Últimas notícias

Após análise de contraprova, Iannone tem doping confirmado

Piloto da Aprilia, suspenso pela FIM depois de primeiro exame, defende sua inocência enquanto aguarda punição final

Andrea Iannone, Aprilia Racing Team Gresini

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

No dia 17 de dezembro, a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) publicou, em comunicado, que Andrea Iannone havia testado positivo para anabolizante esteroide em um controle antidoping, que teve direito a uma segunda análise da amostra, que foi extraída em um controle durante o mês de outubro, em Sepang.

Embora não exista nenhuma declaração oficial no momento, os advogados do piloto da Aprilia reconheceram à mídia italiana que a contraprova havia dado positivo e que ele receberá uma penalidade que pode variar de três meses a quatro anos.

Leia também:

Durante a análise da amostra B, realizada em um centro especializado na Alemanha, o advogado do piloto e um médico estiveram presentes para supervisionar o processo.

“As análises confirmam a presença de metabólitos equivalentes a 1.150 nanogramas por mililitro, uma quantidade muito pequena, considerando também que o piloto esteve há mais de um mês na Ásia e que o teste, realizado imediatamente após o GP da Malásia, estava relacionado a um amostra de urina muito densa, devido à forte desidratação”, explica o médico enviado por Iannone ao jornal Gazzetta dello Sport.

A defesa do piloto será baseada na pequena quantidade encontrada para manter sua tese de que a ingestão de substâncias proibidas foi por acaso.

"É um fato que nos leva à tese de contaminação de alimentos, também porque os esteroides são ingeridos em ciclos longos, e não ocasionais.”

O próprio piloto diz que “quando você tem a consciência limpa, eles podem apontar o que quiser, mas não me sinto culpado. A moto é a minha vida, teria sido bobo de jogar dessa maneira.”

A partir de agora, o caso vai para um conselho disciplinar que tem 45 dias para manter a sanção e determinar seu tempo. Nesse caso, a Iannone pode recorrer ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), o que prolongaria o processo por vários meses.

A Aprilia ainda aguarda uma confirmação, mas sabe que tem pouco tempo já que o primeiro teste de pré-temporada acontece entre os dias 7 e 9 de fevereiro em Sepang, e o início do campeonato no dia 8 de março, no Catar.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Relembre a trajetória de Iannone na MotoGP:

2013 - Pramac Ducati - 12º
2013 - Melhor resultado: 8º na Austrália
2014 - Pramac Ducati - 10º
2014 - Melhor Resultado: 5º em San Marino, Alemanha e República Tcheca
2015 - Ducati - 5º
2015 - Melhor resultado: 2º na Itália
2016 - Ducati - 9º
2016 - Melhor resultado: vitória na Áustria
2017 - Suzuki - 13º
2017 - Melhor resultado: 4º no Japão
2018 - Suzuki - 10º
2018 - Melhor resultado: 3º em Austin, Jerez e Aragón
2019 - Aprilia - 16º
2019 - Melhor resultado: 6º na Austrália
14

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Lorenzo foi preparado para substituir Rossi em caso de ida para F1
Próximo artigo Em busca de experiência, Álex Márquez participa de teste extra da MotoGP em Sepang

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil