Dovizioso: Lorenzo não pensou com clareza na hora do acidente em Barcelona
Piloto italiano da Ducati pondera que imprudência do tricampeão aconteceu em momento crucial para o campeonato, liderado por Márquez
Andrea Dovizioso acredita que Jorge Lorenzo não estava pensando com clareza quando cometeu o "grande erro" que causou um acidente com várias motos (veja fotos no fim desta matéria) na etapa de Barcelona da MotoGP.
Dovizioso estava lutando contra o rival Marc Márquez pela liderança da corrida quando foi eliminado pelo ex-companheiro Lorenzo, que perdeu o controle de sua Honda enquanto tentava passar Maverick Viñales na curva 10.
Além de Lorenzo e Dovizioso, o acidente também acabou com a corrida de Viñales e seu companheiro de Yamaha Valentino Rossi, permitindo que Márquez rumasse tranquilo para mais uma vitória com a Honda.
"Está bem claro o que aconteceu", disse Dovizioso depois da corrida. "Eu acho que o Jorge estava em uma boa posição, ele ganhou muitas posições no começo, e realmente queria estar na frente, mas cometeu um grande erro. Nessa curva é muito fácil cometer um erro, então um pequeno deslize pode ter uma grande consequência”.
“Ele não estava lúcido naquele momento, porque queria ultrapassar Maverick, mas não olhou onde freou porque Maverick também freou tarde. Só que ele atrasou a frenagem mais do que o Maverick”, analisou.
Viñales e Dovizioso pediram que Lorenzo fosse penalizado pelos comissários, embora no final o tricampeão de MotoGP tenha escapado à sanção. Dovizioso disse ainda que o erro de Lorenzo por si só não foi tão absurdo, mas sublinhou que sua gravidade foi exacerbada pelo contexto.
"O erro, se você olhar da perspectiva de um piloto, não é muito grande, mas fazer isso naquele momento foi um grande erro", disse Dovizioso. "Então, vindo de um campeão como ele é, foi um grande erro, e isso criou uma grande mudança no campeonato porque muitos pilotos rápidos que lutam pelo campeonato não fizeram pontos, enquanto Marc venceu”, ponderou o italiano da Ducati.
Dovizioso sentiu que teria o ritmo para desafiar o líder do campeonato se tivesse ficado na corrida. "Nós sabemos o quão forte Marc é e tivemos a chance de lutar. Ele teve um bom ritmo, mas tivemos a nossa chance e fizemos um bom começo. Mas não adiantou”.
Veja as fotos do acidente:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.