Últimas notícias

Porsche: Hellmeister e Luca vencem os 300 km do Estoril na classe 4.0, com Leo Sanchez e Átila Abreu triunfando na 3.8

Campeonato de longa duração começou em grande estilo em Portugal, com ultrapassagem pela vitória a três voltas da bandeirada

Alan Hellmeister - Porsche Cup, etapa do Estoril

A Porsche Endurance Series começou em grande estilo no Estoril. Ao término das 72 voltas a vitória ficou com a tripulação do carro #31, liderada pelo primeiro campeão de endurance da história do campeonato de corridas de longa duração com os carros de corrida mais produzidos no planeta: Alan Hellmeister.

Foi a primeira corrida de Hellmeister desde um sério acidente sofrido em Monza no ano passado.

“É muito emocionante. Eu não imaginava que conseguiria voltar", disse Hellmeister. "Obviamente nós sempre queremos ganhando, fizemos um trabalho muito forte. Tive uma grande equipe atrás de mim, desde familiares, fisioterapeutas e o Dener. Ele foi a primeira pessoa que falou comigo e me disse que, caso eu voltasse a correr, seria na Porsche. Eu voltei e estou muito feliz”.

Na classe 3.8 a dupla Leo Sanchez e Átila Abreu assumiu a liderança a três voltas da bandeirada e conquistou sua primeira vitória. Foi a primeira participação de Átila numa corrida da Porsche Império Cup e também o primeiro pódio de Sanchez na categoria.

Léo Sanchez comentou a vitória: "Tudo o que venho aprendendo e evoluindo é graças ao Átila, que é um grande professor, e dedico essa vitória a ele e à minha esposa, meus filhos. Mas essa evolução é graças ao Átila. Que seja a primeira vitória de várias."

Átila Abreu também elogiou o companheiro e destacou evolução ao longo do fim de semana.

"Estou muito feliz, minha primeira vitória depois do acidente, ainda mais com o meu parceiro Léo, com a vitória na estreia da parceria. Minha primeira corrida de Porsche, entendi a dinâmica da prova e fiz as estratégias junto com a equipe e sem saber se estava certo ou não, mas pelo resultado estava tudo certo. Queria agradecer a todos e parabenizar o Léo teve uma grande evolução e baixou cerca de três segundos da tomada para a corrida."

A corrida foi marcada por diversas possibilidades de estratégia, o que apimentou a disputa do início ao fim. Antes da trigésima volta foram três intervenções do safety-car e depois a prova teve 50 voltas de bandeira verde.

Prevaleceram os carros que apostaram na estratégia de fazer os pit-stops obrigatórios no início, quando a corrida foi mais picotada por bandeiras amarelas.

O segundo lugar no geral ficou com a dupla Pedro Aguiar e Guilherme Salas, com o carro #7, de Miguel Paludo e Beto Gresse em terceiro. Nelsinho Piquet/Daniel Schneider e Rodolfo Toni/Danilo Dirani completaram o pódio.

Na 3.8 a dupla Paulo Totaro/Renan Guerra recebeu a bandeirada em segundo lugar. Os pilotos do carro #45 tiveram grande estratégia e provavelmente teriam vencido se não fosse por um drive thru cumprido durante a corrida. Em terceiro lugar na classe veio o carro #99, de Zeca Feffer e Cesar Ramos. Completaram o pódio Chico Horta/William Freire e Cesar Urnhani/Nelsinho Marcondes -estes triunfaram também na classe Sport.

Tanto na 4.0 quanto na 3.8, os vencedores na geral foram também os vencedores na classe GT3 Cup. Já a vitória na 4.0 Sport ficou com a dupla portuguesa Neto e Costa.

A próxima jornada da Porsche Carrera Cup é de sprint, marcada para 21 de setembro em Interlagos. O campeonato de Endurance retorna no dia 26 de outubro, em Goiânia.

Veja o resultado completo dos 300km do Estoril

  1. #31 Luca Seripieri e Alan Hellmeister* - 72 voltas em 2:24:23.105
  2. #20 Pedro Aguiar e Guilherme Salas, a 34.677
  3. #7 Miguel Paludo e Beto Gresse, 50.972
  4. #33 Daniel Schneider e Nelson Piquet Jr, a 1:26.791
  5. #53 Rodolfo Toni e Danilo Dirani*, a 1:32.633
  6. #10 Adalberto Baptista e Bruno Baptista*, a 1:41.945
  7. #18 Carlos Ambrósio e Dennis Dirani*, a 1 volta
  8. #88 Eduardo Azevedo e Ricardo Mauricio, a 1 volta
  9. #5 Sylvio de Barros e Cacá Bueno*, a 1 volta
  10. #1 Werner Neugebauer e Ricardo Zonta, a 1 volta
  11. #27 Ricardo Baptista e Lucas di Grassi, a 1 volta
  12. #15 Leonardo Sanchez e Átila Abreu*(3.8), a 2 voltas
  13. #45 Paulo Totaro e Renan Guerra*(3.8), a 2 voltas
  14. #99 Zeca Feffer e Cesar Ramos*(3.8), a 2 voltas
  15. #81 Marcel Coletta e Gil Farah*, a 2 voltas
  16. #77 Chico Horta e William Freire* (3.8), a 2 voltas
  17. #26 Cesar Urnhani e Nelsinho Marcondes**(3.8), a 3 voltas
  18. #145 Carlos Renaux e Sergio Jimenez*, a 3 voltas
  19. #50 Ramon Alcaraz e Marcio Mauro**(3.8), a 3 voltas
  20. #911 Pedro Marreiros e Paulo Pinheiro*(3.8), a 4 voltas
  21. #00 Marcelo Tomasoni e Felipe Baptista (3.8), a 4 voltas
  22. #85 Eduardo Menossi e Pedro Costa**(3.8), a 4 voltas
  23. #83 Marco Billi e Maurizio Billi**(3.8), a 4 voltas
  24. #777 Neto e Costa**, a 4 voltas
  25. #3 Fran Lara e Nonô Figueiredo* (3.8), a 8 voltas
  26. #73 Enzo Elias e Marcelo Franco*, a 12 voltas
  27. #19 Tom Filho e Rodrigo Mello**, a 15 voltas
  28. #87 Nelson Monteiro e Matheus Iorio* (3.8), a 18 voltas
  29. #71 Sang Ho Kim e Gerogios Frangulis**(3.8), a 31 voltas

*GT3 Cup

**Sport

Classificação atualizada:

4.0 Carrera

  1. Alan Hellmeister, 68 pontos
  2. Luca Seripieri, 68
  3. Pedro Aguiar, 61
  4. Guilherme Salas, 61
  5. Miguel Paludo, 55
  6. Beto Gresse, 55
  7. Daniel Schneider, 50
  8. Nelson Piquet Jr., 50
  9. Rodolfo Toni, 45
  10. Danilo Dirani, 45
  11. Adalberto Baptista, 40
  12. Bruno Baptista, 40
  13. Carlos Ambrósio, 36
  14. Dennis Dirani, 36
  15. Eduardo Azevedo, 33
  16. Ricardo Maurício, 33
  17. Sylvio de Barros, 29
  18. Cacá Bueno, 29
  19. Werner Neugebauer, 26
  20. Ricardo Zonta, 26
  21. Ricardo Baptista, 24
  22. Lucas di Grassi, 24
  23. Marcel Coletta, 22
  24. Gil Farah, 22
  25. Carlos Renaux, 20
  26. Sérgio Jimenez, 20
  27. Neto, 18
  28. Costa, 18
  29. Enzo Elias, 16
  30. Marcelo Franco, 16
  31. Tom Filho, 14
  32. Rodrigo Mello, 14

 

4.0 GT3

  1. Alan Hellmeister, 72 pontos
  2. Luca Seripieri, 72
  3. Rodolfo Toni, 60
  4. Danilo Dirani, 60
  5. Adalberto Baptista, 48
  6. Bruno Baptista, 48
  7. Carlos Ambrósio, 42
  8. Dennis Dirani, 42
  9. Sylvio de Barros, 36
  10. Cacá Bueno, 36
  11. Marcel Coletta, 30
  12. Gil Farah, 30
  13. Carlos Renaux, 24
  14. Sérgio Jimenez, 24
  15. Neto, 18
  16. Costa, 18
  17. Enzo Elias, 12
  18. Marcelo Franco, 12
  19. Tom Filho, 6
  20. Rodrigo Mello, 6

 

4.0 Sport

  1. Neto, 72 pontos
  2. Costa, 72
  3. Tom Filho, 60
  4. Rodrigo Mello, 60

 

3.8 Carrera

  1. Leonardo Sanchez, 68 pontos
  2. Átila Abreu, 68
  3. Paulo Totaro, 61
  4. Renan Guerra, 61
  5. Zeca Feffer, 55
  6. César Ramos, 55
  7. Chico Horta, 50
  8. William Freire, 50
  9. Cesar Urnhani, 45
  10. Nelsinho Marcondes, 45
  11. Ramon Alcaraz, 40
  12. Marcio Mauro, 40
  13. Pedro Marreiros, 36
  14. Paulo Pinheiro, 36
  15. Marcelo Tomasoni, 33
  16. Felipe Baptista, 33
  17. Eduardo Menossi, 29
  18. Pedro Costa, 29
  19. Marco Billi, 26
  20. Maurizio Billi, 26
  21. Fran Lara, 24
  22. Nonô Figueiredo, 24
  23. Nelson Monteiro, 22
  24. Matheus Iorio, 22
  25. Sang Ho Kim, 0
  26. Georgios Frangulis, 0

 

3.8 GT3

  1. Leonardo Sanchez, 72 pontos
  2. Átila Abreu, 72
  3. Paulo Totaro, 60
  4. Renan Guerra, 60
  5. Zeca Feffer, 48
  6. César Ramos, 48
  7. Chico Horta, 42
  8. William Freire, 42
  9. Cesar Urnhani, 36
  10. Nelsinho Marcondes, 36
  11. Ramon Alcaraz, 30
  12. Márcio Mauro, 30
  13. Pedro Marreiros, 24
  14. Paulo Pinheiro, 24
  15. Eduardo Menossi, 18
  16. Pedro Costa, 18
  17. Maurizio Billi, 12
  18. Marco Billi, 12
  19. Fran Lara, 6
  20. Nonô Figueiredo, 6

 

3.8 Sport

  1. Cesar Urnhani, 72 pontos
  2. Nelson Marcondes, 72
  3. Ramon Alcaraz, 60
  4. Márcio Mauro, 60
  5. Eduardo Menossi, 48
  6. Pedro Costa, 48
  7. Marco Billi, 42
  8. Maurizio Billi, 42
  9. Sang Ho Kim, 0
  10. Georgios Frangulis, 0

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Porsche: Werner e Zonta largam na pole geral da etapa de Estoril
Próximo artigo Porsche volta a Interlagos para rodada decisiva

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil