TCR South America: Amigo de Guerrieri e Girolami, Pepe Oriola busca “erro zero” para levantar título

Amigo de Guerrieri e Girolami, Pepe Oriola busca “erro zero” para levantar o título no TCR South America

TCR South America: Amigo de Guerrieri e Girolami, Pepe Oriola busca “erro zero” para levantar título

O TCR South America iniciou sua história nesta temporada com a promessa de trazer para o continente uma plataforma global de competição em carros de corrida. O plano era ir além da soberba rivalidade entre Brasil e Argentina, engajando competidores de todo o mundo.

E vem da Espanha o líder do campeonato.

Pepe Oriola tem feito valer a quilometragem acumulada na Europa com carros de TCR. Em grande estilo, ele foi o nome da etapa inaugural em Interlagos, vencendo ambas as corridas depois de largadas estupendas. Ele levantou a vitória também na segunda prova de Rivera, quando protagonizou uma bela batalhar com o uruguaio Santiago Urrutia nas duas baterias.

Ao longo do restante da temporada, o catalão de 27 anos de idade mostrou que sua habilidade vai além do know-how de acertar o salto na largada parada. Ele sempre se mostrou combativo, com grande ritmo de prova e uma capacidade certeira para conservar os pneus.

A duas etapas do fim da temporada, o líder do campeonato revela em entrevista exclusiva como veio parar na América do Sul e seus planos para conquistar o primeiro título da história do TCR South America.

A categoria volta a correr neste fim de semana, no Autódromo Oscar Cabalén em Córdoba. Oriola aparece no topo da tabela de pontos, com 198. Rodrigo Baptista é o vice-líder com 190 e Raphael Reis é o terceiro, com 182.

Qual sua estratégia para a reta final do campeonato em busca do título?

A estratégia para as últimas etapas da temporada é tentar somar o máximo de pontos e sobretudo não ter nenhum erro de pilotagem que nos faça zerar uma prova, o que seria mortal para o campeonato. Ou mesmo algum toque com algum concorrente nas corridas. Assim nosso objetivo é somar, somar, somar e manter a linha que desenvolvemos durante o ano para chegar ao título.

Como avalia a temporada inaugural do TCR South America e seu desempenho até aqui?

O campeonato TCR South America vem melhorando muito desde a primeira etapa em São Paulo até a última em Buenos Aires. O nível dos pilotos está cada vez mais alto e vieram outros competidores internacionais além de mim. Creio que a categoria tem muito futuro e a organização faz um grande trabalho, no qual destaco a plataforma de transmissão de TV ao vivo que é muito importante para atrair patrocinadores e novos pilotos para a categoria.

Como surgiu o interesse em competir na América do Sul?

O interesse veio porque tenho uma boa relação com Esteban Guerrieri e Bebu Girolami e me falaram da possibilidade de competir esse campeonato. Então através da JAS [equipe italiana parceira oficial da Honda na Europa] e da equipe W2, que me apoiaram muito esse ano, tive a oportunidade de tentar a sorte neste ano aqui na América do Sul. E estou muito contente em ter vindo, pois o nível dos pilotos e da competição é muito bom e o campeonato tem um grande futuro.

Suas largadas foram muito boas em todas as etapas. Como se prepara para ser tão superior nas largadas paradas?

A verdade é que normalmente eu largo muito bem. Mas tenho que seguir trabalhando nisso porque todos estão aprimorando muito. A princípio eu tinha mais experiência com o carro e isso fez a diferença, mas, pouco a pouco todos os concorrentes estão começando a largar melhor e tenho que seguir me dedicando muito para continuar com essas boas partidas.

FRANK WILLIAMS morre aos 79 anos; FELIPE MASSA relembra aprendizado com “LENDA” da F1

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #148: O jogo virou a favor da Mercedes? Quem é o favorito ao título?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

compartilhar
comentários
TCR South America: Promotor avalia temporada e projeta 2022 com aumento de grid, locais inéditos e confirmação de TCR Brasil
Artigo anterior

TCR South America: Promotor avalia temporada e projeta 2022 com aumento de grid, locais inéditos e confirmação de TCR Brasil

Próximo artigo

TCR South America entra na reta final com três candidatos ao título

TCR South America entra na reta final com três candidatos ao título
Carregar comentários