MotoGP
18 out
-
20 out
Evento encerrado
25 out
-
27 out
Evento encerrado
01 nov
-
03 nov
Evento encerrado
15 nov
-
17 nov
Evento encerrado

Smith deixará de lado mentalidade de piloto de testes em corridas

compartilhar
comentários
Smith deixará de lado mentalidade de piloto de testes em corridas
Por:
26 de jan de 2019 14:10

Novo contratado da Aprilia na MotoGP, Bradley Smith afirmou que a mentalidade de piloto de testes sairá de cena quando ele fizer sua primeira aparição como wildcard na abertura da temporada de 2019, no Catar.

Smith foi nomeado para liderar a nova equipe de testes da Aprilia como parte de uma grande mudança para 2019, com Andrea Iannone sendo contratado para substituir Scott Redding e o ex-Ferrari Massimo Rivola apontado para gerenciar as operações do time.

O inglês esteve presente nos testes de pós-temporada no ano passado em Valência e Jerez, e acabou assumindo a moto de Aleix Espargaró quando o espanhol ficou doente.

Smith deverá fazer cinco aparições como wildcard na temporada, e, apesar de seu cronograma completo ainda ter de ser confirmado, ele disse que estará na abertura da temporada, em Losail.

Questionado pelo Motorsport.com sobre como ele pretende equilibrar as responsabilidades como piloto de testes com o desejo de mostrar bom rendimento nas corridas, Smith insistiu que estará lá “por ele mesmo” nas corridas em que participar.

“No fim das contas, vou me dedicar em todas as corridas da mesma forma que fazia antigamente”, disse Smith, que também competirá na temporada inaugural da MotoE.

“O legal para mim é que eu andei durante toda a última temporada, estive nos testes de Valência e estarei na primeira corrida com a Aprilia. Pelo fato de eu ter participado dos testes, não tive nenhum tempo afastado.”

“Estarei no teste do Catar me preparando para ser wildcard. De certa forma, tenho de trabalhar para a equipe, mas todos entendem que eu também trabalho como wildcard.”

“Quando estou lá como wildcard, estou lá por mim mesmo. Estou lá para colocar a Aprilia o mais alto no grid que eu puder, o que significa que eu só estarei focado em mim e em deixar esta moto a mais rápida possível.”

“A mentalidade de piloto de testes sairá pela janela até que eu tenha de voltar ao meu trabalho diário.”

Smith acrescentou que acredita que a presença de um piloto de testes ajudará a impulsionar o nível de Espargaró e Iannone com base na experiência que teve ao trabalhar com o piloto de testes da KTM, Mika Kallio.

A KTM esteve perto de substituir Smith por Kallio perto do fim da temporada de 2017 com base no rendimento do finlandês como wilcard antes de decidir honrar o contrato que tinha com o inglês.

“Já vimos o benefício em ter um piloto de testes rápido, vimos o progresso da moto de forma melhor e vimos um pouco a pressão extra em ter um piloto de testes na pista que impulsionava a performance de todos”, disse Smith.

“Você precisa só ver [Michele] Pirro vindo como piloto de testes [da Ducati]. Isso talvez não tem impacto na equipe de fábrica, mas certamente afeta todas as equipes clientes, que sentem que precisam elevar o jogo.”

“Lidar com isso da forma certa tem um impacto positivo na performance.”

Bradley Smith, Aprilia Racing Team Gresini

Bradley Smith, Aprilia Racing Team Gresini

Photo by: Gold and Goose / LAT Images

Próximo artigo
Honda: Equipe tem dois pilotos que não são crianças

Artigo anterior

Honda: Equipe tem dois pilotos que não são crianças

Próximo artigo

Crivillé: Lorenzo acredita que pode lutar pelo título

Crivillé: Lorenzo acredita que pode lutar pelo título
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria MotoGP
Pilotos Bradley Smith
Equipes Aprilia Racing Team Gresini
Autor Jamie Klein