Pela 1ª vez em MG, Stock Car terá etapa histórica em Curvelo
Campeonato pisa pela primeira vez em terras mineiras desde 1979 usando maior autódromo do Brasil em atividade

Este final de semana será um daqueles para sempre lembrados na história da Stock Car. A categoria pela primeira vez em sua vasta história irá correr no estado de Minas Gerais. O autódromo será o Circuito dos Cristais (nome dado por conta dos vários minerais presentes na região), em Curvelo.
Inaugurado neste ano, o circuito é o mais promissor atualmente no Brasil. Seu traçado bastante seletivo faz muitos fãs sonharem com o retorno de grandes categorias ao país, como a Indy, o WEC, mas – principalmente - a MotoGP, já que o circuito diz ter homologação da Federação Internacional de Motociclismo. Consultor da Dorna (empresa que gere a MotoGP) no país, o ex-piloto Alexandre Barros já visitou a pista se disse otimista com o que viu.
Os 4.4 km de extensão fazem com que o Circuito dos Cristais supere Interlagos como a maior pista ativa do Brasil. O autódromo paulista (que já teve 7.874 metros antes da reforma de 1990) tem atualmente 4.314 metros com a chicane feita na Curva do Café.
Em obras há dois anos, Brasília tem em seu circuito interno (não utilizado pela Stock desde 2001) 5.475 metros, sendo atualmente o circuito de maior extensão no Brasil. Porém, a pista não é usada desde 2013.
O último circuito permanente a estrear na Stock Car foi o Velopark, em abril de 2010. Na ocasião, a vitória foi de Ricardo Maurício. Também na mesma época, em 2009 e em junho de 2010, os circuitos de rua de Salvador e Ribeirão Preto estrearam, com vitórias de Cacá Bueno e Átila Abreu. No entanto, nenhuma das pistas está mais no calendário.
Com 18 curvas, a pista mineira promete grandes e decisivas corridas neste final de semana. Felipe Fraga lidera o campeonato com 252 pontos (dez a mais que a pontuação final do campeão Marcos Gomes em 2015) e tem uma frente de 29 para Rubens Barrichello.
Quem se dará melhor em Curvelo: o velho leão de 44 anos ou o novo pretendente de 21? Saiba neste final de semana, e confira a cobertura completa no Motorsport.com.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.