Recomendado para você

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Stock Car
Velocitta II
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72
F1- Hamilton: "Não conseguiremos vencer a McLaren e a RedBull pelo resto do ano"

F1- Hamilton: "Não conseguiremos vencer a McLaren e a RedBull pelo resto do ano"

Fórmula 1
F1- Hamilton: "Não conseguiremos vencer a McLaren e a RedBull pelo resto do ano"

Dorna alerta Suzuki: Decisão sobre saída da MotoGP não pode ser "unilateral"

Detentora dos direitos comerciais da MotoGP relembra a montadora sobre o contrato assinado no ano passado, que garantiria a equipe no grid até 2026

Joan Mir, Team Suzuki MotoGP

A Dorna Sports, detentora dos direitos comerciais da MotoGP, divulgou um comunicado nesta terça-feira sobre a provável saída da Suzuki da categoria no final de 2022, alertando a montadora de que seu contrato não permite que essa decisão seja tomada "unilateralmente".

Na segunda, o Motorsport.com revelou a chocante decisão de que a Suzuki pretende sair da MotoGP no fim deste ano, com a montadora japonesa comunicando a equipe durante o dia de testes em Jerez.

Leia também:

A expectativa é de que a Suzuki oficialize sua saída ainda hoje. Mas o anúncio oficial pode ter sido suspenso após o comunicado divulgado pela Dorna Sports, dizendo que essa decisão de sair da MotoGP não pode ser tomada por conta própria.

A Suzuki, assim como todas as seis montadoras da MotoGP, tem um contrato com a Dorna para competir na MotoGP até o fim de 2026, um acordo de cinco anos assinado em 2021 e que passou a valer neste ano.

No mesmo comunicado, a Dorna diz que decidirá o tamanho do grid para 2023 caso a Suzuki de fato saia da categoria após um acordo com a Dorna, afirmando ainda que há "um grande interesse" de outras marcas para entrar no grid, incluindo montadoras.

Alex Rins, Team Suzuki MotoGP

Alex Rins, Team Suzuki MotoGP

Photo by: Dorna

"Após os recentes rumores de saída da Suzuki da MotoGP no fim de 2022, a Dorna Sports entrou em contato oficialmente com a montadora para relembrá-los que, como parte das condições de seu contrato para correr na MotoGP, eles não podem tomar essa decisão unilateralmente".

"Porém, caso a Suzuki saia após um acordo entre ambas as partes, a Dorna decidirá sobre o número ideal de pilotos e equipes na MotoGP em 2023".

"A Dorna segue recebendo altos níveis de interesse de montadoras e equipes independentes para entrar no grid da MotoGP, com o esporte mostrando um exemplo global de competição acirrada, inovação e entretenimento, atingindo milhões de fãs ao redor do mundo".

"Interesse dessas partes foram reconfirmados nas últimas 24 horas".

No momento, não está claro quais equipes tenham demonstrado interesse em integrar o grid, apesar de já ser conhecido no passado que a Leopard Racing tem a intenção de entrar na MotoGP.

Atualmente, o grid está limitado a 24 motos, com a Dorna pretendendo ter seis montadoras no grid com quatro pilotos cada, apesar de que, no momento, a Ducati possui oito, Yamaha, Honda e KTM têm quatro e Suzuki e Aprilia apenas duas.

Mercedes CORRE para ter ATUALIZAÇÕES em Miami; Ferrari quer DAR TROCO na Red Bull e Alfa ESPERNEIA

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #175 - Como explicar desempenho constrangedor de Hamilton em Ímola?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior MotoGP: Quartararo se isola na liderança e Bagnaia 'desperta'; veja a classificação do Mundial pós-Jerez
Próximo artigo GP da França de MotoGP: Horários e como assistir a etapa em Le Mans, com MotoE

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros