MotoGP: Márquez tem progresso "favorável" na recuperação de problema de visão de acordo com Honda

Segundo equipe japonesa, hexacampeão da MotoGP inicia programa de treinamento para temporada 2022

Marc Marquez, Repsol Honda Team

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Após o hexacampeão da MotoGP Marc Márquez ficar fora da reta final da temporada 2021, devido a problemas de visão causados por uma concussão em um acidente de motocross, a Honda informou que sua recuperação está seguindo na progressão esperada, e que o espanhol continua sua preparação para 2022 com um plano de tratamento ao longo das próximas semanas.

O piloto de 28 anos perdeu as duas últimas corridas de 2021 e o teste de pós-temporada após ser diagnosticado com diplopia (visão dupla) em um de seus olhos. Márquez já havia danificado o mesmo nervo ótico em 2011, após uma batida na Moto2 em Sepang, que havia ameaçado inicialmente encerrar sua carreira.

Leia também:

Nesta quarta, a Honda divulgou uma atualização da condição de Márquez, afirmando que ele "progride adequadamente com o diagnóstico de diplopia" após dois meses de tratamento.

Enquanto o comunicado não anuncia uma data exata para a liberação de Márquez, confirma que ele está intensificando as preparações para estar pronto para a disputa da temporada 2022. As atividades da MotoGP começam com o shakedown de Sepang em 31 de janeiro e 02 de fevereiro antes do teste oficial na pista malaia, em 05 e 06 de fevereiro, quando o espanhol participaria se possível.

"O piloto da Honda, que foi diagnosticado em outubro com diplopia após sofrer uma queda enquanto treinava para o GP de Portugal, vem fazendo consultas periódicas com seu oftalmologista de confiança para avaliar a evolução de sua visão".

"Durante esse período, o progresso notado foi classificado como favorável e, como resultado, Márquez continuará com um plano conservador de tratamento pelas próximas semanas. Marc Márquez manterá suas revisões periódicas com o Dr. Sanchez Dalmau durante esse período".

"O quadro não impede o piloto de seguir com seu plano de treinamento físico em preparação para a próxima temporada".

Falando durante o GP de Valência no mês passado, Alberto Puig, chefe da Honda, disse que a equipe e o piloto precisam ser pacientes e positivos devido à natureza delicada da recuperação.

"Não é fácil saber como um nervo ou um olho irá reagir. Mas o médico foi positivo e, claro, disse que precisamos ser pacientes, porque não é como uma batida, que você coloca uma placa e pode correr na semana seguinte".

"Isso é mais sério e demanda tempo. Claro, quero manter a confiança, eu não sou médico, mas ouvi o que ele disse e temos que pensar positivo".

Márquez perdeu a chance de guiar a moto de 2022 da Honda nos testes em Jerez no mês passado. Sua lesão atual é mais um golpe para o espanhol, que perdeu boa parte dos últimos dois anos. Em 2020 ele ficou de fora após quebrar o braço na primeira corrida, em Jerez, o que levou a múltiplas cirurgias, forçando-o a ficar de fora da pré-temporada e as primeiras etapas de 2021.

Mesmo ainda longe da forma física ideal, teve um ano encorajador, com três vitórias antes de perder as duas etapas finais do ano.

Final MANIPULADA? Giaffone OPINA sobre POLÊMICA de Abu Dhabi e analisa CONFUSÕES de MASI na F1 2021

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST #153 - Fora Max/Lewis, quem foi o melhor de 2021? Brasil teve 'GP do ano'? Ouça

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Quartararo é popular no paddock porque "não procura fazer inimigos"
Próximo artigo Stoner detona MotoGP por "pior coisa que aconteceu com motociclismo"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil