Stock Car Brasil
13 set
-
15 set
Evento encerrado
18 out
-
20 out
Próximo evento em
3 dias
R
Velo Città 2
08 nov
-
10 nov
Próximo evento em
24 dias
R
Goiânia II
22 nov
-
24 nov
Próximo evento em
38 dias

Após nova punição, Zonta considera abandonar Stock Car: "Meu nome não merece isso"

compartilhar
comentários
Após nova punição, Zonta considera abandonar Stock Car: "Meu nome não merece isso"
Por:
, Repórter
Co-autor: Erick Gabriel
17 de mai de 2019 18:46

Advogado da equipe Shell V-Power disse que ficou sabendo de resultado de perícia em pinça de freio por meio da imprensa

Depois de ter sua desclassificação da rodada dupla do Velo Città confirmada na manhã desta sexta-feira, Ricardo Zonta concedeu entrevista coletiva junto ao chefe da Shell V-Power, Thiago Meneghel, e o advogado da equipe, Filipe Borges. O piloto, que perdeu quatro de suas nove vitórias na pista na Stock Car por conta de punições, disse estar insatisfeito com o gancho e afirmou que cogita deixar a categoria: "Pra quê tudo isso? Meu nome não merece isso. Estou pensando seriamente se vou ter ânimo e força. Estou balançando".

Zonta disse ainda que, embora queira se manter no Brasil, disputar categorias internacionais de turismo é uma opção viável, tendo em vista o calendário: "Nunca cheguei a passar por isso em outras categorias. Com certeza, campeonatos de GT, como nos Estados Unidos, são coisas possíveis que eu poderia fazer e não atrapalharia meu tempo com a minha família. O tempo que eu levo para fazer uma corrida de Stock Car seria igual lá fora".

Leia também:

"Quando entrei na Stock, meu sonho sempre foi ganhar corridas, como sempre na minha carreira. Fui três vezes campeão mundial, na Fórmula 2, na GT, na World Series, e não me lembro de ter participado de episódios assim. Cheguei em uma situação depois da Fórmula 1 em que eu queria estar com a minha família, voltar ao Brasil, correr aqui na Stock Car. Larguei tudo no automobilismo fora do Brasil para correr no Brasil, para me dedicar aqui, para me realizar como piloto no Brasil".

"Com várias desclassificações, várias coisas que estão acontecendo, eu cheguei a me perguntar, e tenho recebido mensagens: Eu preciso passar por tudo isso? É o meu nome, tudo que conquistei no passado está sendo apagado. Cheguei num ponto de pensar seriamente se preciso passar por isso mesmo", disse Zonta.

O advogado salientou que a equipe só ficou sabendo do resultado da perícia através da imprensa. Ele criticou a maneira com a qual o processo foi conduzido. "Para exemplificar, entramos com uma medida para impedir a perícia porque a retenção da peça, ao nosso ver, é ilegal. A gente foi até o local de perícia, que foi aleatoriamente indicado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Nós contestamos por quê a perícia iria acontecer daquele jeito e a CBA nos deu o posicionamento de que iria seguir com a perícia".

"Esse processo começou a andar sem o nosso conhecimento, nós atravessamos petição pedindo as informações, não tínhamos a manifestação das autoridades no processo, só fomos informados depois disso. E hoje fomos surpreendidos com a decisão da desclassificação, se baseando no resultado da perícia", disse Borges, que acrescentou que as informações foram vazadas à Globo antes de que a equipe ficasse sabendo.

Meneghel complementou, dizendo que a Shell ainda não tem um posicionamento oficial sobre qual seria a irregularidade na pinça de freio na comparação com outras equipes. "Foram retidas algumas peças do carro, tanto no sábado como no domingo [retrasado]. Mas os detalhes mais técnicos a gente, por incrível que pareça, acaba sabendo mais pela imprensa do que oficialmente o que aconteceu".

"É lógico que a gente entende que a equipe sempre procurou fazer o certo, sempre seguir todas as regras. Na nossa história sempre fomos uma equipe vitoriosa, e já fomos inúmeras vezes vistoriados, inúmeras peças diferentes, pontos diferentes dos nossos carros. Fica difícil falar exatamente qual o problema e o que vai ser feito a partir disso".

Zonta foi desclassificado das duas provas do fim de semana retrasado em Mogi Guaçu, conforme informou o Motorsport.com em primeira mão na tarde desta quinta-feira. Na ocasião, o piloto foi o vencedor da segunda prova no circuito paulista. Na manhã desta sexta, a CBA confirmou o gancho à Stock Car em virtude uma irregularidade na pinça de freios do carro pilotado pelo ex-Fórmula 1.

Foi a quarta vitória recente que ele perdeu por conta de ganchos na categoria: na penúltima etapa de 2018, em Goiânia, o paranaense foi punido sob a alegação de que utilizou peças irregulares na suspensão; no mesmo ano, alguns meses antes, em Campo Grande, Zonta teve vitória anulada por entrar na zona dos boxes durante vigência de safety car. Em 2017, em Tarumã, o ex-F1 perdeu o triunfo por conta de problema no tanque de combustível. 

Thiago Meneghel, Ricardo Zonta e Felipe Borges

Thiago Meneghel, Ricardo Zonta e Felipe Borges

Photo by: Carlos Costa

Palavra da Vicar

A categoria brasileira recebeu a novidade de maneira oficial após algumas horas, já que a notícia veio à tona no fim da tarde da quinta, quando os pilotos foram informados da desclassificação no briefing. O chefe da Stock, Carlos Col, explicou a situação.

"A Vicar [organizadora], mesmo que tenha sabido ontem à noite, por vazamento da informação, não podia considerar isso oficial. Por uma questão de responsabilidade, não repassou a informação a ninguém, por que não recebeu formalmente essa atualização. Como essa informação pertence à entidade (CBA), a Vicar respeita a hierarquia, então não reverberou e nem fez release na quinta".

"Mas o procedimento padrão é informar a categoria, inclusive consta do próprio regulamento. Digamos que eles não tomaram o cuidado de seguir a sequência certa. O órgão responsável por aplicar as punições é que tem que notificar piloto, equipe e organização da categoria, no caso, a Vicar".

"A partir do momento em que hoje, às 9h18 da manhã, recebemos a informação, que é o correto de acontecer, imediatamente demos publicidade à decisão, publicando na íntegra. Não informaram [a classificação]. E somente a CBA pode fazer isso".

"Não cabe a nós fazer uma reclassificação do campeonato. Isso é uma informação oficial, então na hora que a gente receber, também vai dar visibilidade a isso. Não sei dizer porque não divulgaram a classificação. Não mencionaram quando vão mandar. Nós já perguntamos", completou Col.

COMO FICA A CLASSIFICAÇÃO?

Com a mudança no resultado do Velo Città, o top-10 da Stock Car fica da seguinte: Rubens Barrichello (64 pontos), Daniel Serra (62), Ricardo Maurício (56), Felipe Fraga (50), Thiago Camilo (49), Gabriel Casagrande (49), Allam Khodair (33), Marcos Gomes (30), Cesar Ramos (27) e Gaetano di Mauro (27).

STOCK CAR 40 ANOS

A temporada atual da Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro, é histórica. Trata-se do quadragésimo ano da competição. Veja abaixo uma galeria de carros de todos os campeões com o vencedor de cada ano.

Galeria
Lista

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1/40

Foto de: Divulgacao

1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala

1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
2/40

1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala

1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
3/40

1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala

1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
4/40

Foto de: Divulgacao

1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala

1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
5/40

Foto de: Divulgacao

1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala

1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
6/40

Foto de: Divulgacao

1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala

1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
7/40

Foto de: Divulgacao

1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala

1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
8/40

Foto de: Divulgacao

1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala

1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
9/40

Foto de: Divulgacao

1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala

1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
10/40

Foto de: Divulgacao

1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala

1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
11/40

Foto de: Divulgacao

1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala

1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
12/40

Foto de: Divulgacao

1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala

1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
13/40

Foto de: Divulgacao

1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala

1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
14/40

Foto de: Divulgacao

1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala

1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
15/40

Foto de: Divulgacao

1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega

1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
16/40

Foto de: Divulgacao

1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega

1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
17/40

Foto de: Divulgacao

1996 - Ingo Hoffmann (9) - Chevrolet Omega

1996 - Ingo Hoffmann (9) - Chevrolet Omega
18/40

Foto de: Divulgacao

1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega

1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
19/40

1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega

1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
20/40

Foto de: Divulgacao

1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega

1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
21/40

Foto de: Divulgacao

2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra

2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
22/40

Foto de: Divulgacao

2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra

2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
23/40

Foto de: Divulgacao

2002 - Ingo Hoffmann (12) - Chevrolet Vectra

2002 - Ingo Hoffmann (12) - Chevrolet Vectra
24/40

Foto de: Divulgacao

2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra

2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
25/40

Foto de: Divulgacao

2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra

2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
26/40

Foto de: Divulgacao

2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra

2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
27/40

Foto de: Divulgacao

2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer

2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
28/40

Foto de: Divulgacao

2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer

2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
29/40

Foto de: Divulgacao

2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307

2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
30/40

Foto de: Divulgacao

2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307

2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
31/40

Foto de: Divulgacao

2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra

2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
32/40

Foto de: Divulgacao

2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408

2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
33/40

Foto de: Divulgacao

2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic

2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
34/40

Foto de: Duda Bairros

2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic

2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
35/40

Foto de: Chris Fabbri / CFR Media - Brazil

2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic

2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
36/40

2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408

2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
37/40

2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408

2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
38/40

Foto de: Fábio Davini

2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze

2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
39/40

2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze

2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
40/40

Foto de: Fernanda Freixosa

Próximo artigo
Maurício supera Serra no primeiro treino da Stock Car em Goiânia

Artigo anterior

Maurício supera Serra no primeiro treino da Stock Car em Goiânia

Próximo artigo

Novo líder da Stock, Barrichello comenta punição a Zonta e celebra 2019

Novo líder da Stock, Barrichello comenta punição a Zonta e celebra 2019
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Stock Car Brasil
Pilotos Ricardo Zonta
Autor Carlos Costa