Últimas notícias

Barrichello pode ter vitória “cassada” após estratégia ousada na Stock Car; entenda

Protesto da Crown Racing alega que piloto da Full Time deveria ter largados dos pits em prova que se saiu vencedor. Caso deve parar na Justiça Desportiva

Chegada da corrida 1 da etapa de Campo Grande da Stock Car

Chegada da corrida 1 da etapa de Campo Grande da Stock Car

YouTube screen grab

A parte final da primeira corrida da etapa de Campo Grande da Stock Car foi marcada pela disputa intensa entre Thiago Camilo e Júlio Campos, com o piloto da Ipiranga Racing levando melhor. Mas poucos perceberam um detalhe, no exato momento em que os dois protagonistas receberam a bandeira quadriculada: Rubens Barrichello estava na área de pits, fazendo nova troca de pneus e reabastecendo para a corrida 2 (como mostra a foto acima).

Oficialmente, Barrichello foi o 14º, posição esta que largou na corrida 2, para vencer mais tarde.

Leia também:

Após a etapa, a Crown Racing, do piloto Gabriel Casagrande, terceiro colocado, entrou com um protesto, alegando que Barrichello teria que largar dos pits, o que certamente evitaria seu triunfo, baseados no artigo 22.1.d do regulamento que diz: “Os carros que já estiverem dentro do box e que não receberam a bandeirada final da 1ª prova não poderão abastecer combustível, porém estarão isentos da condição do regime de parque fechado, podendo concluir trabalhos de manutenção e deverão largar do box.”

No entendimento da Crown, Barrichello não poderia ter alinhado no grid da corrida 2, já que não recebera a bandeira quadriculada. Para a CBA, o procedimento foi legal, tanto que acabou não sendo punido após a segunda prova. Mas o caso deve parar nos tribunais esportivos, com os advogados do time entrando com um recurso perante a Comissão Disciplinar do STJD.

Segundo apurado pelo Motorsport.com Brasil, assim que o vencedor recebe a bandeira quadriculada, há a comunicação da direção de prova que indica o fim da corrida e que os boxes estão fechados. Barrichello, de fato, estava na área de pits quando Camilo passou a linha, mas o procedimento de fechar os pits com o cone ainda não havia acontecido. O piloto do carro #111 não foi barrado e conseguiu largar normalmente.

O chefe da equipe Full Time, Maurício Ferreira, preferiu não dar detalhes do caso quando consultado pelo Motorsport.com Brasil.

“Fomos chamados pelos comissários para falar sobre o procedimento de pit na corrida 1, mas não houve punição. Também ouvi falar sobre esse possível protesto da Cimed (Crown Racing), mas oficialmente não recebi nada. E, portanto, prefiro esperar até que tenha algo oficial para me pronunciar.”

E comentou a tática adotada pela equipe: “A estratégia é otimizada para a corrida 2. Quanto mais tarde você trocar os pneus, melhor é. Obviamente que parando no último momento da corrida 1, você terá os melhores pneus da corrida 2. Fomos no limite e coincidentemente estávamos saindo desse limite, junto com o líder da prova tomando a bandeirada.”

“Trabalhamos sempre em otimização, sabíamos que parar por último seria o melhor. Fica o aprendizado de talvez não correr o risco de ir tão no limite, mas agora já foi, a intenção é sempre otimizar a melhor performance.”

Até o momento da publicação desta reportagem, a CBA ainda não havia explicado os motivos que fizeram com que Barrichello largasse normalmente na corrida 2 ou que julgasse como improcedente o protesto da Crown após a corrida.

A briga pelo título histórico

A novela que está prestes a iniciar poderá interferir diretamente na disputa pelo título, já que Barrichello ocupa a quarta posição no campeonato, a 22 pontos de Daniel Serra, líder e atual bicampeão da Stock Car.

Tanto Serra, como Rubinho, assim como Ricardo Maurício, segundo colocado na tabela, já fazem parte do hall de campeões da Stock Car. Quem será que fará parte desta lista em 2019? Confira todos os campeões da categoria e seus respectivos carros.

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala

Foto de: Divulgacao

1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala

1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala

1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala

1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala

1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala

1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala

Foto de: Divulgacao

1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala

1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala

Foto de: Divulgacao

1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala

1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala

Foto de: Divulgacao

1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala

1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala

Foto de: Divulgacao

1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala

1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala

Foto de: Divulgacao

1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala

1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala

Foto de: Divulgacao

1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala

1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala

Foto de: Divulgacao

1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala

1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala

Foto de: Divulgacao

1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala

1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala

Foto de: Divulgacao

1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala

1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala

Foto de: Divulgacao

1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala

1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala

Foto de: Divulgacao

1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala

1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala

Foto de: Divulgacao

1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega

1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega

Foto de: Divulgacao

1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega

1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega

Foto de: Divulgacao

1996 - Ingo Hoffmann (9)  - Chevrolet Omega

1996 - Ingo Hoffmann (9) - Chevrolet Omega

Foto de: Divulgacao

1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega

1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega

1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega

1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega

Foto de: Divulgacao

1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega

1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega

Foto de: Divulgacao

2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra

2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra

Foto de: Divulgacao

2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra

2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra

Foto de: Divulgacao

2002 - Ingo Hoffmann (12)  - Chevrolet Vectra

2002 - Ingo Hoffmann (12) - Chevrolet Vectra

Foto de: Divulgacao

2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra

2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra

Foto de: Divulgacao

2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra

2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra

Foto de: Divulgacao

2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra

2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra

Foto de: Divulgacao

2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer

2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer

Foto de: Divulgacao

2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer

2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer

Foto de: Divulgacao

2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307

2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307

Foto de: Divulgacao

2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307

2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307

Foto de: Divulgacao

2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra

2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra

Foto de: Divulgacao

2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408

2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408

Foto de: Divulgacao

2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic

2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic

Foto de: Duda Bairros

2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic

2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic

Foto de: Chris Fabbri / CFR Media - Brazil

2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic

2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic

2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408

2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408

2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408

2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408

Foto de: Fábio Davini

2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze

2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze

2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze

2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze

Foto de: Fernanda Freixosa

40

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior WEC: Fraga vê chance de vencer em São Paulo e exalta Serra
Próximo artigo Stock Car: Corrida do Milhão deverá ter Q4 no treino classificatório

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil