Monger se torna parte de ‘projeto Le Mans’ para deficientes
Depois de perder as pernas em acidente na F4, piloto retornará ao mundo das corridas em projeto de Frederic Sausset
O britânico Billy Monger, que perdeu as duas pernas depois de um acidente de Fórmula 4 em Donington Park em abril, participará de um projeto lançado pelo tetra-amputado e piloto de Le Mans, Frederic Sausset.
O plano é para Monger, de 18 anos, estar na lista de pilotos na academia de Sausset, prevista para entrar em Le Mans em 2020.
A primeira aparição da nova La Filiere Frederic Sausset será em Estoril na VdeV Endurance Proto Series nos dias 4 e 5 de novembro.
Monger e Sausset vão partilhar o Group CN Ligier-Honda JS53 Evo 2, no qual Sausset começou a correr em 2015 com o veterano de Le Mans, Christophe Tinseau.
Monger se confessou feliz ao Motorsport.com: "Foi inacreditável. Fred me contatou após meu acidente e me pediu para estar envolvido em seu plano de levar pessoas com deficiência envolvidas no automobilismo a um nível top”.
"Eu com certeza quero correr novamente. Minha prioridade é conseguir tempo de pista em um carro e continuar meu trabalho físico para retornar à aptidão completa."
Sausset, que correu com o LMP2 Morgan da 'Garagem 56' em Le Mans no ano passado, explicou que contatou Monger diretamente após o acidente há dois meses.
"Eu queria mostrar meu apoio e então eu o convidei para fazer parte do projeto", disse ele.
"Quero que Billy avance e vá para Le Mans. Se tudo funcionar, ele terá um lugar em 2020."
Sausset está convidando pessoas com deficiência que tenham ambições no automobilismo a entrarem na sua academia.
"Eu quero usar minha experiência dos últimos dois anos para ajudar as pessoas de todo o mundo a competir com carros em todos os níveis", explicou.
"Precisamos ajudar as pessoas com deficiência a acessar o automobilismo, e eu tenho o apoio de Jean Todt e Pierre Fillon (respectivamente presidentes da FIA e o organizador de Le Mans pelo Automobile Club de l'Ouest) nas minhas ideias."
"Eu quero uma academia sustentável e de excelência, não é apenas algo único."
A academia realizará seus primeiros testes no circuito de Le Mans-Bugatti em novembro.
A Sausset tem como objetivo ter um carro correndo no VdeV no ano que vem, antes de uma expansão para a European Le Mans Series em 2019, para chegar e Le Mans no ano seguinte
Ele explicou que ainda não está decidido em qual classe o time irá correr no próximo ano e no futuro.
Sausset revelou que está falando com fabricantes sobre uma possível parceria de competição com um carro GT3 no próximo ano e, em seguida, um carro GTE para 2019 e 2020. No entanto, ele disse que a LMP2 continua sendo uma opção para a ELMS e Le Mans.
Sausset diz que não fará parte da formação de pilotos em Le Mans em 2020, mas disse que ainda tem aspirações de retornar às 24 Horas como piloto.
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