LMP1, classe mais rápida do grid, o Toyota #7 terminou na frente, mas a Rebellion de Bruno Senna impediu os dois carros da montadora japonesa de fazerem uma dobradinha.

Na sessão de 30 minutos, Kamui Kobayashi marcou 03min15s267 com o Toyota #7 e o piloto japonês tentou de tudo para bater seu recorde de três anos atrás, mas foi impedido na última volta por exceder limites de pista.

Leia também:

Já o trio #1 da Rebellion, que conta com o brasileiro Bruno Senna, conquistou o segundo lugar no grid após marcar 03min15s822. A segunda Toyota, #8, de Sebastien Buemi, fez apenas 03min16s649, fechando a sessão em terceiro.

Na LMP2, a pole ficou com a United Autosports #22, com um tempo marcado pelo ex-F1 Paul di Resta: 03min24s528, um recorde para a classe. Em segundo o G-Drive #26 com o bicampeão da Fórmula E Jean-Éric Vergne. E o trio holandês da Racing Team Netherland, que conta com o piloto da Mercedes na F-E, Nyck de Vries, completou o Top 3 da classe.

De Vries inclusive quase se envolveu em um acidente no início da sessão nas Curvas Porsche, passando reto e indo parar na caixa de brita. Mas o piloto conseguiu evitar uma batida nas barreiras.

Na GTE Pro, a Porsche superou a Aston Martin, que vinha dominando a classe até então. Gianmaria Bruni, do carro #91, marcou 03min50s874. O trio do carro #51 da AF Corse Ferrari, que tem o brasileiro Daniel Serra, terminou em segundo, a pouco menos de três décimos de diferença.

Enquanto isso, na GTE Am, o carro #61, que tem o brasileiro Oswaldo Negri Jr. terminou com a pole da classe, após marcar 03min51s266, superando inclusive três carros da GTE Pro. Já a Aston Martin #98 de Augusto Farfus, que vinha liderando o final de semana, terminou apenas em quarto na classe, a cerca de nove décimos da pole.

Confira os resultados da hiperpole das 24 Horas de Le Mans:

Pos. # Pilotos Carro Classe Volta Dif. Líder Dif.
1 7 GBR Mike Conway
JPN Kamui Kobayashi
ARG Jose Maria Lopez
Toyota TS050 Hybrid LMP1 3'15.267    
2 1 BRA Bruno Senna
FRA Norman Nato
USA Gustavo Menezes
Rebellion R13 LMP1 3'15.822 0.555 0.555
3 8 SUI Sebastien Buemi
JPN Kazuki Nakajima
NZL Brendon Hartley
Toyota TS050 Hybrid LMP1 3'16.649 1.382 0.827
4 3 FRA Romain Dumas
FRA Nathanael Berthon
SUI Louis Deletraz
Rebellion R13 LMP1 3'18.330 3.063 1.681
5 4 FRA Tom Dillmann
CAN Bruno Spengler
GBR Oliver Webb
ENSO CLM P1/01 LMP1 3'23.043 7.776 4.713
6 22 GBR Philip Hanson
POR Filipe Albuquerque
GBR Paul di Resta
Oreca 07 LMP2 3'24.528 9.261 1.485
7 26 RUS Roman Rusinov
FRA Jean-Eric Vergne
DEN Mikkel Jensen
Aurus 01 LMP2 3'24.860 9.593 0.332
8 29 HOL Frits van Eerd
HOL Giedo van der Garde
HOL Nyck de Vries
Oreca 07 LMP2 3'25.062 9.795 0.202
9 33 JPN Kenta Yamashita
USA Mark Patterson
DEN Anders Fjordbach
Oreca 07 LMP2 3'25.426 10.159 0.364
10 32 USA William Owen
GBR Alex Brundle
HOL Job van Uitert
Oreca 07 LMP2 3'25.671 10.404 0.245
11 37 CHN Ho-Pin Tung
FRA Gabriel Aubry
GBR Will Stevens
Oreca 07 LMP2 3'25.875 10.608 0.204
12 91 ITA Gianmaria Bruni
AUT Richard Lietz
FRA Frederic Makowiecki
Porsche 911 RSR - 19 LMGTE PRO 3'50.874 35.607 24.999
13 51 ITA Alessandro Pier Guidi
GBR James Calado
BRA Daniel Serra
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE PRO 3'51.115 35.848 0.241
14 95 DEN Nicki Thiim
DEN Marco Sorensen
GBR Richard Westbrook
Aston Martin Vantage AMR LMGTE PRO 3'51.241 35.974 0.126
15 61 USA Francesco Piovanetti
BRA Oswaldo Negri Jr
FRA Come Ledogar
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE AM 3'51.266 35.999 0.025
16 77 GER Christian Ried
ITA Riccardo Pera
AUS Matt Campbell
Porsche 911 RSR LMGTE AM 3'51.322 36.055 0.056
17 97 BEL Maxime Martin
GBR Alex Lynn
GBR Harry Tincknell
Aston Martin Vantage AMR LMGTE PRO 3'51.324 36.057 0.002
18 71 ITA Davide Rigon
ESP Miguel Molina
GBR Sam Bird
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE PRO 3'51.515 36.248 0.191
19 56 NOR Egidio Perfetti
HOL Larry ten Voorde
ITA Matteo Cairoli
Porsche 911 RSR LMGTE AM 3'51.647 36.380 0.132
20 92 DEN Michael Christensen
FRA Kevin Estre
BEL Laurens Vanthoor
Porsche 911 RSR - 19 LMGTE PRO 3'51.770 36.503 0.123
21 98 CAN Paul Dalla Lana
GBR Ross Gunn
BRA Augusto Farfus
Aston Martin Vantage AMR LMGTE AM 3'52.105 36.838 0.335
22 90 TUR Salih Yoluc
IRL Charlie Eastwood
GBR Jonathan Adam
Aston Martin Vantage AMR LMGTE AM 3'52.299 37.032 0.194
23 86 GBR Michael Wainwright
GBR Ben Barker
GBR Andrew Watson
Porsche 911 RSR LMGTE AM 3'52.346 37.079 0.047

VÍDEO: Entenda como quebras da Honda deixam Verstappen tenso na Red Bull

PODCAST: Motorsport.com debate a crise sem fim da Ferrari na temporada 2020 da F1

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Le Mans: Toyota crê que "não é impossível" bater tempo da pole de 2017
Próximo artigo Peugeot anuncia hipercarro para voltar à Le Mans em 2022 e integrar grid do WEC

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil