Reações

MotoGP - Espargaró dispara contra preferência de Honda: "Só Márquez será rápido"

Piloto lamentou que equipe se concentre somente em Marc e prevê um futuro difícil em Valência se continuarem com essa estratégia

Pol Espargaro, Repsol Honda Team, Alberto Puig, Repsol Honda Team Team Principal

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Pol Espargaró está contando os dias para colocar um ponto final em sua decepcionante jornada na HRC. O piloto de Granollers aterrissou em uma das piores épocas da Honda na MotoGP em sua história recente e não conseguiu fazer funcionar uma RC123V.

Leia também:

Não surpreendeu a ninguém que ele decidiu se inscrever na Tech3 e vai voltar a subir em uma KTM, deixando seu lugar na equipe oficial para Joan Mir. Desde que anunciou sua saída da estrutura japonesa, Pol não está 'segurando a língua' na hora de criticar a equipe.

"Venho sofrido desde o Catar", lamentou. "Desde então, não tenho recebido nenhuma evolução. Estou apenas trabalhando na afinação", descreveu, frustrado. "Você pode melhorar um pouco com as configurações, mas quando todo mundo é tão rápido, você precisa de novas peças para melhorar. Não consegui nada", acrescentou.

O retorno de Marc Márquez depois da sua operação fez dele o responsável que lidera o trabalho de desenvolvimento e a fábrica passou a trabalhar quase de maneira exclusiva para o piloto de Cervera. A Honda decidiu deixar Alex Márquez e Espargaró de fora do projeto - uma vez que não continuarão com a marca em 2023.

Uma temporada da MotoGP sem peças novas da Honda

Não é a primeira experiência de Pol como piloto de fábrica. Na KTM liderou o desenvolvimento de uma prematura RC16 e seguiu recebendo apoio da equipe mesmo tento assinado com a Honda. O mais jovem dos Espargarós se mostrou incapaz de compreender as razões da Honda para seguir uma política tão restritiva. 

"Há dois anos a situação era muito diferente. Inclusive se você ver como Jack [Miller] termina a temporada na Ducati, você vê que deram a ele as melhores peças até o fim e segue com todo o apoio da fábrica", comparou.

Pol Espargaró, Maverick Viñales

"Marc usa um chassi e um pacote aerodinâmico diferente do meu", assinalou Espargaró. "Tem um estilo de condução completamente diferente. Marc é Marc. Sempre é rápido", advertiu. "Inclusive em condições normais, com o mesmo pacote, é difícil se comparar com Marc. Agora temos um panorama completamente diferente. Não quero reclamar, mas essa é a realidade."

"Está acostumado a pilotar com a traseira solta. Se adaptou muito bem. Tenho que me adaptar a estes problemas, meu estilo de condução é muito diferente do estilo Honda", refletiu.

Honda confia exclusivamente em Márquez para MotoGP

"É muito difícil verificar os dados e comparar o que está acontecendo. É impossível. Não posso verificar nada", se queixou.

Pol Espargaró

É por isso que Espargaró questiona o foco da Honda: "Creio que você precisa tentar algo com os dois pilotos. Assim, terá diferentes pontos de vista. Se o novo piloto tem os mesmos problemas que eu, então saberá como melhorar."

"Mas, com esse plano só Márquez será rápido e o resto dos pilotos não", disse convencido. Os recém-chegados Mir e Alex Rins só terão seis dias de testes para se familiarizarem. 

"Estou desejando que a temporada acabe. Tento fazer o melhor que posso para ser o mais profissional possível, afinal, esse é o meu trabalho. É triste, mas é o que é."

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se punição à RBR 'saiu barato': o 'crime compensa' na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP - Mir: "Quem diz que o título de Bagnaia não tem mérito, não entende de motos"
Próximo artigo MotoGP: Marini é o mais rápido da sexta em Valência; Quartararo e Bagnaia terminam no top 10

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil