Relato de testes

Rins lidera dobradinha da Suzuki no primeiro dia de testes da MotoGP no Catar

No primeiro dia da segunda sessão de testes da MotoGP no Catar, um resultado muito diferente do visto em Sepang, com a Suzuki na frente; Marc Márquez foi o sexto

Alex Rins, Team Suzuki MotoGP

Foto de: motosport.com

No primeiro dia da segunda semana de testes de pré-temporada da MotoGP no Catar, tivemos uma imagem diferente da vista há algumas semanas em Sepang. A Suzuki fechou o dia na frente com uma dobradinha liderada por Álex Rins. Já o novato da Honda, Álex Márquez sofreu com duas quedas ao longo do dia.

A categoria está nos últimos dias de testes antes do início da temporada, no próprio Catar, em duas semanas. Hoje, os pilotos tiveram sete horas para ir à pista.

Leia também:

Devido à condições climáticas atípicas para o Catar, nenhuma moto foi para a pista na primeira hora, enquanto na seguinte, apenas os novatos da KTM Brad Binder e Iker Lecuona (Tech3) foram para a pista.

Pouco depois, foi a vez da Ducati de Danilo Petrucci fazer suas primeiras voltas, e se colocou temporariamente no topo com uma volta em 1min59s166.

Na terceira hora, apenas seis pilotos haviam completado voltas rápidas, com Álex Márquez na frente, com um tempo de 1min57s836, obtido logo antes de sua primeira queda, na curva 7.

O piloto da Aprilia, Aleix Espargaró assumiu a liderança no final da terceira hora com 1min56s079, mesmo com o foco da equipe italiana estar em melhorar a confiabilidade do RS-GP após encontrar problemas em Sepang, mesmo com boas impressões iniciais.

O líder dos testes de Sepang, Fabio Quartararo assumiu a liderança com 1min56s025, logo no início da quarta hora, mas ficou pouco tempo na frente, perdendo o topo para Andrea Dovizioso e sua Ducati.

O tempo de Dovizioso, 1min55s557 foi o mais rápido por cerca de 30 minutos, antes que ele mesmo melhorasse o tempo, abaixando para 1min55s478, em uma moto que testava o sistema de ajuste de altura - que é uma evolução do holeshot apresentado no ano passado.

Maverick Viñales, que utilizava o holeshot da Yamaha introduzido nos testes de Sepang, tirou Dovizioso da liderança com pouco mais de três horas para o fim do dia, com 1min55s388. A Yamaha garante que não testará novas peças no Catar, e que o foco para os próximos dias será melhorar o que foi testado na Malásia a tempo da primeira corrida do ano.

Viñales voltaria à liderança mais tarde, com um tempo de 1min54s494, antes de Joan Mir melhorar o tempo do espanhol com sua Suzuki por 0s030, com apenas 30 minutos para o fim dos trabalhos. A impressão era de que Mir terminaria o dia na frente, mas seu companheiro de equipe, Álex Rins, apareceu nos últimos minutos para fazer 1min54s462 e fechar o dia. A Suzuki segue a mesma proposta de testes da Yamaha no Catar.

Viñales fechou o Top 3 a frente de Petrucci, enquanto Franco Morbidelli foi o quinto, usando uma "A-Spec" da equipe Petronas. O atual campeão, Marc Márquez, liderou brevemente a sessão na segunda metade, e terminou em sexto com 1min54s823, enquanto continua com sua recuperação após cirurgia no ombro direito.

Valentino Rossi foi o sétimo e o segundo da Yamaha, seguido por Quartararo, e a frente de Francesco Bagnaia da Pramac e Aleix Espargaró da Aprilia.

Dovizioso sofreu uma queda na Curva 8 e terminou o dia a quase 9 décimos do tempo mais rápido, em 11º no geral, a frente de Johann Zarco, da Avintia Ducati. Pol Espargaró foi o melhor piloto da KTM em 14º, com seu companheiro de equipe, Brad Binder, como o melhor novato, em 16º. Já Álex Márquez sofreu uma nova queda na segunda metade do dia e terminou apenas na 21ª posição.

Veja imagens do sábado no Catar

Alex Rins, Team Suzuki MotoGP
Fabio Quartararo, Petronas Yamaha SRT
Fabio Quartararo, Petronas Yamaha SRT
Fabio Quartararo, Petronas Yamaha SRT
Fabio Quartararo, Petronas Yamaha SRT
Franco Morbidelli, Petronas Yamaha SRT
Joan Mir, Team Suzuki MotoGP, Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Joan Mir, Team Suzuki MotoGP, Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Marc Marquez, Repsol Honda Team
Marc Marquez, Repsol Honda Team
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
12

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Márquez: "Honda é o melhor projeto para seguir ganhando"
Próximo artigo Márquez sofre com o ombro no Catar: "A pista exige mais"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil