MotoGP: KTM é contra concessões para Honda e Yamaha; entenda motivos
Proposta foi apresentada pela Dorna Sports, mas precisa de aprovação unânime para entrar em vigor
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Enquanto as montadoras europeias vivem um período de domínio na MotoGP, as representantes japonesas, Honda e Yamaha, sofrem com motos pouco competitivas. Visando reverter o quadro, a Dorna Sports, dona da categoria, considera liberar concessões para as duas marcas, mas essa proposta tem sua aprovação dificultada pela KTM, que é contra a medida.
A Honda ainda possui uma vitória em 2023 com Álex Rins no GP das Américas, mas esse resultado se provou um ponto fora da curva, enquanto a Yamaha tem somente dois pódios em seu nome. Os três campeões entre os seis pilotos das marcas, Fabio Quartararo (Yamaha) e Marc Márquez e Joan Mir (Honda) já fizeram críticas públicas ao momento vivido pelas suas equipes.
Por isso, nos últimos meses, a Dorna Sports, através do diretor esportivo Carlos Ezpeleta, confirmou que a detentora dos direitos comerciais da categoria considera reintroduzir o sistema de concessões para ajudar Honda e Yamaha a superarem suas crises.
O sistema de concessões foi introduzido em 2014 para atrair novas montadoras à categoria, e Ducati, Aprilia, KTM e Suzuki aproveitaram dos benefícios antes de se tornarem marcas vencedoras. Honda e Yamaha são as únicas montadoras que nunca tiveram as concessões e, sob o regulamento atual, não se classificam para estas, já que possuem vitórias nos últimos dois anos.
Por isso, a Dorna precisaria de uma votação unânime da MSMA, a associação de montadoras da MotoGP, para que isso se concretize, mas a KTM já deixou clara sua oposição.
"Tenho uma opinião bem clara sobre as concessões, e não queremos mudar essa opinião", disse Pit Beirer, chefe da KTM, à edição alemã do Motorsport.com durante o GP da Áustria.
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Marc Marquez, Repsol Honda Team
Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images
"O regulamento diz: se você é uma novata, você recebe as concessões. Mas Honda e Yamaha são qualquer coisa menos montadora novatas. E o sucesso delas não é tão antigo. A Honda venceu um GP esse ano, a KTM não. A moto é tão ruim assim? Eles venceram em Austin neste ano. A Yamaha foi ao pódio duas vezes e foi campeã em 2021 com Fabio Quartararo".
Porém, não é tão inconcebível que a Dorna possa conquistar o voto unânime. Recentemente, a Dorna conseguiu reverter o posicionamento contrário da Ducati sobre a mudança no formato do fim de semana, que passa a usar apenas o TL2 para formar os grupos da classificação.
A montadora italiana queria a introdução apenas em 2024, mas a Ducati mudou seu posicionamento após conversas com a Dorna e a mudança no regulamento foi introduzida em Silverstone, há duas semanas.
Recentemente, o Motorsport.com falou com Miguel Oliveira, da RNF Aprilia, que correu pela KTM no período de concessões, e o português sente que o regulamento não deveria ser modificado apenas para as montadoras japonesas.
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