MotoGP GP da Austrália

MotoGP: Márquez disposto a "sacrificar" GP da Austrália por desenvolvimento da Honda para 2023

Piloto quer retribuir atualizações cobradas e fornecidas pela equipe ajudando na melhoria da moto

Marc Marquez, Repsol Honda Team

O retorno do hexacampeão mundial de MotoGP, Marc Márquez, no mês passado, depois de uma quarta grande operação de braço, é tanto para se preparar para 2023 quanto para ajudar a orientar o desenvolvimento da Honda do próximo ano.

Leia também:

Tentando várias atualizações desde o teste de Misano, Márquez estreou um novo pacote aerodinâmico na sexta-feira em Phillip Island, que apresenta um novo design de asa dianteira e sidepod, bem como asas traseiras 'stegosaurus' no estilo Ducati.

Com o layout anti-horário de Phillip Island e a natureza fluida colocando menos pressão no ombro direito em recuperação, Márquez foi apontado por muitos para entregar algo forte para a Honda neste fim de semana.

Mas ele diz que “estamos em um momento em que não estamos procurando o melhor resultado” e ficou feliz em sacrificar seus próprios preparativos de corrida na sexta-feira para testar as últimas atualizações da Honda.

“É claro que você sacrifica um pouco”, disse ele quando perguntado se estava disposto a sacrificar uma corrida forte para experimentar as novas peças.

“Por exemplo, esta tarde quando saí com o pneu dianteiro duro foi porque de manhã comecei logo com o dianteiro médio porque sabia que era o melhor pneu para experimentar a aerodinâmica, porque você vai com o macio que se torna muito macio.

“Mas então, com a quantidade de pneus [que temos para o fim de semana], por isso optei pela frente dura e, claro, isso afetou um pouco a afinação. Mas agora estamos em um momento, em um ponto, que não buscamos o melhor resultado do fim de semana.

“Claro, vou tentar fazer o meu 100% amanhã e domingo, mas precisamos entender também para o futuro e eu pressiono muito a Honda para fazer coisas para tentar. Então, quando recebo, preciso tentar.”

Marc Marquez, Repsol Honda Team

Marc Marquez, Repsol Honda Team

Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images

Marquez correu com a configuração que usou na Tailândia há duas semanas para acompanhar as novas atualizações aerodinâmicas com o pacote atual no TL1 e TL2 na sexta-feira em Phillip Island.

Explicando onde o novo pacote é melhor, Márquez diz que em Phillip Island torna a curva da Honda menos exigente fisicamente – mas admite que o verdadeiro teste da atualização será na próxima semana em Sepang.

“A nova carenagem é uma sensação diferente na moto”, acrescentou. “[Não é] melhor virar, porque quando tentei os outros… mas parece que é menos físico neste circuito.

“Então, para mim, isso ajuda. Mas com a aerodinâmica atual consegui ser rápido. No TL1 fiz minha melhor volta com a atual. No FP2, trabalhei mais nos novos. Então, com ambos, há alguns pontos positivos e negativos. É verdade que aqui vou continuar com os novos porque é melhor para a minha condição física.

“Mas o verdadeiro teste será na Malásia, porque aqui você não tem pontos de freio longos, tudo está fluindo. Então, o teste crucial é a Malásia.”

Os riscos que a Red Bull corre em função da quebra do teto de gastos

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura durante nossos programas. Não perca!

Podcast: feitos da RBR podem ser 'manchados' por violação do teto de gastos?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Zarco domina sexta de treinos livres na Austrália
Próximo artigo MotoGP: Jorge Martin surpreende e crava pole na Austrália; Bagnaia larga na primeira fila e Quartararo em quinto

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil