Marc Lieb, Neel Jani e Romain Dumas conquistam pole histórica em Le Mans

Mantendo o melhor tempo de ontem, trio puxa a fila da Porsche na frente do grid. Pela GTE Pro, o brasileiro Fernando Rees sai na frente.

Marc Lieb, Neel Jani e Romain Dumas conquistam pole histórica em Le Mans
#18 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Romain Dumas, Neel Jani, Marc Lieb
#18 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Romain Dumas, Neel Jani, Marc Lieb
#18 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Romain Dumas, Neel Jani, Marc Lieb
#18 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Romain Dumas, Neel Jani, Marc Lieb

Nos dois dias de classificação em Le Mans ninguém foi páreo para a Porsche. O trio Lieb/Jani/Dumas, com o tempo de 3:16.887, conquistado ontem na primeira sessão, vai largar na frente na edição 2015 das 24 Horas. Atrás deles, mais dois Porsches, com Bernhard/Webber/Hartley e Hulkenberg/Bamber/Tandy.

Na Protótipo 2, Matthew Howson, Richard Bradley e Nicolas Lapierre, pilotando um Oreca 05 da Nissan, conseguiram o melhor tempo da classe.

Na GTE Pro, o trio do brasileiro Fernando Rees vai largar em primeiro. Junto com Alex Macdowall e Richie Stanaway, eles conseguiram cravar o melhor tempo em 3:54.928, com um Aston Martin Vantage V8. Nesta última sessão, foram dadas apena sete voltas com Stanaway, administrando o resultado.

Outro Aston Martin vai fazer a pole na classe LM GTE Am, com o carro #98 de Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Mathias Lauda.

Os outros Brasileiros

O Audi de Lucas di Grassi vai largar em quarto pela LM P1. Na última sessão a equipe utilizou Oliver Jarvis nos primeiros minutos. Loic Duval deu sequência, após a equipe mudar o bico do carro para testes. Com aproximadamente 1h30 de sessão, o brasileiro foi para o volante para acertar seu carro na pista já escura. Jarvis retornou pouco antes do acidente da bandeira vermelha e foi até o fim.

Na LM P2 Pipo Derani vai largar na nona posição. Com quase uma hora correndo, ele manteve a oitava colocação, quando passou o carro a Gustavo Yacaman, que não conseguiu evoluir e perdeu mais uma posição no fim.

O treino

A última sessão que definiu o pole position começou meia hora antes do previsto e com meia hora a mais de duração. Tudo por causa dos acidentes da segunda sessão, que abreviaram o Q2. Para não correr o risco de ter um tempo menor para a sessão decisiva, os organizadores anteciparam e incluíram os trinta minutos a mais, tudo para que a pole não chegasse após a meia noite, hora limite pela legislação local, que não permite que treinos da Le Mans cheguem à madrugada.

Enquanto os carros tentavam, melhorar seus tempos, Jan Magnussem, que bateu forte e foi o motivo do fim da última sessão, foi liberado pelo centro médico do autódromo, apto para continuar seu fim de semana.

Mas quem apostou que as bandeiras amarela e vermelha não apareceriam, se deu mal.

Com 1h30 de treino, a Ferrari #71, de Olivier Baretta, bateu no muro, na saída da curva Indianápolis, com bandeira amarela sendo acionada. Enquanto a Ferrari era retirada, o Porsche #67 guiado por Alex Kapadia pegava fogo antes da primeira chicane, causando a vermelha.

Vinte e dois minutos depois, a qualificação recomeça, faltando meia hora para seu término. No mais, uma amarela na curva Dunlop, por conta de detritos, alguns problemas com Aston Martin #95 de Marco Sorensen que o fizeram parar no meio da pista e o fim do treino sem grandes movimentações.

Confira o grid de largada completo 

 

LM P1            
Posição
Equipe Piloto Carro N° de Voltas Melhor volta
1 18 Porsche Team JANI Neel Porsche 919 Hybrid 35 3:16.887
2 17 Porsche Team BERNHARD Timo Porsche 919 Hybrid 30 3:17.767
3 19 Porsche Team TANDY Nick Porsche 919 Hybrid 25 3:18.862
4 8 Audi Sport Team Joest JARVIS Oliver Audi R18 e-tron quattro 33 3:19.866
5 7 Audi Sport Team Joest TRÉLUYER Benoît Audi R18 e-tron quattro 34 3:20.561
6 9 Audi Sport Team Joest RAST René Audi R18 e-tron quattro 35 3:20.997
7 2 Toyota Racing CONWAY Mike Toyota TS 040 - Hybrid 29 3:23.543
8 1 Toyota Racing DAVIDSON Anthony Toyota TS 040 - Hybrid 30 3:23.767
9 12 Rebellion Racing BECHE Mathias Rebellion R-One - AER 15 3:26.874
10 13 Rebellion Racing IMPERATORI Alexandre Rebellion R-One - AER 26 3:28.930
11 4 Team Bykolles MONTEIRO Tiago CLM P1/01 - AER 8 3:36.825
12 22 Nissan Motorsports TINCKNELL Harry Nissan GT-R LM Nismo 17 3:36.995
13 23 Nissan Motorsports CHILTON Max Nissan GT-R LM Nismo 20 3:37.291
15 21 Nissan Motorsports MATSUDA Tsugio Nissan GT-R LM Nismo 26 3:38.691
LM P2            
Posição
Equipe Piloto Carro N° de voltas Melhor volta
14 47 KCMG LAPIERRE Nicolas Oreca 05 - Nissan 13 3:38.032
16 26 G-Drive Racing RUSINOV Roman Ligier JS P2 - Nissan 23 3:38.939
17 41 Greaves Motorsport HIRSCH Gary Gibson 015S - Nissan 30 3:38.958
18 38 JOTA Sport EVANS Mitch Gibson 015S - Nissan 25 3:39.004
19 36 Signatech Alpine CAPILLAIRE Vincent Alpine A450b - Nissan 32 3:39.699
20 46 Thiriet By Tds Racing BADEY Ludovic Oreca 05 - Nissan 15 3:39.805
21 34 Oak Racing VANTHOOR Laurens Ligier JS P2 - HPD 28 3:40.058
22 48 Murphy Prototypes BERTHON Nathanaël Oreca 03R - Nissan 23 3:40.690
23 28 G-Drive Racing YACAMAN Gustavo Ligier JS P2 - Nissan 28 3:40.967
24 43 Team Sard Morand RAGUES Pierre Morgan Evo - SARD 26 3:41.250
25 29 Pegasus Racing ROUSSEL Léo Morgan - Nissan 14 3:42.023
26 27 SMP Racing MARKOZOV David BR01 - Nissan 26 3:42.077
27 42 Strakka Racing WATTS Danny Dome S103 - Nissan 27 3:42.237
28 37 SMP Racing ALESHIN Mikhail BR01 - Nissan 26 3:42.417
29 30 Extreme Speed Motorsports DALZIEL Ryan Ligier JS P2 - HPD 29 3:42.453
30 31 Extreme Speed Motorsports VAN OVERBEEK Johannes Ligier JS P2 - HPD 22 3:44.631
31 40 Krohn Racing BARBOSA João Ligier JS P2 - Judd 24 3:44.854
32 45 Ibanez Racing BELLAROSA Ivan Oreca 03R - Nissan 24 3:45.350
33 35 Oak Racing NICOLET Jacques Ligier JS P2 - Nissan 30 3:52.843
LM GTE Pro          
Posição
Equipe Piloto Carro N° de voltas Melhor volta
34 99 Aston Martin Racing V8 STANAWAY Richie Aston Martin Vantage V8 7 3:54.928
35 51 AF Corse FISICHELLA Giancarlo Ferrari 458 Italia 29 3:55.025
37 97 Aston Martin Racing TURNER Darren Aston Martin Vantage V8 29 3:55.466
38 71 AF Corse RIGON Davide Ferrari 458 Italia 25 3:55.582
39 95 Aston Martin Racing NYGAARD Christoffer Aston Martin Vantage V8 23 3:55.783
40 63 Corvette Racing - GM MAGNUSSEN Jan Chevrolet Corvette C7R 0 3:55.963
41 91 Porsche Team Manthey CHRISTENSEN Michael Porsche 911 RSR 24 3:56.618
44 92 Porsche Team Manthey PILET Patrick Porsche 911 RSR 29 3:56.922
45 64 Corvette Racing - GM GAVIN Oliver Chevrolet Corvette C7R 7 3:57.081
LM GTE Am          
Posição
Equipe Piloto Carro N° de voltas Melhor volta
36 98 Aston Martin Racing LAUDA Mathias Aston Martin Vantage V8 24 3:55.102
42 83 AF Corse COLLARD Emmanuel Ferrari 458 Italia 29 3:56.723
43 72 SMP Racing BASOV Aleksey Ferrari 458 Italia 27 3:56.877
46 53 RILEY MOTORSPORTS-TI AUTO KEATING Ben Srt VIPER GTS-R 22 3:57.836
47 77 Dempsey - Proton Racing DEMPSEY Patrick Porsche 911 RSR 28 3:57.842
48 88 Abu Dhabi-Proton Racing AL QUBAISI Khaled Porsche 911 RSR 13 3:58.259
49 55 AF Corse CAMERON Duncan Ferrari 458 Italia 21 3:58.433
50 61 AF Corse CRESSONI Matteo Ferrari 458 Italia 26 3:58.695
51 62 Scuderia Corsa SWEEDLER William Ferrari 458 Italia 22 3:58.946
52 50 Larbre Competition RUBERTI Paolo Chevrolet Corvette C7R 17 3:59.522
53 66 JMW Motorsport AVENATTI Michael Ferrari 458 Italia 9 3:59.612
54 96 Aston Martin Racing CASTELLACCI Francesco Aston Martin Vantage V8 30 4:01.146
55 68 Team AAI CHEN Han-Chen Porsche 911 RSR 25 4:01.243
56 67 Team AAI KAPADIA Alex Porsche 911 GT3 RSR (997) 17 4:01.270

 

 

 

compartilhar
comentários
Porsche mantém domínio após segunda sessão
Artigo anterior

Porsche mantém domínio após segunda sessão

Próximo artigo

Problemas no motor prejudicam carro de brasileiro

Problemas no motor prejudicam carro de brasileiro
Carregar comentários