Últimas notícias

Após nova punição, Zonta considera abandonar Stock Car: "Meu nome não merece isso"

Advogado da equipe Shell V-Power disse que ficou sabendo de resultado de perícia em pinça de freio por meio da imprensa

Ricardo Zonta

Foto de: Jose Mario Dias

Depois de ter sua desclassificação da rodada dupla do Velo Città confirmada na manhã desta sexta-feira, Ricardo Zonta concedeu entrevista coletiva junto ao chefe da Shell V-Power, Thiago Meneghel, e o advogado da equipe, Filipe Borges. O piloto, que perdeu quatro de suas nove vitórias na pista na Stock Car por conta de punições, disse estar insatisfeito com o gancho e afirmou que cogita deixar a categoria: "Pra quê tudo isso? Meu nome não merece isso. Estou pensando seriamente se vou ter ânimo e força. Estou balançando".

Zonta disse ainda que, embora queira se manter no Brasil, disputar categorias internacionais de turismo é uma opção viável, tendo em vista o calendário: "Nunca cheguei a passar por isso em outras categorias. Com certeza, campeonatos de GT, como nos Estados Unidos, são coisas possíveis que eu poderia fazer e não atrapalharia meu tempo com a minha família. O tempo que eu levo para fazer uma corrida de Stock Car seria igual lá fora".

Leia também:

"Quando entrei na Stock, meu sonho sempre foi ganhar corridas, como sempre na minha carreira. Fui três vezes campeão mundial, na Fórmula 2, na GT, na World Series, e não me lembro de ter participado de episódios assim. Cheguei em uma situação depois da Fórmula 1 em que eu queria estar com a minha família, voltar ao Brasil, correr aqui na Stock Car. Larguei tudo no automobilismo fora do Brasil para correr no Brasil, para me dedicar aqui, para me realizar como piloto no Brasil".

"Com várias desclassificações, várias coisas que estão acontecendo, eu cheguei a me perguntar, e tenho recebido mensagens: Eu preciso passar por tudo isso? É o meu nome, tudo que conquistei no passado está sendo apagado. Cheguei num ponto de pensar seriamente se preciso passar por isso mesmo", disse Zonta.

O advogado salientou que a equipe só ficou sabendo do resultado da perícia através da imprensa. Ele criticou a maneira com a qual o processo foi conduzido. "Para exemplificar, entramos com uma medida para impedir a perícia porque a retenção da peça, ao nosso ver, é ilegal. A gente foi até o local de perícia, que foi aleatoriamente indicado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Nós contestamos por quê a perícia iria acontecer daquele jeito e a CBA nos deu o posicionamento de que iria seguir com a perícia".

"Esse processo começou a andar sem o nosso conhecimento, nós atravessamos petição pedindo as informações, não tínhamos a manifestação das autoridades no processo, só fomos informados depois disso. E hoje fomos surpreendidos com a decisão da desclassificação, se baseando no resultado da perícia", disse Borges, que acrescentou que as informações foram vazadas à Globo antes de que a equipe ficasse sabendo.

Meneghel complementou, dizendo que a Shell ainda não tem um posicionamento oficial sobre qual seria a irregularidade na pinça de freio na comparação com outras equipes. "Foram retidas algumas peças do carro, tanto no sábado como no domingo [retrasado]. Mas os detalhes mais técnicos a gente, por incrível que pareça, acaba sabendo mais pela imprensa do que oficialmente o que aconteceu".

"É lógico que a gente entende que a equipe sempre procurou fazer o certo, sempre seguir todas as regras. Na nossa história sempre fomos uma equipe vitoriosa, e já fomos inúmeras vezes vistoriados, inúmeras peças diferentes, pontos diferentes dos nossos carros. Fica difícil falar exatamente qual o problema e o que vai ser feito a partir disso".

Zonta foi desclassificado das duas provas do fim de semana retrasado em Mogi Guaçu, conforme informou o Motorsport.com em primeira mão na tarde desta quinta-feira. Na ocasião, o piloto foi o vencedor da segunda prova no circuito paulista. Na manhã desta sexta, a CBA confirmou o gancho à Stock Car em virtude uma irregularidade na pinça de freios do carro pilotado pelo ex-Fórmula 1.

Foi a quarta vitória recente que ele perdeu por conta de ganchos na categoria: na penúltima etapa de 2018, em Goiânia, o paranaense foi punido sob a alegação de que utilizou peças irregulares na suspensão; no mesmo ano, alguns meses antes, em Campo Grande, Zonta teve vitória anulada por entrar na zona dos boxes durante vigência de safety car. Em 2017, em Tarumã, o ex-F1 perdeu o triunfo por conta de problema no tanque de combustível. 

Thiago Meneghel, Ricardo Zonta e Felipe Borges

Thiago Meneghel, Ricardo Zonta e Felipe Borges

Photo by: Carlos Costa

Palavra da Vicar

A categoria brasileira recebeu a novidade de maneira oficial após algumas horas, já que a notícia veio à tona no fim da tarde da quinta, quando os pilotos foram informados da desclassificação no briefing. O chefe da Stock, Carlos Col, explicou a situação.

"A Vicar [organizadora], mesmo que tenha sabido ontem à noite, por vazamento da informação, não podia considerar isso oficial. Por uma questão de responsabilidade, não repassou a informação a ninguém, por que não recebeu formalmente essa atualização. Como essa informação pertence à entidade (CBA), a Vicar respeita a hierarquia, então não reverberou e nem fez release na quinta".

"Mas o procedimento padrão é informar a categoria, inclusive consta do próprio regulamento. Digamos que eles não tomaram o cuidado de seguir a sequência certa. O órgão responsável por aplicar as punições é que tem que notificar piloto, equipe e organização da categoria, no caso, a Vicar".

"A partir do momento em que hoje, às 9h18 da manhã, recebemos a informação, que é o correto de acontecer, imediatamente demos publicidade à decisão, publicando na íntegra. Não informaram [a classificação]. E somente a CBA pode fazer isso".

"Não cabe a nós fazer uma reclassificação do campeonato. Isso é uma informação oficial, então na hora que a gente receber, também vai dar visibilidade a isso. Não sei dizer porque não divulgaram a classificação. Não mencionaram quando vão mandar. Nós já perguntamos", completou Col.

COMO FICA A CLASSIFICAÇÃO?

Com a mudança no resultado do Velo Città, o top-10 da Stock Car fica da seguinte: Rubens Barrichello (64 pontos), Daniel Serra (62), Ricardo Maurício (56), Felipe Fraga (50), Thiago Camilo (49), Gabriel Casagrande (49), Allam Khodair (33), Marcos Gomes (30), Cesar Ramos (27) e Gaetano di Mauro (27).

STOCK CAR 40 ANOS

A temporada atual da Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro, é histórica. Trata-se do quadragésimo ano da competição. Veja abaixo uma galeria de carros de todos os campeões com o vencedor de cada ano.

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
1996 - Ingo Hoffmann (9)  - Chevrolet Omega
1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
2002 - Ingo Hoffmann (12)  - Chevrolet Vectra
2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
40

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Maurício supera Serra no primeiro treino da Stock Car em Goiânia
Próximo artigo Novo líder da Stock, Barrichello comenta punição a Zonta e celebra 2019

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil