Stock Car Brasil
18 out
-
20 out
Evento encerrado
08 nov
-
10 nov
Evento encerrado
R
Goiânia II
22 nov
-
24 nov
Próximo evento em
1 dia

Coluna do Vicente Sfeir: Stock Car, uma senhora de 40 anos

compartilhar
comentários
Coluna do Vicente Sfeir: Stock Car, uma senhora de 40 anos
Por:
, Colunista de mercado do Motorsport.com Brasil
4 de abr de 2019 16:07

Em sua primeira coluna no Motorsport.com, o executivo Vicente Sfeir fala sobre como a categoria está posicionada no automobilismo mundial, bem como o mercado em que atua, com a Shell

São poucas as categorias no mundo que tem uma tradição como a Stock Car, que irá abrir a sua 40ª temporada e disputará a corrida de número 500 neste fim de semana.  São poucas as categorias internacionais que conseguem números expressivos assim, basta observar a F1, que chega à milésima corrida na próxima etapa.

A Stock Car é a maior categoria do automobilismo nacional. Com o maior número de empresas de diferentes segmentos fazendo parte do circo, ela tem presença garantida em seis ou sete estados brasileiros, e só não são mais pela falta de autódromos homologados para a competição.

Ao mesmo tempo, a Stock Car conta com um nível de pilotos extremamente alto. Por aqui estão pilotos com passagem pela F1, pelas categorias de acesso da F1 ou que retornam para o Brasil e se mantêm como profissionais em uma categoria extremamente competitiva, com mais de 30 carros no grid. São números impressionantes para uma categoria nacional.

Sabemos das dificuldades econômicas que o país passa e mesmo assim, com o orçamento elevado que a categoria exige, permanecemos com um grande número de carros e empresas, não só expondo suas marcas nos carros durante as competições, mas também ativando seus negócios de forma regional.

Nossa expectativa para esse ano é a maior possível. Entramos de cabeça, com quatro carros, divididos em duas equipes, dando sequência à nossa estratégia de desenvolvimento de jovens pilotos e sem mudar a dupla titular que terminou o ano conquistando sete vitórias nas pistas.

Obviamente também estamos de olho nas ativações em cada etapa. No caso da Raízen, são sete áreas de negócios da companhia ativadas, usando o motorsport e a Stock Car para explorar comercialmente os nossos diferentes negócios. Isso é o que realmente justifica um grande patrocinador fazer parte da categoria.

Carros da Shell para a temporada 2019 da Stock Car

Carros da Shell para a temporada 2019 da Stock Car

Photo by: Jose Mario Dias

Então, logicamente nossa expectativa é entregar performance na pista, brigar pelo campeonato e ao mesmo tempo explorar a categoria para trazer novos negócios para a companhia.

Posicionando a Stock Car na cena internacional, os fatos de termos um alto nível de pilotos competindo, grandes empresas presentes e grandes ativações nas etapas me faz ter a certeza que não tem nada que diminua a Stock Car em relação às outras categorias mundiais que eu conheço e que a Shell participa. Por exemplo: nossa média de público é superior a 30 mil pessoas por etapa, maior que no DTM, onde existe inclusive um grande investimento das montadoras. Obviamente, estamos muito atrás da NASCAR, que tem um calendário enorme, com 36 etapas, e uma média de público superior a 200 mil pessoas. São essas categorias que temos que nos espelhar para entender essa receita de sucesso de público e ativação, já que são diferentes no ponto de vista de competição.

E tem também a Fórmula E, uma categoria nova de carros elétricos, ainda se posicionando no plano do esporte a motor global. Mas que vem ganhando terreno muito rapidamente como categoria mundial, fazendo ativações inovadoras relacionadas aos seus segmentos que são mobilidade urbana e sustentabilidade.

Acredito que a Stock Car, em um curto prazo, também terá que pensar de que forma consegue ir nessa direção de sustentabilidade. Talvez tendo um motor híbrido para fazer a composição da potência total do motor.

Próximo artigo
Motorsport.com terá colunas sobre automobilismo como negócio com executivo Vicente Sfeir

Artigo anterior

Motorsport.com terá colunas sobre automobilismo como negócio com executivo Vicente Sfeir

Próximo artigo

Especial Stock Car: Em ano histórico, rivais tentam impedir Serra de repetir pai

Especial Stock Car: Em ano histórico, rivais tentam impedir Serra de repetir pai
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Stock Car Brasil
Autor Vicente Sfeir