MotoGP GP de San Marino

MotoGP: Márquez 'flerta' com possível ida à Gresini em 2024

Relutância do espanhol em revelar se seguirá com a Honda ou não fortalece os rumores de uma possível mudança para a Ducati

Marc Marquez, Equipe Repsol Honda

Marc Márquez ainda não revelou, em termos limpos, qual vai ser seu destino na temporada 2024 na MotoGP. A relação com a Honda vem estremecendo cada vez mais e uma mudança de ares é amplamente considerada pelo multicampeão.

Leia também:

As especulações, que nas últimas semanas foram rotuladas como 'boatos', aumentaram de intensidade nessa quinta-feira, no GP de San Marino, com alguns meios de comunicação até mesmo escrevendo que Márquez já havia decidido rescindir seu contrato com a Honda um ano antes.

A Speedweek, uma publicação de propriedade da Red Bull, afirmou que Márquez se juntará à Gresini ao lado do irmão Alex tendo a marca de bebidas energéticas como um dos principais patrocinadores. A possibilidade de Márquez ir para a equipe de Faenza é real, e isso não é novidade.

No entanto, a o Motorsport.com entende que é muito mais complicado concretizar esse acordo. Nem a Repsol nem a Estrella Galicia, as outras duas marcas que acompanham Márquez, concordaram com as cláusulas de escape da Honda.

Márquez pediu ao fabricante japonês que lhe apresentasse um plano para a contratação de especialistas técnicos nas principais áreas das motos atuais (aerodinâmica, eletrônica), e Alberto Puig está trabalhando nessa lista. O ex-piloto tem uma semana para convencer aqueles que ele acha que são as melhores adições e, quando a lista estiver pronta, ele a apresentará a Márquez.

Nem o octacampeão mundial, nem os responsáveis pela HRC estão confiantes de que o protótipo da RC213V que o catalão testará na segunda-feira em Misano, e que é a base do protótipo de 2024, representará a mudança de conceito que ele vem exigindo há algum tempo.

De fato, o motor dessa moto não será diferente do que foi usado nas motos até agora nesta temporada. Essa mesma máquina de 2024 é a que Stefan Bradl, o testador da marca, estará pilotando já na sexta-feira.

Could both Marquez brothers be at Gresini squad in 2024?

Será que os dois irmãos Marquez estarão na equipe Gresini em 2024?

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Perguntado diretamente sobre a possibilidade de romper o acordo com a HRC, Márquez continuou flertando com suas alternativas futuras, mas sem compromisso.

"Eu não toquei nesse assunto com a Honda, acho que não seria bom para o projeto neste momento", respondeu, destacando "o projeto" em várias ocasiões, mas sem afirmar se fará parte dele.

"Minha mentalidade com a Honda é construtiva, para buscar o melhor para o projeto, e o melhor agora é continuar unido, trabalhando. Acho que eles interpretam da mesma forma, porque não disseram nada para mim", acrescentou o piloto, que foi então solicitado a oferecer seu ponto de vista sobre a Gresini.

"É uma equipe com muita história, com motos que andam muito bem, na qual meu irmão encontrou seu lugar perfeito", disse Marc sobre Alex.

Questionado sobre a possibilidade de seu irmão se juntar a ele na Gresini Ducati em 2024, Alex Marquez afirmou ao Motorsport.com em uma entrevista exclusiva que achava que seria difícil para Marc romper seu contrato com a Honda - ao mesmo tempo em que observou que a adaptação à Ducati não seria fácil.

"Acho que falar sobre isso é como os rumores que temos", começou Alex Márquez. "Três, quatro corridas atrás, ele ia estar em uma KTM. Você sabe o que quero dizer? Agora ele está em uma Ducati 'com certeza'. Vamos ver."

"Há muitos rumores sobre Marc e [Joan] Mir. Mas eles têm contratos. Portanto, é muito difícil extrair isso. Vou buscar a possibilidade de talvez ter Augusto [Fernandez] aqui ou algo assim, mais do que Mir ou Marc, porque acho que quebrar um contrato na MotoGP é muito difícil."

"Então, falando honestamente, se ele vier para a Ducati, ele será rápido. Ele é Marc, oito vezes campeão mundial. Ele não perdeu a velocidade. Vimos isso no Q1 em Montmeló. Mas não será fácil, ele precisará de tempo, com certeza."

Reportagem adicional de Lewis Duncan

Massa detalha judicialização da F1 2008 ao Motorsport.com

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Motorsport.com debate Ferrari pós-Monza, futuro de Sainz e possibilidade de Palou na F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Bagnaia é liberado para correr GP de San Marino após forte acidente
Próximo artigo MotoGP - Bagnaia: "Vi a KTM passar por cima de mim e cruzei meus dedos para que ninguém mais me acertasse"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil