Entrevista

Di Grassi: "é um peso que sai das minhas costas"

Após conquista histórica no Mundial de Endurance, Lucas di Grassi conversou com exclusividade com o Motorsport.com Brasil e falou sobre a vitória em Spa-Francorchamps, além de abordar as 24 Horas de Le Mans e a temporada da Fórmula E

Lucas di Grassi, Audi Sport Team Joest

Foto de: Audi Communications Motorsport

#8 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Lucas di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis race winners
#8 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Lucas di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis
#8 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Lucas di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis
#8 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Lucas di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis
#8 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Lucas di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis
Dr. Ing. Stefan Knirsch, Dr. Wolfgang Ullrich, Head of Audi Sport, Lucas di Grassi, Audi Sport Team Joest
#8 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Lucas di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis
#8 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Lucas di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis
#8 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Lucas di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis
Lucas di Grassi
#8 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Lucas di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis
#8 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Lucas di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis
#8 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Lucas di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis
#8 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Lucas di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis

Lucas di Grassi está em um grande ano. Líder da Fórmula E, o piloto da ABT lidera a segunda temporada do campeonato de carros elétricos, com 126 pontos contra 115 de Sébastien Buemi, da e.Dams - que, teoricamente, possui o carro mais veloz. O brasileiro tem três vitórias - seriam quatro, caso di Grassi não tivesse sido desclassificado no ePrix do México.

No último sábado (7), o brasileiro adicionou mais um elemento ao ano positivo com a primeira vitória no Mundial de Endurance, triunfando na caótica 6 Horas de Spa-Francorchamps. Após a conquista histórica, a primeira de um brasileiro no WEC e a primeira em um campeonato de protótipos desde 1987, quando Raul Boesel venceu no extinto Mundial de Protótipos, di Grassi conversou com exclusividade com o Motorsport.com Brasil. Confira:

O que essa vitória significa para você em uma temporada que tem sido bastante positiva?

“Significa bastante, minha primeira vitória no WEC, primeira com a Audi – cheguei perto várias vezes e não tinha conseguido. É um peso que sai das minhas costas, tenho lutado muito para conseguir bons resultados nessa categoria, que é tão importante, e finalmente veio o resultado que esperávamos.”

“Na verdade, a vitória veio na corrida que menos esperávamos, acho que foi um resultado surpreendente para todos. Mas no final, o nosso carro foi o que teve mais confiabilidade – isso faz parte das corridas de endurance. Todos tiveram problemas em Spa, inclusive a gente, mas o nosso carro foi o que 'quebrou menos' nesta prova.”

Desde que você entrou na Audi, seu trio passou por muitas trocas. Agora, você está na segunda temporada com Loïc Duval e Oliver Jarvis. Qual a importância dessa estabilidade?

“É grande, porque em uma condição que você divide o carro com outros pilotos – algo que nunca aconteceu comigo em outras categorias, como a F1, F-E e GP2, quando as decisões sobre o carro cabiam apenas a mim – você precisa conversar com eles sobre o acerto, a estratégia. É necessário entender os pontos fortes e fracos de cada um e tentar acertar isso para obter o melhor resultado. Com estabilidade, você entende melhor as características de cada um e ajusta da melhor maneira.”

As 6 Horas de Spa-Francorchamps foram repletas de problemas técnicos nos carros híbridos da LMP1. Tendo em vista as 24 Horas de Le Mans, o que é mais importante: confiabilidade ou velocidade?

“Em Le Mans, sem dúvida, a confiabilidade é importante. Se você quebrar na 23ª hora, de nada adianta ter velocidade. É uma corrida muito estressante para o carro – e não existe mais essa história de poupar equipamento durante a prova, são 24 horas de pé embaixo e se não fizermos isso, nossos rivais farão.”

"Então é uma combinação dos dois fatores e, na prova deste ano, os sistemas híbridos – que estão ainda mais complexos nesta temporada - serão muito importantes. É o que tem gerado os maiores problemas de confiabilidade – foi o que causou nosso abandono em Silverstone, foi o que falhou no carro da Porsche em Spa. Os seis principais carros da LMP1 utilizam tecnologia híbrida e estão suscetíveis a falhas neste sentido, então a confiabilidade será fundamental.”

O seu trio chega a Le Mans com mais pontos do que os companheiros de equipe. Existe alguma possibilidade de, em caso de dobradinha na frente ou em que o #7 esteja à frente de vocês, que a Audi dê ordens para priorizar vocês?

“Não creio que isso deve acontecer em Le Mans – nem na Audi, nem nas outras equipes – ainda é cedo para isso. Será, como eu disse, uma prova de 'pé embaixo' e quem for o mais veloz e mais confiável vencerá. É muito difícil ver ordens de equipe tão cedo no Mundial de Endurance.”

Por fim, como você vê a temporada atual da F-E?

“A F-E tem sido excelente para mim. Não temos o melhor carro – o da e.Dams é superior, sem dúvida – mas temos sido bastante consistentes. Apesar da desclassificação no México, lidero o campeonato com 11 pontos à frente de Buemi e, sem a exclusão, estaria com 39 de vantagem, com a disputa praticamente definida. Com a vantagem atual e sem o melhor carro, creio que ainda há muito pela frente.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Nelsinho vê potencial de melhora do carro para Le Mans
Próximo artigo Coluna do Nelsinho: Decepção na F3 e expectativa por Le Mans

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil