Mais rápido do fim de semana, di Mauro faz mistério sobre SuperPole
Piloto da Shell Helix Ultra liderou os últimos dois treinos livres para a Corrida do Milhão da Stock Car, em Interlagos
Com o tempo de 1min36s177 no terceiro treino livre, Gaetano di Mauro cravou o melhor tempo do fim de semana da Corrida do Milhão da Stock Car. O novato da Shell Helix Ultra ainda liderou a segunda sessão prática e chega com expectativa para o treino classificatório deste sábado. O otimismo também se justifica pelo fato de seu companheiro, Galid Osman, ter cravado a volta mais rápida da categoria em Interlagos durante o shakedown de sexta-feira, com 1min35s959.
Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, di Mauro projetou a classificação. "A expectativa é seguir igual e tentar fazer a pole. A gente tem um bom carro pro quali, a equipe está trabalhando muito bem. A gente está só nos ajustes finos agora para fazer o melhor. Já fizemos todas as simulações de pneus e combustíveis para a corrida", disse o jovem piloto, campeão brasileiro de kart na atual temporada.
A reportagem também questionou di Mauro sobre o novo formato da classificação. Conforme adiantado pelo Motorsport.com, depois da disputa normal de Q1 e Q2, as fases seguintes da qualificação trarão elementos que prometem complicar a estratégia das equipes de ponta.
O Q3, que normalmente define o pole, será um pouco distinto: serão seis pilotos classificados, mas com três voltas lançadas para cada. Suas médias serão aferidas e, em seguida, os três mais velozes vão para a briga da SuperPole, na qual terão uma volta lançada para, finalmente, disputar o direito de largar à frente, numa espécie de Q4. Com isso, os carros que largarem na frente, especialmente os três primeiros, terão menos combustível e pneus desgastados para a prova.
O piloto da Shell Helix Ultra evitou falar sobre o planejamento da escuderia: "Na verdade, é uma estratégia de equipe. A gente ainda não decidiu. Vai ser de última hora. Mas acho que vale a pena fazer a pole. O novo formato vai dar uma embaralhada no grid, então vamos ver o que vai restar".
História da Corrida do Milhão
A prova é disputada desde 2008, quando pagou 1 milhão de dólares. Ficou ausente do calendário no ano seguinte e desde 2010 vem sendo disputada ininterruptamente. O finado Autódromo de Jacarepaguá foi o palco da primeira prova, mas Interlagos vem se tornando o principal local de disputa.
Curitiba e Goiânia também receberam a corrida. A capital goiana, aliás, foi onde aconteceu a última edição. O maior ganhador é Thiago Camilo, em três oportunidades (2011, 2012 e 2015). Rubens Barrichello, que triunfou no ano passado, tem duas conquistas e busca empatar com o piloto da Ipiranga Racing neste ano. Veja todos os vencedores na galeria especial abaixo:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.