Feldmann conquista título da Porsche Endurance em prova vencida por Piquet e Fran Lara em Interlagos

Nelsinho Piquet vence disputa com Lucas di Grassi e, de quebra, conquista título na classe Carrera Sport

Feldmann conquista título da Porsche Endurance em prova vencida por Piquet e Fran Lara em Interlagos

A Porsche Cup conheceu seus campeões de Endurance nesta tarde. Interlagos consagrou Alceu Feldmann como campeão da Carrera e Nelsinho Piquet na Carrera Sport.

Na GT3 Cup, Francisco Horta e William Freire levaram o título da temporada enquanto na classe Sport, Átila Abreu e Leonardo Sanchez foram os vencedores.

Carro de Nelsinho Piquet e Fran Lara

Carro de Nelsinho Piquet e Fran Lara

Photo by: Divulgacao

A Corrida

Com grandes estrelas do automobilismo, a última etapa da Porsche Endurance foi marcada pelo grande equilíbrio entre as equipes e a disputa pela vitória entre os ex-pilotos de Fórmula 1 Nelsinho Piquet e Lucas Di Grassi.

Logo na largada, Gabriel Casagrande, que saiu em segundo, passou Miguel Paludo por fora no “S”do Senna. Na mesma curva, Kreis Jr e Maurizio Billi se encontraram e foram para a área de escape, mas retomaram a corrida.

Na volta seguinte, Luca Seripieri passou Pedro Aguiar com uma ultrapassagem corajosa na entrada do Laranjinha, mas o piloto do carro #20 retomou a posição na curva seguinte.

Enquanto isso, Sérgio Jimenez vinha ganhando posições, o piloto ultrapassou Luca Seripieri e Pedro Aguiar e logo na quarta volta já ocupava a quarta colocação na prova.

Na GT3 Cup Enzo Elias mantinha a primeira colocação, seguido por Cesar Ramos e Diego Nunes.

Após dez voltas percorridas, Piquet vinha se destacando e já ocupava o quarto posto, saindo do nono lugar do grid. Gabriel Casagrande seguia na liderança com oito segundos de vantagem para Miguel Paludo.

Na 17ª volta, o líder da Carrera Cup, Alceu Feldmann, ocupava o 10º lugar da prova, enquanto os vice-líderes do campeonato, Werner Neugebauer e Ricardo Zonta, em trio com Christian Hahn, estavam em quinto.

Na classe GT3, Diego Nunes assumiu a primeira posição que era de Enzo Elias, Átila Abreu vinha em terceiro seguido por Georgios Frangulis.

Na vigésima das 117 voltas de prova, Feldmann subiu a junção colado em Pedro Aguiar, pegou o vácuo na reta dos boxes e finalizou a ultrapassagem colocando por dentro no “S”do Senna.

Duas voltas depois, Ricardo Baptista bateu na traseira de Ricardo Fontanari na curva do Laranjinha, Fontanari rodou mas ambos voltaram para a pista. Na mesma volta o líder Garbiel Casagrande entrou aos boxes e passou o carro #80 para Rouman Ziemkiewicz.

O líder da GT3, Diego Nunes, também foi aos boxes para a primeira das cinco paradas e passou a máquina #85 para Eduardo Menossi.

Na 27ª volta, somente três carros não haviam feito o pit stop, Enzo Elias, Átila Abreu e Lucas Salles que ocupavam as três primeiras posições em Interlagos.

Após a rodada de pit stops, Dennis Dirani, que dividia o carro com Paludo, reassumiu a liderança, seguido por Pedro Boesel e Fran Lara, que havia assumido o carro de Piquet Jr.

Na 31ª volta Rouman Ziemkiewicz forçou uma ultrapassagem na entrada do Laranjinha em cima de Matheus Iorio e rodou.

Na classe GT3, a liderança era do carro #14, que após a parada de Enzo Elias vinha sendo comandado pelo bicampeão da Porsche eSports Carrera Cup Jeff Giassi. Gaetano Di Mauro e Leonardo Sanchez, que substituía Átila Abreu no carro #15, disputavam a segunda colocação.

Após 40 voltas disputadas, a corrida seguia com Dirani na liderança enquanto Di Grassi ultrapassava Ricardo Maurício na curva 1 e Rouman Ziemkiewicz na subida da junção para assumir o quarto lugar. Na sequência Rouman tentou reaver a posição mas rodou.

Cinco voltas mais tarde, os líderes começaram a fazer a segunda parada da prova, Dennis Dirani e Felipe Massa foram para os pits.

Após a segunda rodada de paradas, Dirani reassumiu a ponta virtualmente, seguido por Lico Kaesemodel. Leonardo Sanchez era o líder mas ainda não havia feito sua parada.

Com 65 voltas concluídas, Leonardo Sanchez foi aos boxes e Denis Dirani assumiu a liderança real da corrida. Na volta seguinte Lico Kaesemodel, segundo colocado, parou nos boxes e Felipe Massa assumiu o carro #91.

Na classe GT3, Dimas Pimenta assumiu o carro de Jeff Giassi e Enzo Elias para o terceiro stint no carro que estava na liderança. Lucas Salles e Marçal Muller vinham na sequência na disputa do pódio.

Faltando 43 voltas para o fim, novamente os líderes voltaram ao box, com isso Marçal Muller que dividia o carro com Átila Abreu e Leonardo Sanchez assumiu a liderança da prova, com uma parada a menos. Felipe Massa ultrapassou Alan Hellmeister para assumir o quarto lugar na prova.

Na mesma volta, Ricardo Maurício ultrapassou Pedro Boesel e Lucas di Grassi em uma incrível manobra no final da reta dos boxes para assumir a nona colocação.

Após 80 voltas percorridas, Piquet era um dos destaques da prova ocupando a segunda colocação geral e liderando na Carrera Sport, Massa vinha em terceiro.

Um giro depois Werner Neugebauer, vice-líder do campeonato, perdeu o ponto de freada no final da reta e abandonou o carro #8 na caixa de brita dando adeus a disputa pelo título e obrigando a entrada no safety car.

O carro de segurança entrou nos boxes três voltas mais tarde com Átila Abreu liderando a geral e a GT3 Cup, seguido por Fran Lara. Dimas Pimenta, que vinha em terceiro na GT3, cruzou a linha branca na saída dos boxes e foi punido com uma passagem pelos pits.

No giro 91, o líder da prova, Átila Abreu parou nos boxes. O trio do carro #15 tinha uma parada a menos que o restante dos adversários. Com isso Fran Lara assumiu a ponta, seguido por Lico Kaesemodel.

Após 100 das 117 voltas, completadas a liderança era de Lucas Di Grassi, que havia feito quatro paradas enquanto a maioria dos seus concorrentes já haviam feito as cinco obrigatórias.

A disputa pela vitória estava ficando quente entre dois ex-Fórmula 1, com Piquet liderando com apenas um segundo de vantagem para Di Grassi. Um verdadeiro stint de Sprint para finalizar mais de três horas de prova.

Di Grassi e Nelsinho passaram a fazer voltas rápidas e Piquet aos poucos foi abrindo vantagem. Thiago Camilo e Alceu Feldmann vinham em terceiro, garantindo o título de Alceu na Carrera.

Na GT3 Gaetano Di Mauro liderava, seguido por Rafael Suzuki e Marçal Muller.

Após 117 voltas, Nelsinho Piquet e Fran Lara receberam a bandeira quadriculada, Lucas Di Grassi e Ricardo Baptista fecharam o Endurance em segundo seguidos pela dupla Thiago Camilo e Alceu Feldmann.

Com o resultado Feldmann conquistou o título da Porsche Endurance na classe Carrera. Na classe Sport Nelsinho Piquet foi o campeão.

Na GT3 Cup a vitória ficou com Gaetano Di Mauro e Georgios Frangulis unificando o resultado na classe Sport.

O título na GT3 ficou com a dupla Francisco Horta e William Freire que puderam comemorar somente após o incidente entre Marçal Muller e Cesar Ramos na última volta. Na GT3 Sport o título ficou com Átila Abreu e Leonardo Sanchez.

Resultado final

  1. Fran Lara e Nelson Piquet Jr* + 3h43m44.087
  2. Ricardo Baptista e Lucas di Grassi + 2.312
  3. Alceu Feldmann e Thiago Camilo + 17.327
  4. Pedro Aguiar e Guilherme Salas + 19.200
  5. Lico Kaesemodel e Felipe Massa +30.917
  6. Marcelo Franco e Cacá Bueno* + 38.248
  7. Miguel Paludo e Dennis Dirani +40.334
  8. Rodrigo Mello, Sergio Jimenez e Pedro Boesel* +56.869
  9. Rodolfo Toni e Danilo Dirani* +59.211
  10. Renan Pizii e Galid Osman* -1 volta
  11. Rouman Ziemkiewicz e Gabriel Casagrande* -1 volta
  12. Eduardo Azevedo e Ricardo Maurício* -2 voltas
  13. Georgios Frangulis e Gaetano di Mauro* -2 voltas
  14. Lucas Salles e Rafael Suzuki -3 voltas
  15. Zeca Feffer, Cesar Ramos e JP Mauro -3 voltas
  16. Francisco Horta e William Freire -3 voltas
  17. Dimas Pimenta, Jeff Giassi e Enzo Elias -3 voltas
  18. Marco Billi e Maurizio Billi** -3 voltas
  19. Leo Sanchez, Átila Abreu e Marçal Müller* -3 voltas
  20. Eduardo Menossi e Diego Nunes* -4 voltas
  21. Ricardo Fontanari e Matheus Iorio* -4 voltas
  22. Paulo Totaro, Fabio Carbone e Márcio Mauro -4 voltas
  23. Nelson Marcondes e Nelson Monteiro** -4 voltas
  24. Ayman Darwich, Guga Lima e Ramon Alcaraz* -5 voltas
  25. Luca Seripieri e Alan Hellmeister -7 voltas
  26. Werner Neugebauer; Ricardo Zonta e Christian Hahn -41 voltas
  27. Kreis Jr e Raphael Reis - DNF

 

Os Campeões:

Carrera: Alceu Feldmann
Carrera Sport: Nelsinho Piquet
GT3 Cup: Francisco Horta/William Freire
GT3 Sport: Átila Abreu/Leonardo Sanchez
GT3 Trophy: Nelson Marcondes e Nelson Monteiro
Carrera Overall: Pedro Aguiar
Carrera Sport Overall: Rodrigo Mello
GT3 Overall: Zeca Feffer
GT3 Sport Overall: Nelson Marcondes

 

compartilhar
comentários
Veja como foi a grande final da Porsche Cup Endurance em Interlagos

Artigo anterior

Veja como foi a grande final da Porsche Cup Endurance em Interlagos

Próximo artigo

Porsche Cup: Piquet celebra vitória e título brasileiro inédito em Interlagos

Porsche Cup: Piquet celebra vitória e título brasileiro inédito em Interlagos
Carregar comentários