Camilo aposta em economia de gasolina para faturar o 4º milhão
Maior vencedor da Corrida do Milhão, piloto da Ipiranga Racing larga em terceiro na prova disputada em Interlagos
Após se classificar no terceiro lugar do grid para a Corrida do Milhão da Stock Car, Thiago Camilo acredita ter condições de lutar pela vitória neste domingo, em Interlagos. As esperanças do piloto da Ipiranga estão no fato de ele ter poupado combustível nos primeiros estágios da classificação. Segundo ele, a economia lhe permite seguir uma estratégia similar a de quem larga a partir da sétima posição, a partir da qual os competidores gastaram menos gasolina e pneus.
“Nós programamos a classificação visando a corrida", disse Camilo. "Era nossa estratégia desde o começo. Saímos para economizar no Q1, só fiz uma volta lançada, enquanto outros carros fizeram mais de uma tentativa. Isso gera uma certa economia”.
“Fizemos a mesma coisa no Q2, mas fomos surpreendidos porque não imaginávamos que alguns carros competitivos iriam para uma segunda volta lançada tentando melhorar o tempo. Isso aconteceu tanto no Q1 quanto no Q2”, ponderou o maior vencedor da Corrida do Milhão.
O piloto do carro #21 ainda admitiu que se beneficiou da quebra de Átila Abreu. “Tivemos um pouco de sorte no Q1 por conta do óleo na curva da junção, porque os carros do grupo 2 não conseguiram evoluir. Se tivessem conseguido, poderíamos ter saído do top-15”, explicou.
“Dentro dessa economia que conseguimos no Q1 e no Q2, tínhamos uma certa vantagem de combustível em relação aos outros carros. Chegando no Q3, tínhamos umas duas ou três voltas e meia de economia, por isso decidimos forçar e tentar a SuperPole”.
O menor consumo de gasolina ao longo da classificação deixa Camilo esperançoso: “Eu acredito que, mesmo tendo feito todas as sequências do treino, temos um tanto de combustível parecido com quem está largando em sétimo, por conta da economia que conseguimos fazer”.
“Claro que, se largássemos na sétima posição, teríamos mais combustível, mas é algo difícil de quantificar porque eu estava a meio décimo de diferença do Daniel Serra para passar para a SuperPole. Como vamos mensurar isso na média? É impossível”.
"Fizemos a SuperPole tentando ganhar alguma posição. Além disso, fizemos porque no regulamento consta que, se você não faz todo o processo classificatório, tem uma punição no grid de largada. Então tivemos que completar o Q3 e a SuperPole, mas acredito que mesmo assim estamos bem posicionados para a corrida”.
Perguntado sobre a diferença de conduta do pole Lucas di Grassi, que não disputa o campeonato, e os concorrentes ao título do pelotão da frente, Camilo respondeu: “Acho que acaba sendo um pouco natural uma postura diferente de alguns pilotos.
"Essa prova traz um pouco disso. Mas acredito que esses que estão na briga pelo título, ou que são um pouco mais experientes, estão na mesma linha do ano inteiro. Mas o Di Grassi não tem nada a perder. Para ele, a vitória é uma questão de tudo ou nada".
O piloto da Ipiranga ainda comentou a possibilidade do campeão da Fórmula E ajudar os companheiros de Eurofarma, Daniel Serra e Ricardo Maurício, que brigam pelo título: “Acho que isso pode acontecer, é uma possibilidade".
"Não dá para se descartar, mas também não tenho como afirmar isso. Não sei o que o Lucas, o Ricardo e o Daniel estão pensando para a corrida. Sei que o Ricardo e o Daniel estão diretamente na briga".
Camilo, porém, levantou uma dúvida pertinente. "Se for ajudar, vai ajudar quem? Porque os dois estão embolados na briga. Se ajudar um, vai prejudicar o outro. É complicado, mas eu acredito que o Lucas seja um cara íntegro e não vai atrapalhar a disputa”.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.