MotoGP: KTM é contra concessões para Honda e Yamaha; entenda motivos

Proposta foi apresentada pela Dorna Sports, mas precisa de aprovação unânime para entrar em vigor

Marc Marquez, Repsol Honda Team

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Enquanto as montadoras europeias vivem um período de domínio na MotoGP, as representantes japonesas, Honda e Yamaha, sofrem com motos pouco competitivas. Visando reverter o quadro, a Dorna Sports, dona da categoria, considera liberar concessões para as duas marcas, mas essa proposta tem sua aprovação dificultada pela KTM, que é contra a medida.

A Honda ainda possui uma vitória em 2023 com Álex Rins no GP das Américas, mas esse resultado se provou um ponto fora da curva, enquanto a Yamaha tem somente dois pódios em seu nome. Os três campeões entre os seis pilotos das marcas, Fabio Quartararo (Yamaha) e Marc Márquez e Joan Mir (Honda) já fizeram críticas públicas ao momento vivido pelas suas equipes.

Leia também:

Por isso, nos últimos meses, a Dorna Sports, através do diretor esportivo Carlos Ezpeleta, confirmou que a detentora dos direitos comerciais da categoria considera reintroduzir o sistema de concessões para ajudar Honda e Yamaha a superarem suas crises.

O sistema de concessões foi introduzido em 2014 para atrair novas montadoras à categoria, e Ducati, Aprilia, KTM e Suzuki aproveitaram dos benefícios antes de se tornarem marcas vencedoras. Honda e Yamaha são as únicas montadoras que nunca tiveram as concessões e, sob o regulamento atual, não se classificam para estas, já que possuem vitórias nos últimos dois anos.

Por isso, a Dorna precisaria de uma votação unânime da MSMA, a associação de montadoras da MotoGP, para que isso se concretize, mas a KTM já deixou clara sua oposição.

"Tenho uma opinião bem clara sobre as concessões, e não queremos mudar essa opinião", disse Pit Beirer, chefe da KTM, à edição alemã do Motorsport.com durante o GP da Áustria.

Marc Marquez, Repsol Honda Team

Marc Marquez, Repsol Honda Team

Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images

"O regulamento diz: se você é uma novata, você recebe as concessões. Mas Honda e Yamaha são qualquer coisa menos montadora novatas. E o sucesso delas não é tão antigo. A Honda venceu um GP esse ano, a KTM não. A moto é tão ruim assim? Eles venceram em Austin neste ano. A Yamaha foi ao pódio duas vezes e foi campeã em 2021 com Fabio Quartararo".

Porém, não é tão inconcebível que a Dorna possa conquistar o voto unânime. Recentemente, a Dorna conseguiu reverter o posicionamento contrário da Ducati sobre a mudança no formato do fim de semana, que passa a usar apenas o TL2 para formar os grupos da classificação.

A montadora italiana queria a introdução apenas em 2024, mas a Ducati mudou seu posicionamento após conversas com a Dorna e a mudança no regulamento foi introduzida em Silverstone, há duas semanas.

Recentemente, o Motorsport.com falou com Miguel Oliveira, da RNF Aprilia, que correu pela KTM no período de concessões, e o português sente que o regulamento não deveria ser modificado apenas para as montadoras japonesas.

Qual a DIFERENÇA entre o domínio de Max com a Red Bull e o pico de Hamilton/Mercedes? E a McLaren?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #243 – Quem faz da F1 em 2023 um verdadeiro fiasco?

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Bezzecchi lidera TL2 na Áustria à frente de Viñales; Márquez e Mir disputam Q1 no sábado
Próximo artigo MotoGP: Problemas da Honda seguem com novo pacote aerodinâmico, diz Márquez

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil