Porsche Cup: Elias e Muller vencem eletrizante endurance na Argentina; Leite e Carbone faturaram na Challenge

Prova de 300km, segunda de resistência da temporada, contou com dois safety cars, quatro paradas obrigatórias e inúmeras disputas pela liderança

Porsche; Enzo Elias

Foto de: Rafael Gagliano

Eletrizante! Não tem outra palavra para definir a corrida Endurance da Porsche Cup Brasil em Termas de Río Hondo na Argentina. A vitória dos 300km ficou com Marçal Muller e Enzo Elias, após o toque com Miguel Paludo tirar o pole position da disputa e da corrida.

O pódio ainda foi composto por Dudu e Fefo Barrichello, Alceu Feldmann e Guilherme Salas, Werner Neugebauer e Ricardo Zonta e Marcelo Hahn e Allam Khodair.

Leia também:

Na Sprint Challenge, as exclusões de Marcelo Tomasoni e Gerson Campos e Israel Salmen e Rafael Martins mudaram o resultado final da prova. Com isso, Sadak Leite e Fabi Carbone foram os vencedores com o carro #66. 

A corrida

Na pole, Paludo conseguiu segurar a investida de Suzuki por menos de uma volta. O piloto do carro #70 colocou o carro lado a lado e fez a ultrapassagem. Pouco depois, o dono da primeira marca caiu para terceiro, mas conseguiu retomar a posição.

Antes mesmo da segunda volta, o primeiro toque aconteceu. O carro #2 de Souza tocou com Landi encerrando a corrida para eles por conta dos estragos consideráveis. Na quarta volta, o safety car foi acionado para retirar um dos carros que estava parado na pista.

A relargada, pouco tempo depois, foi tranquila sem grandes acontecimentos. A décima terceira volta foi aberta e com ela, foi permitido a entrada dos carros nos boxes. Nesta altura, os três primeiros eram Suzuki, Paludo e Muller. 

A briga pelo segundo lugar se tornou o ponto alto da primeira 'perna' da prova, com Muller atacando Paludo de forma consistente para tentar entregar o carro para Elias em P2. Um pouco mais atrás, Zonta observava toda a movimentação para tentar se aproveitar da situação.

Os três primeiros colocados adotaram estratégias distintas, Muller entrou primeiro e cedeu o carro a Elias, Paludo ficou um pouco mais na pista antes de passar para Hellmeister enquanto Suzuki continuou na pista por mais três voltas. 

A janela de parada foi fechada na volta 17 - lembrando que os pilotos tem seis minutos totais para fazer as paradas, considerando abastecimento, troca de pneus e troca de pilotos. No retorno, a situação na classificação ficou interessante entre os primeiros colocados. A briga foi firmada entre Hellmeister e Salles com a dupla de Paludo dando o 'X' conseguindo assumir a ponta.

Depois de perder a liderança, Salles também não conseguiu segurar todo o avanço feito por Suzuki e perdeu a terceira colocação para Elias que, na volta 24, deu o bote certeiro em uma boa manobra. Lá atrás, Dirani foi fazer a curva, perdeu a traseira e foi parar na brita. Um trenzinho de quatro pilotos foi formado, Rubinho tentou dar o bote em Razia, conseguiu o feito, mas acabou em uma 'armadilha'. Na sequência, Razia devolveu a ultrapassagem sendo seguido por Freire.

O primeiro seguimento foi encerrado na volta 28, com Paludo e Hellmeister conquistando 26 pontos. Enquanto a dupla da liderança seguia tranquila, um pouco mais no meio do grid, Barrichello pai entrou numa disputa acirrada com Dudu, o Barrichello filho. No meio de toda essa situação, a segunda janela de pits foi aberta - exatamente na metade da prova.

Assim como na primeira parada, as estratégias foram bem diferentes, com Hellmeister permanecendo na pista pelo maior tempo possível e assim, na volta 33, a maior parte do grid já estava nos boxes. Contudo, na saída, os carros #87, Monteiro, e #85 Menossi se tocaram logo na primeira curva. Pouco depois, o safety car foi acionado por conta desse incidente - o que prejudicou os líderes, fazendo com que eles perdessem toda a vantagem construída.

A relargada aconteceu três voltas depois, Suzuki, que voltou para o carro em quarto lugar, aproveitou o momento e atacou Feldmann para ganhar a terceira colocação. Quem também vivenciou um embate, foi Paludo. O pole precisou brigar, lado a lado, com Muller para evitar que a dupla de Elias assumisse a ponta.

Pouquíssimo tempo depois, o inevitável aconteceu: Paludo e Muller se tocaram e quem levou a pior foi Paludo. Muller saiu do traçado, perdeu tempo e com isso, Suzuki assumiu a liderança. Zonta ficou com o P2 e Fefo Barrichello em terceiro. Muller conseguiu retornar em quarto.

Contudo, o P1 de Suzuki não durou muito. O piloto do carro #70 ficou lento na pista, o pneu traseiro esquerdo furou e ele foi perdendo posições em 'queda livre'. Na Challenge, o pole Tomasoni ocupava o 15º lugar - geral. 

O último stint teve início na volta 46 e foi na volta 49 que as movimentações na pista voltaram a acontecer. Na saída dos boxes, Elias e Neugebauer ficaram lado a lado na disputa da liderança. Neste momento, tínhamos o pódio composto por Elias, Neugebauer e Dudu. 

Na Challenge, Martins conseguiu a ultrapassagem em cima do Carboni assumindo o segundo lugar. Enquanto isso, Campos - dupla de Tomasoni - seguia tranquilo na liderança. Já na Carrera, a briga pelo segundo lugar ficou muito pegada, com Dudu e Neugebauer chegando ao limite quase tocando os carros.

Aproveitando a 'bolha' formada entre os dois, Salas se enfiou no meio da disputa e roubou a terceira posição de Neugebauer - que perdeu duas colocações. Lá na frente, Elias já abria uma vantagem extremamente confortável. Na volta 57, a dupla líder da Challenge Tomasoni e Campos foram excluídos da prova por terem ultrapassado o safety car, assim como Martins e Salmen. A liderança ficou com Carboni.

A corrida ficou neste toada até a linha de chegada na volta 63.

Classificação geral

1 - Elias/Muller

2 - D. Barrichello/F. Barrichello

3 - Salas/Feldmann

4 - Neugebauer/Zonta

5 - Khodair/Hahn

6 - Freire/Horta

7 - Razia/Marcondes

8 - Ramalho/Junior

9 - Ziemkiewicz/Piquet Jr

10 - Vivacqua/Mello

11 - Sanchez/Abreu

12 - Guedes/Pizii

13 - Pisani/Guerra

14 - Carbone/Leite

15 - Bragantini Jr/ Cifali

16 - Farina/Zanazzi

17 - Salles/Suzuki

18 - Robe/Santos

19 - Rimbano/Bertuccelli

20 - Nunes/Ferter

21 - Dirani/Brasil

22 - Mauro/Alcaraz

23 - Roque/Totaro

24 - Mauricio/Darwich

25 - Pires/Gresse

26 - Paludo/Hellmeister

27 - Giaffone/Barrichello

28 - Sousa/Osman

29 - Menossi/Piquet

30 - Monteiro/Costa

31 - Souza/Bonifácio

32 - Landi/Xavier

33 - Campos/Tomasoni

34 - Martins/Salmen

Massa detalha judicialização da F1 2008 ao Motorsport.com

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Motorsport.com debate Ferrari pós-Monza, futuro de Sainz e possibilidade de Palou na F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior AO VIVO: Assista à corrida endurance da Porsche Cup em Termas de Río Hondo, na Argentina
Próximo artigo Porsche Cup planeja expansão nacional e internacional em 2024

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil