MotoGP: KTM é contra concessões para Honda e Yamaha; entenda motivos

Proposta foi apresentada pela Dorna Sports, mas precisa de aprovação unânime para entrar em vigor

Marc Marquez, Repsol Honda Team

Enquanto as montadoras europeias vivem um período de domínio na MotoGP, as representantes japonesas, Honda e Yamaha, sofrem com motos pouco competitivas. Visando reverter o quadro, a Dorna Sports, dona da categoria, considera liberar concessões para as duas marcas, mas essa proposta tem sua aprovação dificultada pela KTM, que é contra a medida.

A Honda ainda possui uma vitória em 2023 com Álex Rins no GP das Américas, mas esse resultado se provou um ponto fora da curva, enquanto a Yamaha tem somente dois pódios em seu nome. Os três campeões entre os seis pilotos das marcas, Fabio Quartararo (Yamaha) e Marc Márquez e Joan Mir (Honda) já fizeram críticas públicas ao momento vivido pelas suas equipes.

Leia também:

Por isso, nos últimos meses, a Dorna Sports, através do diretor esportivo Carlos Ezpeleta, confirmou que a detentora dos direitos comerciais da categoria considera reintroduzir o sistema de concessões para ajudar Honda e Yamaha a superarem suas crises.

O sistema de concessões foi introduzido em 2014 para atrair novas montadoras à categoria, e Ducati, Aprilia, KTM e Suzuki aproveitaram dos benefícios antes de se tornarem marcas vencedoras. Honda e Yamaha são as únicas montadoras que nunca tiveram as concessões e, sob o regulamento atual, não se classificam para estas, já que possuem vitórias nos últimos dois anos.

Por isso, a Dorna precisaria de uma votação unânime da MSMA, a associação de montadoras da MotoGP, para que isso se concretize, mas a KTM já deixou clara sua oposição.

"Tenho uma opinião bem clara sobre as concessões, e não queremos mudar essa opinião", disse Pit Beirer, chefe da KTM, à edição alemã do Motorsport.com durante o GP da Áustria.

Marc Marquez, Repsol Honda Team

Marc Marquez, Repsol Honda Team

Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images

"O regulamento diz: se você é uma novata, você recebe as concessões. Mas Honda e Yamaha são qualquer coisa menos montadora novatas. E o sucesso delas não é tão antigo. A Honda venceu um GP esse ano, a KTM não. A moto é tão ruim assim? Eles venceram em Austin neste ano. A Yamaha foi ao pódio duas vezes e foi campeã em 2021 com Fabio Quartararo".

Porém, não é tão inconcebível que a Dorna possa conquistar o voto unânime. Recentemente, a Dorna conseguiu reverter o posicionamento contrário da Ducati sobre a mudança no formato do fim de semana, que passa a usar apenas o TL2 para formar os grupos da classificação.

A montadora italiana queria a introdução apenas em 2024, mas a Ducati mudou seu posicionamento após conversas com a Dorna e a mudança no regulamento foi introduzida em Silverstone, há duas semanas.

Recentemente, o Motorsport.com falou com Miguel Oliveira, da RNF Aprilia, que correu pela KTM no período de concessões, e o português sente que o regulamento não deveria ser modificado apenas para as montadoras japonesas.

Qual a DIFERENÇA entre o domínio de Max com a Red Bull e o pico de Hamilton/Mercedes? E a McLaren?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #243 – Quem faz da F1 em 2023 um verdadeiro fiasco?

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Bezzecchi lidera TL2 na Áustria à frente de Viñales; Márquez e Mir disputam Q1 no sábado
Próximo artigo MotoGP: Problemas da Honda seguem com novo pacote aerodinâmico, diz Márquez

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil