Fórmula 1
03 jul
-
05 jul
Evento encerrado
10 jul
-
12 jul
Corrida em
18 Horas
:
22 Minutos
:
07 Segundos
IndyCar
02 jul
-
04 jul
Evento encerrado
10 jul
-
12 jul
Evento em andamento . . .
NASCAR Cup
05 jul
-
05 jul
Evento encerrado
R
Kentucky
12 jul
-
12 jul
Próximo evento em
05 Horas
:
12 Minutos
:
07 Segundos
Stock Car Brasil
R
Santa Cruz do Sul
17 jul
-
19 jul
Próximo evento em
5 dias
R
Interlagos - Corrida do Milhão
21 ago
-
23 ago
Próximo evento em
40 dias
MotoGP
R
GP da República Tcheca
06 ago
-
09 ago
Próximo evento em
25 dias
R
GP da Áustria
13 ago
-
16 ago
Próximo evento em
32 dias

TCR South America é lançado com três corridas previstas para Brasil e início em abril de 2021

compartilhar
comentários
TCR South America é lançado com três corridas previstas para Brasil e início em abril de 2021
Por:
2 de jun de 2020 16:11

Categoria que envolve mais de 30 campeonatos pelo mundo chegará à América do Sul no próximo ano

Nesta terça-feira (02) aconteceu a apresentação online do TCR South America, campeonato sul-americano de turismo, que deve ter sua primeira temporada em 2021, com início previsto para o mês de abril. Estiveram presentes, além de Marcello Lotti, presidente do WSC Group, representantes dos países envolvidos, além de Maurício Slaviero, promotor do Brasil, e os pilotos Esteban Guerrieri, Bebu Girolami e Augusto Farfus.

Esta será a primeira empreitada do conceito TCR em terras sul-americanas. O grupo administra mais de 30 campeonatos pelo mundo, com mais de 700 carros de competição. O campeonato mundial, WTCR é o certame com mais visibilidade, além do ETCR o primeiro elétrico, que será iniciado em breve.

Leia também:

A previsão é que aconteçam oito etapas em 2021, sendo três no Brasil, três na Argentina, uma no Chile e uma no Uruguai. Segundo Slaviero, os fins de semana no Brasil devem acontecer no Autódromo de Interlagos e Curitiba, com a terceira vaga podendo ser no Velopark, Velo-Città ou Goiânia.

Equilíbrio e carros

As equipes terão apoio das fábricas, mas não haverá equipes oficiais das montadoras. Ainda não há fabricantes confirmados, nem equipes, com esta definição acontecendo no final de julho, segundo a categoria.

O Grupo TCR se baseia em ter o menor custo mínimo, além de utilizar o BoP (Balance of Performance) ou o lastro, para haver equilíbrio entre os competidores. Uma equipe que entrar no campeonato poderá ter de um a quatro carros, com o custo estimado de US$ 130 mil dólares por temporada por cada auto na pista, cerca de R$ 680 mil.

As marcas que já tem carros homologados pelo TCR e que podem fazer parte da versão sul-americana são: Alfa Romeo, Audi, Cupra, Honda, Hyundai, Kia, Lada, Link & Co, Opel, Peugeot, Renault, Subaru, Volkswagen e Fiat.

O carro terá motor 2.0L Turbo, baseado nos modelos de linha, com potência aproximada de 350 cavalos, câmbio sequencial de seis marchas paddle shift, rodas de 18 polegadas e tração dianteira. Fornecedores de combustível e pneus serão anunciados até setembro.

Formato

Cada etapa deverá ter dois dias de carros na pista, composto de dois treinos livres de 30 minutos cada e um treino classificatório dividido em Q1, Q2 e Q3 no sábado. No domingo, acontecem duas corridas de 35 minutos cada. A ordem do grid da primeira bateria será com o grid invertido do quali, a partir da 10ª posição, enquanto que na segunda prova, será obedecida a ordem da classificação de sábado.

Na primeira temporada, estão previstas a distribuição de 26 vagas no grid, sendo que 24 terão que ser de pilotos de Brasil, Argentina, Chile ou Uruguai. As duas restantes podem ser destinadas a pilotos de outros países do continente.

Representante brasileiro no WTCR, Augusto Farfus participou do evento online e se mostrou feliz pela chegada do campeonato.

“Comecei a correr no TCR no campeonato mundial e fiquei muito impressionado com a estrutura e o sucesso. É um campeonato muito equilibrado, deixa o público próximo do campeonato e com o BoP acaba proporcionando grandes disputas. Espero acompanhar de perto o campeonato e quem sabe até competir.”

VÍDEO: Luis Roberto: histórias de transmissões, com momentos históricos e algumas gafes

PODCAST: Entrevista com Reginaldo Leme: a lenda na cobertura da F1

 

Próximo artigo
Organizador do TCR Sul-americano prevê etapas conjuntas com outras categorias brasileiras

Artigo anterior

Organizador do TCR Sul-americano prevê etapas conjuntas com outras categorias brasileiras

Próximo artigo

Após lançamento oficial, confira quais carros podem estar no TCR South America

Após lançamento oficial, confira quais carros podem estar no TCR South America
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria TCR
Autor Erick Gabriel