Porsche: Hellmeister e Luca vencem os 300 km do Estoril na classe 4.0, com Leo Sanchez e Átila Abreu triunfando na 3.8
Campeonato de longa duração começou em grande estilo em Portugal, com ultrapassagem pela vitória a três voltas da bandeirada
A Porsche Endurance Series começou em grande estilo no Estoril. Ao término das 72 voltas a vitória ficou com a tripulação do carro #31, liderada pelo primeiro campeão de endurance da história do campeonato de corridas de longa duração com os carros de corrida mais produzidos no planeta: Alan Hellmeister.
Foi a primeira corrida de Hellmeister desde um sério acidente sofrido em Monza no ano passado.
“É muito emocionante. Eu não imaginava que conseguiria voltar", disse Hellmeister. "Obviamente nós sempre queremos ganhando, fizemos um trabalho muito forte. Tive uma grande equipe atrás de mim, desde familiares, fisioterapeutas e o Dener. Ele foi a primeira pessoa que falou comigo e me disse que, caso eu voltasse a correr, seria na Porsche. Eu voltei e estou muito feliz”.
Na classe 3.8 a dupla Leo Sanchez e Átila Abreu assumiu a liderança a três voltas da bandeirada e conquistou sua primeira vitória. Foi a primeira participação de Átila numa corrida da Porsche Império Cup e também o primeiro pódio de Sanchez na categoria.
Léo Sanchez comentou a vitória: "Tudo o que venho aprendendo e evoluindo é graças ao Átila, que é um grande professor, e dedico essa vitória a ele e à minha esposa, meus filhos. Mas essa evolução é graças ao Átila. Que seja a primeira vitória de várias."
Átila Abreu também elogiou o companheiro e destacou evolução ao longo do fim de semana.
"Estou muito feliz, minha primeira vitória depois do acidente, ainda mais com o meu parceiro Léo, com a vitória na estreia da parceria. Minha primeira corrida de Porsche, entendi a dinâmica da prova e fiz as estratégias junto com a equipe e sem saber se estava certo ou não, mas pelo resultado estava tudo certo. Queria agradecer a todos e parabenizar o Léo teve uma grande evolução e baixou cerca de três segundos da tomada para a corrida."
A corrida foi marcada por diversas possibilidades de estratégia, o que apimentou a disputa do início ao fim. Antes da trigésima volta foram três intervenções do safety-car e depois a prova teve 50 voltas de bandeira verde.
Prevaleceram os carros que apostaram na estratégia de fazer os pit-stops obrigatórios no início, quando a corrida foi mais picotada por bandeiras amarelas.
O segundo lugar no geral ficou com a dupla Pedro Aguiar e Guilherme Salas, com o carro #7, de Miguel Paludo e Beto Gresse em terceiro. Nelsinho Piquet/Daniel Schneider e Rodolfo Toni/Danilo Dirani completaram o pódio.
Na 3.8 a dupla Paulo Totaro/Renan Guerra recebeu a bandeirada em segundo lugar. Os pilotos do carro #45 tiveram grande estratégia e provavelmente teriam vencido se não fosse por um drive thru cumprido durante a corrida. Em terceiro lugar na classe veio o carro #99, de Zeca Feffer e Cesar Ramos. Completaram o pódio Chico Horta/William Freire e Cesar Urnhani/Nelsinho Marcondes -estes triunfaram também na classe Sport.
Tanto na 4.0 quanto na 3.8, os vencedores na geral foram também os vencedores na classe GT3 Cup. Já a vitória na 4.0 Sport ficou com a dupla portuguesa Neto e Costa.
A próxima jornada da Porsche Carrera Cup é de sprint, marcada para 21 de setembro em Interlagos. O campeonato de Endurance retorna no dia 26 de outubro, em Goiânia.
Veja o resultado completo dos 300km do Estoril
- #31 Luca Seripieri e Alan Hellmeister* - 72 voltas em 2:24:23.105
- #20 Pedro Aguiar e Guilherme Salas, a 34.677
- #7 Miguel Paludo e Beto Gresse, 50.972
- #33 Daniel Schneider e Nelson Piquet Jr, a 1:26.791
- #53 Rodolfo Toni e Danilo Dirani*, a 1:32.633
- #10 Adalberto Baptista e Bruno Baptista*, a 1:41.945
- #18 Carlos Ambrósio e Dennis Dirani*, a 1 volta
- #88 Eduardo Azevedo e Ricardo Mauricio, a 1 volta
- #5 Sylvio de Barros e Cacá Bueno*, a 1 volta
- #1 Werner Neugebauer e Ricardo Zonta, a 1 volta
- #27 Ricardo Baptista e Lucas di Grassi, a 1 volta
- #15 Leonardo Sanchez e Átila Abreu*(3.8), a 2 voltas
- #45 Paulo Totaro e Renan Guerra*(3.8), a 2 voltas
- #99 Zeca Feffer e Cesar Ramos*(3.8), a 2 voltas
- #81 Marcel Coletta e Gil Farah*, a 2 voltas
- #77 Chico Horta e William Freire* (3.8), a 2 voltas
- #26 Cesar Urnhani e Nelsinho Marcondes**(3.8), a 3 voltas
- #145 Carlos Renaux e Sergio Jimenez*, a 3 voltas
- #50 Ramon Alcaraz e Marcio Mauro**(3.8), a 3 voltas
- #911 Pedro Marreiros e Paulo Pinheiro*(3.8), a 4 voltas
- #00 Marcelo Tomasoni e Felipe Baptista (3.8), a 4 voltas
- #85 Eduardo Menossi e Pedro Costa**(3.8), a 4 voltas
- #83 Marco Billi e Maurizio Billi**(3.8), a 4 voltas
- #777 Neto e Costa**, a 4 voltas
- #3 Fran Lara e Nonô Figueiredo* (3.8), a 8 voltas
- #73 Enzo Elias e Marcelo Franco*, a 12 voltas
- #19 Tom Filho e Rodrigo Mello**, a 15 voltas
- #87 Nelson Monteiro e Matheus Iorio* (3.8), a 18 voltas
- #71 Sang Ho Kim e Gerogios Frangulis**(3.8), a 31 voltas
*GT3 Cup
**Sport
Classificação atualizada:
4.0 Carrera
- Alan Hellmeister, 68 pontos
- Luca Seripieri, 68
- Pedro Aguiar, 61
- Guilherme Salas, 61
- Miguel Paludo, 55
- Beto Gresse, 55
- Daniel Schneider, 50
- Nelson Piquet Jr., 50
- Rodolfo Toni, 45
- Danilo Dirani, 45
- Adalberto Baptista, 40
- Bruno Baptista, 40
- Carlos Ambrósio, 36
- Dennis Dirani, 36
- Eduardo Azevedo, 33
- Ricardo Maurício, 33
- Sylvio de Barros, 29
- Cacá Bueno, 29
- Werner Neugebauer, 26
- Ricardo Zonta, 26
- Ricardo Baptista, 24
- Lucas di Grassi, 24
- Marcel Coletta, 22
- Gil Farah, 22
- Carlos Renaux, 20
- Sérgio Jimenez, 20
- Neto, 18
- Costa, 18
- Enzo Elias, 16
- Marcelo Franco, 16
- Tom Filho, 14
- Rodrigo Mello, 14
4.0 GT3
- Alan Hellmeister, 72 pontos
- Luca Seripieri, 72
- Rodolfo Toni, 60
- Danilo Dirani, 60
- Adalberto Baptista, 48
- Bruno Baptista, 48
- Carlos Ambrósio, 42
- Dennis Dirani, 42
- Sylvio de Barros, 36
- Cacá Bueno, 36
- Marcel Coletta, 30
- Gil Farah, 30
- Carlos Renaux, 24
- Sérgio Jimenez, 24
- Neto, 18
- Costa, 18
- Enzo Elias, 12
- Marcelo Franco, 12
- Tom Filho, 6
- Rodrigo Mello, 6
4.0 Sport
- Neto, 72 pontos
- Costa, 72
- Tom Filho, 60
- Rodrigo Mello, 60
3.8 Carrera
- Leonardo Sanchez, 68 pontos
- Átila Abreu, 68
- Paulo Totaro, 61
- Renan Guerra, 61
- Zeca Feffer, 55
- César Ramos, 55
- Chico Horta, 50
- William Freire, 50
- Cesar Urnhani, 45
- Nelsinho Marcondes, 45
- Ramon Alcaraz, 40
- Marcio Mauro, 40
- Pedro Marreiros, 36
- Paulo Pinheiro, 36
- Marcelo Tomasoni, 33
- Felipe Baptista, 33
- Eduardo Menossi, 29
- Pedro Costa, 29
- Marco Billi, 26
- Maurizio Billi, 26
- Fran Lara, 24
- Nonô Figueiredo, 24
- Nelson Monteiro, 22
- Matheus Iorio, 22
- Sang Ho Kim, 0
- Georgios Frangulis, 0
3.8 GT3
- Leonardo Sanchez, 72 pontos
- Átila Abreu, 72
- Paulo Totaro, 60
- Renan Guerra, 60
- Zeca Feffer, 48
- César Ramos, 48
- Chico Horta, 42
- William Freire, 42
- Cesar Urnhani, 36
- Nelsinho Marcondes, 36
- Ramon Alcaraz, 30
- Márcio Mauro, 30
- Pedro Marreiros, 24
- Paulo Pinheiro, 24
- Eduardo Menossi, 18
- Pedro Costa, 18
- Maurizio Billi, 12
- Marco Billi, 12
- Fran Lara, 6
- Nonô Figueiredo, 6
3.8 Sport
- Cesar Urnhani, 72 pontos
- Nelson Marcondes, 72
- Ramon Alcaraz, 60
- Márcio Mauro, 60
- Eduardo Menossi, 48
- Pedro Costa, 48
- Marco Billi, 42
- Maurizio Billi, 42
- Sang Ho Kim, 0
- Georgios Frangulis, 0
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.