MotoGP: Com Honda, Lorenzo surpreende Márquez nos treinos livres
Atual multicampeão da categoria ficou impressionado com ritmo do novo companheiro de equipe nesta sexta-feira, no Catar
Nesta sexta-feira, aconteceram os dois primeiros treinos livres para o Grande Prêmio do Catar, que abre a temporada 2019 da MotoGP neste domingo. Na primeira sessão, o tricampeão da categoria Jorge Lorenzo, agora na Honda, fez o segundo tempo mais rápido, atrás apenas de Valentino Rossi. O desempenho do espanhol agradou seu companheiro, o atual multicampeão Marc Márquez: “Ele começou muito bem e foi rápido no TL1, o que significa que ele está sentindo a moto”.
Embora o novo piloto da Honda tenha terminado em 11º no segundo treino livre, Márquez disse que o conterrâneo foi o piloto que mais o surpreendeu nesta sexta-feira. O campeão, porém, admitiu que não acompanhou o tempo dos outros concorrentes de perto. Nada que apague o bom desempenho de Lorenzo: “Quando você começa lá em cima no primeiro treino, significa que você sente a moto e está trabalhando bem, então vai muito rápido”.
Quando informado dos comentários de Márquez, Lorenzo disse: “Também fiquei surpreso com a minha volta e com a facilidade de marcar este tempo logo no começo”.
Apesar de ter saído do top 10 na classificação combinada com a segunda sessão – o que indica que Lorenzo terá de lutar para ficar no topo do treino classificatório no sábado – o espanhol ficou satisfeito com sua performance de sexta.
“Estou muito feliz. Muito confiante e confortável com a moto. Sinto que temos um grande potencial. Ainda não o alcançamos, mas acredito que chegaremos lá, então é um bom sinal. Em condições mais frias, provavelmente não tínhamos as configurações ideais. Fomos bem melhores durante o dia do que à noite. Precisamos compreender tudo para melhorar a moto nessas condições e estarmos mais competitivos. Sinto que estaremos bastante competitivos se acharmos a configuração certa”.
Tanto Márquez quanto Lorenzo ainda estão se curando de lesões remanescentes da última temporada, mas ambos se mostraram tranquilos sobre o impacto de sua condição física na corrida de domingo.
Marc Marquez, Repsol Honda Team
Photo by: Gold and Goose / LAT Images
Após bater o recorde da pista do Catar na segunda sessão e ficar à frente do rival Maverick Viñales, da Yamaha, por quase meio segundo, Márquez disse que esqueceu da lesão: “Me sinto bem na moto, melhor que nos testes de pré-temporada. Antes eu sentia fraqueza no ombro, mas agora estive melhor. Ainda tenho que melhorar em alguns entidos, mas nada que seja um problema para pilotar do jeito que quero”.
O espanhol admitiu, porém, que seu ritmo no Catar ainda precisa melhorar: “Precisamos continuar trabalhando. No TL2, começo bem, mas no segundo stint tenho um pouco de dificuldade. Estamos experimentando uma moto bem diferente, mas volto para a moto padrão se achar necessário. Ainda assim, precisamos melhorar em algumas áreas para sermos mais fortes e consistentes, já que nosso objetivo no domingo é a vitória”.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.