Últimas notícias

Stock Car: Camilo chega a Interlagos em busca de título e recorde

Piloto da Ipiranga pode se isolar como recordista de poles e vitórias em uma mesma temporada da Stock Car

Thiago Camilo na Stock Car

Foto de: Carsten Horst

Desde o início da ‘Era V-8’ na Stock Car, em 2001, quando além de motores de cerca de 500 cavalos equalizados montados em carros projetados para as pistas de corrida, as temporadas passaram e ter doze etapas, o recorde de poles em um só ano é de seis, conquistado por Cacá Bueno em 2011.

Leia também:

E o número de vitórias, as cinco de Ricardo Maurício em 2008. Thiago Camilo igualou os dois recordes nas onze etapas disputadas até agora em 2019, e vai para a última corrida do ano, no próximo domingo (dia 15), em Interlagos, atrás de se isolar como recordista. Como não depende somente de si para conquistar o título, só pensa em vencer. E a partir daí o que vier é lucro.

Com 29 pontos a menos que Daniel Serra e 11 a menos que Ricardo Maurício, se Thiago Camilo levar os 60 pontos pela vitória na corrida de pontuação dobrada, precisa que Serrinha chegue a partir da sexta posição e Ricardinho a partir da terceira para ser campeão. Há ainda uma série de combinações até o Chevrolet número 21 cruzar a linha de chegada em sexto e Serrinha não pontuar, mas Thiago Camilo não tem trabalhado em cima de hipóteses. “Tenho que pensar na vitória e em nada mais”.

Camilo também tem recorde de vitórias na etapa de encerramento

 

Photo by: Duda Bairros

Desde o início da ‘Era V-8’, em 2001, todas temporadas da Stock Car vêm tendo doze etapas, e a última delas é disputada em corrida única. 2019 não será diferente. Duas vezes, em 2012 e 2013, a etapa de encerramento foi também a Corrida do Milhão. E a partir de 2014, quando foram reintroduzidas as rodadas duplas na principal categoria do automobilismo nacional, a corrida final tem pontuação dobrada.

O maior vencedor nessas 18 edições é Thiago Camilo, com quatro triunfos, e curiosamente, o único a ser campeão e vencer a última corrida foi Chico Serra, em 2001. Em apenas três ocasiões nessas 18 temporadas, a prova final não foi realizada em Interlagos: 2010 em Curitiba, 2011 no Velopark, e 2014 em Curitiba.

Das quatro vitórias de Thiago Camilo na etapa final de Interlagos (em 2004, 2008, 2009 e 2012), duas são particularmente simbólicas para o paulistano de 35 anos. A de 2004 foi a primeira vitória na Stock Car. E a de 2012 foi a segunda vitória consecutiva na Corrida do Milhão – a primeira também foi conquistada em Interlagos, mas no meio do ano -, obtida nos metros finais depois de ter largado no fim do grid, recebendo a bandeirada apenas 81 milésimos de segundo à frente de Ricardo Maurício. Thiago Camilo fez sua primeira temporada na Stock Car em 2003. Na sua primeira corrida final, ficou em 10º lugar pela pequena Scuderia Lobo. Ao todo, disputou 13 corridas finais em Interlagos e venceu quatro, num percentual de vitórias de 30,77%.

Bia Figueiredo tenta encerrar o ano com melhor marca

 

Photo by: Carsten Horst

Bia Figueiredo, companheira de Camilo na Ipiranga Racing, tem um objetivo diferente. Fechar 2019 bem. “Foi um ano de altos e baixos. Claro que estou feliz por meu melhor resultado na Stock Car, o quarto lugar em Londrina. Faltou pouco para cumprir a meta de subir ao pódio.

"Tivemos boas oportunidades para brigar por pódios e vitórias, sobretudo na corrida 2, que não se concretizaram. Então a pontuação também ficou aquém do que planejamos, mas ficou o aprendizado. Uma das coisas que precisamos melhorar é a posição de classificação, e vamos tentar nessa última corrida, que é única e onde preciso pontuar”.

Se Bia Figueiredo chegar na zona de pontos na corrida de Interlagos ela no mínimo igualará sua maior pontuação na Stock Car, os 64 pontos de 2016. 

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Temporada histórica

O ano de 2019 é histórico para a Stock Car, já que a categoria completa quatro décadas de existência. Confira todos os campeões - e seus respectivos carros - na galeria abaixo:

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
1996 - Ingo Hoffmann (9)  - Chevrolet Omega
1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
2002 - Ingo Hoffmann (12)  - Chevrolet Vectra
2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
40

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Stock: Piquet fica na Full Time em 2020 e elogia Corrida de Duplas
Próximo artigo Barrichello feliz "por chegar na última prova lutando pelo campeonato"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil