MotoGP confirma oficialmente corridas sprint em 2023

Categoria vai contar com corridas curtas em todos fins semana do calendário

Francesco Bagnaia, Ducati Team

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Nessa sexta-feira, durante o GP da Áustria, o Motorsport.com revelou que a MotoGP planejava introduzir corridas sprint no estilo da Fórmula 1 em cada fim de semana da próxima temporada, mas em uma coletiva de imprensa na manhã deste sábado, no Red Bull Ring, comandada pelo CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, o presidente da FIM, Jorge Viega e o presidente da Associação Internacional de Equipes de Corrida, Herve Poncharal, oficializaram as corridas curtas.

Leia também:

As corridas sprint acontecerão em todos os GPs de 2023 e vão acontecer nos sábados, com a metade da distância da corrida principal e, também, valendo metade dos pontos. A MotoGP confirmou que a inclusão do novo formato na próxima temporada não vai aumentar a quantidade de tempo na pista nos fins de semana de corrida.

Acredita-se que uma sessão de treinos livres serão eliminadas e o warm-up de 20 minutos no domingo será retirado para deixar espaço para a sprint race. Como resultado, a atribuição de motores e pneus não vai mudar em relação ao que se usa atualmente.

Também se confirmou que a sprint não terá nenhuma influência na formação do grid para a corrida de domino, o que significa que a classificação vai permanecer da mesma forma. Essa é a diferença para o formato usado na F1, que usa a corrida curta como classificação, enquanto o quali principal define o grid para a corrida do sábado.

Todos os fabricantes e todas as equipes estavam a favor da proposta quando se foi falado pela primeira vez nas férias de verão.

O chefe da Tech 3, Poncharal, destacou que a MotoGP buscou ideia em outros esportes a motor para melhorar o espetáculo e disse que era "estúpido" não pensar em formar de mudar, mesmo que as corridas na MotoGP geralmente sejam consideradas emocionantes.

A opinião seguiu o comentário feito pelo presidente da FIM, que admitiu que a MotoGP "precisa de mais espectadores" e um "melhor espetáculo". Ezpeleta também disse que não considerou reduzir o tamanho do calendário para acomodar as corridas adicionais.

Quando a imprensa apresentou a ideia aos pilotos na sexta-feira, no Red Bull Ring, a reação foi mista e o atual campeão do mundo, Fabio Quartararo, a classificou como "totalmente estúpido".

Muitos pilotos também revelaram que não tinham conhecimento de nenhuma discussão sobre as corridas sprint e pensaram que iriam receber uma confirmação oficial na reunião de comissão de segurança na sexta à noite.

Francesco Bagnaia, Ducati Team race start

Francesco Bagnaia, Ducati Team race start

Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images

Podcast #191 – O que primeira parte da temporada da F1 em 2022 trouxe de bom e ruim?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

 
 
 
 
 
 
 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Enea Bastianini conquista primeira pole da carreira no GP da Áustria
Próximo artigo MotoGP - Espargaró critica modelo apresentado para introdução de corridas sprint: "Uma m..."

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil