Relato do treino livre
MotoGP GP do Japão

MotoGP: Miller lidera treino livre 1 estendido no Japão, com queda de Bastianini

Australiano fechou em primeiro lugar no único e prolongado treino desta sexta, tendo o vencedor do GP de Aragón terminando a sessão apenas em 14º

Jack Miller, Ducati Team

A MotoGP não corria no Japão desde antes do início da pandemia de Covid-19, porém, a categoria fez um retorno a Motegi na manhã desta sexta-feira com o primeiro treino livre para o GP de domingo em um formato estendido.

A única sessão de treinos foi prolongada para 75 minutos depois que a programação do dia teve que ser alterada devido às dificuldades logísticas em levar o paddock de Aragón no domingo passado para o Japão nesta semana. 

Leia também:

Com a sessão mais longa, grande parte dos primeiros 50 minutos foram dedicados à afinação da corrida, com o primeiro lugar trocando de mãos entre Marc Márquez, Jack Miller e o líder do campeonato Fabio Quartararo. Este último liderou a sessão com 1min45s807 quando as bandeiras de chuva foram hasteadas restando 45 minutos. 

Felizmente, as chuvas atingiram apenas alguns pontos - embora as previsões tempestuosas para sábado significassem que a segunda metade do TL1 seria crucial para a ordem do grupo de classificação. Álex Rins, da Suzuki – que estreou um conjunto de novas asas traseiras em sua GSX-RR no FP1 – foi o primeiro piloto a melhorar o tempo com pneus macios restando pouco mais de meia hora para o final.

O espanhol chegou ao topo com 1min45s738, antes de Johann Zarco, da Pramac Ducati, abrir caminho em sua primeira volta com pneus macios com 1min45s309.

Francesco Bagnaia, Ducati Team

Francesco Bagnaia, Ducati Team

Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images

Aleix Espargaró na Aprilia – que chega ao Japão a apenas 17 pontos do líder do campeonato Quartararo – avançou a meia hora do final com 1min45s233, antes de Zarco conseguir uma pequena vantagem com 1min45s210. Quartararo, Bastianini e Rins trocariam o primeiro lugar nos 20 minutos seguintes, antes de Miller na equipe de fábrica Ducati começar a acender as telas de cronometragem com pouco mais de sete minutos restantes.

O australiano se desbravou com um 1min44s660 - substituindo os 1min44s913 da Rins - e estava no caminho certo para fazer seu próprio esforço em sua turnê de acompanhamento. Mas Miller encontrou tráfego lento no substituto de Joan Mir na Suzuki, Takuya Tsuda, custando-lhe cerca de três décimos – embora ele ainda tenha feito 1min44s509 para terminar o TL1 mais rápido que todos.

O seu companheiro de equipe Francesco Bagnaia ficou apenas 0s028 fora desse tempo em segundo, com Quartararo – a quem ele está apenas 10 pontos após o GP de Aragón – mais 0s021 atrás em terceiro. O trio de candidatos ao título correu para trás na tabela de tempos, com Espargaró saltando para quarto no final da tarde com 1min44s577 à frente do piloto da VR46 Ducati, Luca Marini e Marc Márquez.

Pol Espargaró superou o companheiro de equipe da Honda, Marquez que ficou em sétimo, à frente das KTMs de fábrica de Brad Binder e Miguel Oliveira, e da irmã Aprilia de Maverick Vinales.

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing

Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images

As quedas de Zarco e Bastianini custaram caro para ambos, já que eles parecem prontos para enfrentar o Q1 se a chuva esperada chegar na manhã de sábado no TL2. Zarco terminou a sexta-feira em 11º, a 0s001 do top 10, com Bastianini em 14º atrás de Rins e à frente de Jorge Martin, da Pramac. O lesionado Takaaki Nakagami – cuja continuação na corrida em casa será decidida após o TL1 – foi 12º com a sua LCR Honda.

Franco Morbidelli, da Yamaha, parecia estar a caminho de um forte final no TL1, tendo sido um fator consistente no top 10 durante toda a sessão. Mas o italiano caiu para 16º na bandeira quadriculada à frente de Cal Crutchlow, da RNF Racing, que tem experiência recente em Motegi por ter participado de vários testes para a Yamaha no local neste ano.

Seu companheiro de equipe Darryn Binder também sofreu uma queda no final e foi 18º como resultado, com Marco Bezzecchi (VR46) à frente de Alex Márquez (LCR), Raul Fernandez (Tech3), o wildcard da HRC, Tetsuta Nagashima, Fabio di Giannantonio e Tsuda.

Resultado do TL1:

Cla Piloto Moto Tempo Diferença Intervalo
1 Australia Jack Miller Ducati 1'44.509    
2 Italy Francesco Bagnaia Ducati 1'44.537 0.028 0.028
3 France Fabio Quartararo Yamaha 1'44.558 0.049 0.021
4 Spain Aleix Espargaro Aprilia 1'44.577 0.068 0.019
5 Italy Luca Marini Ducati 1'44.645 0.136 0.068
6 Spain Marc Marquez Honda 1'44.656 0.147 0.011
7 Spain Pol Espargaro Honda 1'44.678 0.169 0.022
8 South Africa Brad Binder KTM 1'44.735 0.226 0.057
9 Portugal Miguel Oliveira KTM 1'44.743 0.234 0.008
10 Spain Maverick Viñales Aprilia 1'44.797 0.288 0.054
11 France Johann Zarco Ducati 1'44.798 0.289 0.001
12 Japan Takaaki Nakagami Honda 1'44.886 0.377 0.088
13 Spain Alex Rins Suzuki 1'44.913 0.404 0.027
14 Italy Enea Bastianini Ducati 1'44.978 0.469 0.065
15 Spain Jorge Martin Ducati 1'45.009 0.500 0.031
16 Italy Franco Morbidelli Yamaha 1'45.065 0.556 0.056
17 United Kingdom Cal Crutchlow Yamaha 1'45.187 0.678 0.122
18 South Africa Darryn Binder Yamaha 1'45.366 0.857 0.179
19 Italy Marco Bezzecchi Ducati 1'45.426 0.917 0.060
20 Spain Alex Marquez Honda 1'45.600 1.091 0.174
21 Spain Raul Fernandez KTM 1'45.739 1.230 0.139
22 Japan Tetsuta Nagashima Honda 1'45.845 1.336 0.106
23 Australia Remy Gardner KTM 1'45.991 1.482 0.146
24 Italy Fabio Di Giannantonio Ducati 1'46.365 1.856 0.374
25 Japan Takuya Tsuda Suzuki 1'46.718 2.209 0.353

VÍDEO: O rumor sobre da Matta comandar a Audi na F1

Podcast #196 - Após recorde, qual Alonso ficará para a história da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Bagnaia "não precisa de ordens de equipe" para conquistar título de 2022
Próximo artigo MotoGP: Com lesões sérias na mão direita, Nakagami encerrou treino no Japão com "luva cheia de sangue"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil