MotoGP: Decepcionado, Quartararo não acredita que Yamaha possa evoluir para 2024
Francês inclusive revelou que já se reuniu com o CEO da marca japonesa mais cedo neste ano, assim como Márquez e a Honda
O campeão de 2021 da MotoGP, Fabio Quartararo, não vê o futuro da Yamaha com bons olhos. Com apenas um pódio no ano, a oitava posição no Mundial e 103 pontos a menos que o líder Francesco Bagnaia, o francês admite não ter confiança de que a montadora japonesa tem condições de dar o passo necessário em termos de performance para 2024 pela falta de evolução nos últimos anos.
Já não é a primeira vez que Quartararo reclama sobre a Yamaha em 2023 e a falta de progressão com a moto M1 nos quatro anos que esteve com a montadora japonesa.
Quando questionado sobre o trabalho da Yamaha com a moto de 2024, ele disse: "São anos esperando algo grande, uma mudança grande, então espero que eles nos deem uma moto realmente boa para o próximo ano".
"Mas, claro, não estou confiante com base na evolução dos últimos anos. É difícil manter a confiança quando você está lutando por essas posições", lamentou o francês, que foi apenas o 13º no GP da Alemanha deste domingo. "Na pré-temporada, eles trabalharam duro, mas não notamos nenhuma melhoria".
"Então sabemos que eles trabalham duro, mas você não sabe se vai surgir uma melhora. Eles trabalham duro, e isso é o mais importante, mas com sorte eles encontrarão o correto para darmos um passo adiante no fim desse ano e para o próximo".
Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing
Photo by: Alexander Trienitz
A situação de Quartararo é similar à de Marc Márquez com a Honda, escancarando a crise das montadoras japonesas no Mundial. Em Mugello, o espanhol se encontrou com o presidente da Honda Racing Corporation e o número 2 da montadora.
E o francês revelou que já fez o mesmo, se reunindo com Yoshihiro Hidaka, CEO da Yamaha Motor Company, em Jerez.
"Já tive uma reunião com o presidente da Yamaha. Então, com sorte, isso vai acelerar o processo um pouco, e ele sabe que estamos longe das marcas de ponta. O presidente estava lá e eu pedi por isso. Não foi planejado, mas pedi por causa da minha mentalidade: sou um lutador, quero vencer, não quero estar nessa posição, até porque ninguém na equipe está gostando disso".
VÍDEO: Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #234 – Aston, Ferrari ou Mercedes? Quem se garante como segunda força da F1 em 2023?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.