MotoGP - Martín: "Se eu pensasse em vingança contra a Ducati, eu cairia em todas as corridas"
Apesar de ter sido deixado de fora da equipe de fábrica da marca italiana duas vezes, ele não tem planos de vingança em sua estreia na Aprilia
Jorge Martín, Aprilia Racing
Foto de: Aprilia Racing
Jorge Martín, campeão de 2024 da MotoGP e que irá correr pela Aprilia na próxima temporada, disse que não irá focar em uma 'vingança' contra a sua antiga fabricante, Ducati, mesmo perdendo a vaga da equipe de fábrica da marca italiana.
A mudança de Jorge Martín para a Aprilia aconteceu na noite de domingo do GP da Itália em Mugello, um fim de semana que começou com o espanhol "contratado" pela equipe de fábrica da Ducati e terminou com Marc Márquez virando todo o mercado de pilotos de cabeça para baixo.
No dia seguinte, a Aprilia tornou a notícia pública e Massimo Rivola, CEO da Aprilia, explicou a rapidez com que chegaram a um acordo, provavelmente devido à reação visceral do espanhol após se sentir desprezado, mais uma vez, pela Ducati.
"Não sei se é uma assinatura de raiva, só espero que Jorge saiba como canalizar toda essa raiva para ser mais rápido na pista", disse em entrevista ao Motorsport.com.
Nesta quinta-feira, em Milão, Martín pôde falar livremente com a mídia pela primeira vez após sua mudança para a Aprilia, deixando para trás seu contrato com a Ducati e a Pramac.
O espanhol passou várias horas falando com a mídia com respostas bem pensadas para um evento de apresentação como o que ele estava enfrentando pela primeira vez com uma equipe de fábrica e, além disso, com o número 1 na cúpula de sua moto pela primeira vez.
Jorge Martín, Aprilia Racing
Foto de: Aprilia Racing
No entanto, Jorge está ciente de que a comparação com Marc Márquez e a batalha com a Ducati estarão com ele durante toda a temporada, um ano em que ele espera provar que os chefes da equipe vermelha estão errados em sua escolha.
O Motorsport.com perguntou a Martín se haveria um ponto de vingança em sua abordagem para a temporada 2025 da MotoGP ou se o capítulo da Ducati já estava encerrado para ele.
"Se eu fosse para a pista com raiva ou em busca de vingança contra a Ducati, acabaria indo para o chão todo fim de semana", disse o novo portador do #1 do grid da MotoGP.
"Você tem que pilotar de forma muito racional, sabendo muito bem o que está fazendo e sempre tentando fazer o seu melhor. Acho que se eu pilotasse com raiva ou de forma mais agressiva do que deveria, não seria a melhor versão de mim mesmo. Não penso nisso de jeito nenhum", acrescentou o espanhol.
Jorge Martín, Aprilia Racing
Foto de: Aprilia Racing
Martín venceu a temporada da MotoGP com uma equipe satélite, derrotando o bicampeão Pecco Bagnaia.
"É claro que, depois de vencê-los, eles devem ter se arrependido", começou Martín, fazendo uma pequena pausa, como se estivesse medindo o que ia dizer: "Mesmo antes de tudo o que aconteceu em Mugello, eu sentia dentro de mim, não sei por que, que (a Ducati) não era o meu lugar".
"Então, estou muito feliz que tudo o que aconteceu tenha acontecido, porque foi isso que me trouxe até aqui, que me levou a vencer o Campeonato Mundial e a trazer o número 1 para a Aprilia".
Aprilia se compromete a melhorar
Nos últimos anos, a empresa sediada em Noale viu a segunda metade da temporada dar um passo significativo para trás, especialmente em termos de desenvolvimento. Um compromisso que agora, com a contratação do campeão mundial, obriga a empresa a investir e crescer em termos esportivos e competitivos. Martín tem a promessa de que a Aprilia fará o resto.
"Acho que sim, ter me contratado é um sinal claro de que eles estão trabalhando em um projeto para torná-lo vencedor. É uma equipe que tem trabalhado duro, mas com a minha chegada, tenho certeza de que eles vão dar ainda mais", disse ele.
"Isso também foi visto com a contratação de Fabiano Sterlacchini [novo diretor técnico da Aprilia] e com muitas outras mudanças. Tenho certeza de que eles darão esse passo adiante".
"Quando testei a moto no teste de Barcelona, pude comparar a 24 com a moto deste ano e já foi um grande passo, e agora com o que foi trabalhado neste inverno e nos testes (de pré-temporada), com a 2025 estaremos mais próximos das melhores motos do grid", referindo-se, logicamente, à Ducati.
Marco Bezzecchi, Jorge Martin, Aprilia Racing
Foto de: Aprilia Racing
Crise na KTM: ACOSTA NA DUCATI com MÁRQUEZ e BAGNAIA? Moreira supera Valentino, Dakar e... ANÚNCIO!
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Crise na KTM: ACOSTA NA DUCATI com MÁRQUEZ e BAGNAIA? Moreira supera Valentino, Dakar e mais...
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.