MotoGP: Pilotos e equipes cobram punição mais pesada para Márquez após incidente em Portugal
FIM confirmou que Márquez terá que pagar punição de dupla volta longa no próximo GP que disputar
O incidente entre Marc Márquez, Miguel Oliveira e Jorge Martín nas primeiras voltas do GP de Portugal segue repercutindo no paddock da MotoGP. E para alguns pilotos e a RNF, equipe do piloto português, os comissários deveriam ter penalizado o hexacampeão mais duramente.
Como resultado, Márquez e Oliveira estão fora do GP da Argentina deste fim de semana, com o espanhol sofrendo uma fratura na mão direita. Julgado culpado pelo incidente, Márquez foi punido com duas voltas longas na próxima etapa que disputar.
Mas Aleix Espargaró acredita que a punição não seja forte suficiente: "Pra mim, ele precisa ser suspenso por uma corrida, no mínimo, como deveria ter acontecido com [Takaaki] Nakagami em Barcelona [no ano passado]".
"Pra mim é ridículo. Mas não sou eu quem faço as regras. Espero que Miguel fique bem, porque a velocidade que ele foi atingido poderia ter destruído o joelho. Sei disso porque Bradley Smith bateu em mim assim em Barcelona [há alguns anos], e eu quebrei o joelho. Tive muita dor aquele ano".
Marc Marquez, Repsol Honda Team, Miguel Oliveira, RNF MotoGP Racing
Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images
Espargaró também criticou a falta de consistência dos comissários, citando o incidente entre Álex Márquez e Maverick Viñales na sprint: "Tem uma coisa que não entendo. Temos um milhão de câmeras na moto".
"Sempre digo à Dorna que não quero mais por causa do peso, mas tenho três ou quatro na moto. Por que não ver essas câmeras? Não é difícil. Não somos 100 pilotos. Somos apenas 20. Para mim, as ações entre Mir e Fabio e Álex e Maverick foram exatamente as mesmas, mas Joan caiu e Álex não".
"Mas Maverick perdeu cinco, oito posições. Por que Joan foi penalizado e Álex não? Não digo que Joan merecia ser punido, mas se você penaliza um, tem que penalizar o outro".
Miguel Oliveira, RNF MotoGP Racing, Marc Marquez, Repsol Honda Team crash
Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images
Equipe de Oliveira, RNF também cobra punições mais duras
Em um comunicado divulgado nesta terça-feira, a RNF cobrou uma ação da Federação: "Após um incidente irresponsável e imprudente de Marc Márquez contra Miguel Oliveira, a RNF MotoGP Team cobra punições mais duras e severas dos comissários da FIM".
"Seja nas corridas sprint ou nos GPs, as provas da MotoGP são de alta velocidade e intensidade, com todos os pilotos querendo vencer a todo custo. Porém, tal comportamento agressivo pode causar graves consequências, não apenas para os próprios pilotos quanto para seus competidores".
"O incidente entre Marc Márquez e Miguel Oliveira deve servir como um alerta para pilotos da MotoGP, Moto2 e Moto3. É imperativo que eles sejam relembrados da severidade das punições para ações irresponsáveis".
"Defendemos a segurança como a prioridade em qualquer esporte, e a MotoGP precisa tomar as ações necessárias para garantir a segurança de todos seus pilotos. Mal podemos esperar para apoiar os comissários da FIM em seus esforços no desenvolvimento de um ambiente de corridas mais seguro e responsável".
Ausência de Márquez apenas 'carrega' punição adiante
Com a Honda confirmando a ausência do hexacampeão no GP da Argentina deste fim de semana, muitos começaram a questionar se, com isso, ele conseguiria 'se livrar' da punição recebida pelo incidente do último domigo.
Mas a Federação Internacional de Motociclismo divulgou um comunicado confirmando que o espanhol terá que pagar a punição na próxima etapa que disputar, independente de qual for:
"Considerando a lesão e a não-participação de Marc Márquez, piloto #93, no GP da Argentina, e com a visão de cumprimento da decisão tomada pelo Painel de Comissários da FIM-MotoGP, a dupla volta longa será paga pelo ploto na próxima etapa da MotoGP que ele participar".
Podcast Motorsport.com #222 – ‘Buraco’ da Ferrari é maior que o da Mercedes em 2023?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.