Opinião: por que a oportunidade dos carros esportivos na WEC não pode ser perdida
A proposta da World Endurance Championship da FIA de hipercarros em 2020 oferece algo incrível aos fãs de carros esportivos. Mas e se as fábricas que ajudaram a se tornar realidade não se juntarem à festa?
![Toyota GR Super Sport concept](https://cdn-3.motorsport.com/images/amp/68epdo40/s1000/automotive-motor1-com-2018-toy.jpg)
Você não gostaria de ver um grid cheio de versões dos seguintes carros: Ferrari LaFerrari, McLaren Senna, Mercedes Project One, Aston Martin Valkyrie, Porsche 918, Lamborghini Aventador, Koenigsegg Regera, Pagani Huayra, Bugatti Chiron e o GR Super Sport da Toyota?
E como seria ver todos esses modelos competindo na corrida mais famosa de todas, as 24 Horas de Le Mans? Interessante, não?
![Aston Martin Valkyrie AMR Pro](http://cdn-2.motorsport.com/images/mgl/2Gmpj3o6/s8/automotive-aston-martin-valkyrie-amr-pro-unveil-2018-aston-martin-valkyrie-amr-pro.jpg)
Aston Martin Valkyrie AMR Pro
Photo by: Aston Martin
A nova regra dos hipercarros da WEC promete máquinas espetaculares que dão relevância às fabricantes, tendo um custo bem mais baixo do que as naves espaciais da LMP1. O objetivo é 20 milhões de euros para dois carros em uma temporada inteira da WEC, que é compatível com o orçamento de uma fabricante com chance de vitória em Le Mand como prêmio.
Isso pode trazer de volta os anos gloriosos dos anos 90 dos protótipos da GT1 - pense na McLaren F1, Porsche 911 GT1, Toyota GT-One, Mercedes-Benz CLK GTR e Nissan R390 GT1.
![1999 #30 Nissan R390 GT1](http://cdn-8.motorsport.com/static/img/mgl/1700000/1700000/1704000/1704000/1704050/s8/lemans-nissan-at-le-mans-retrospective-2014-1999-30-nissan-r390-gt1-john-nielsen-franck-la.jpg)
1999 #30 Nissan R390 GT1
Photo by: ACO/DR
Do ponto de vista técnico, o trabalho de equilibrar a performance dos carros com uma variedade de motores e sistemas híbridos foi bem definida.
![The Ferrari LaFerrari](http://cdn-7.motorsport.com/static/img/mgl/1500000/1520000/1520000/1520400/1520424/s8/automotive-ferrari-laferrari-presentation-2013-the-ferrari-laferrari.jpg)
The Ferrari LaFerrari
Photo by: Ferrari Media Center
A potência máxima foi definida em 508kW ou 680bhp, e de 200kW ou 268bhp para o sistema híbrido. Mudanças no motor são livres, mas as regras dizem que não são permitidas modificações no sistema híbrido de motorização.
![Hypercar concepts](http://cdn-6.motorsport.com/images/mgl/0mbkLNk2/s8/hypercar-concepts-1.jpg)
Hypercar concepts
Photo by: FIA WEC
Então todas as fábricas encaram isso de olhos abertos.
Para ajudar a preencher o grid, também tem que ser atrativo para uma equipe da LMP1, como ByKolles ou Rebellion.
![Scuderia Cameron Glickenhaus](http://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/Yv8kMOE0/s8/49-scuderia-cameron-glickenhau-1.jpg)
Scuderia Cameron Glickenhaus
Photo by: Hide Ishiura
A prova desse projeto será o quão atrativo ele será às montadoras de carros, seis delas ajudaram a fazer o processo. O regulamento técnico foi finalizado em dezembro, mas agora o fim de semana da WEC em Sebring está chegando sem a confirmação três meses depois, e três meses antes das 24 Horas de Le Mans.
![Hypercar concepts](http://cdn-1.motorsport.com/images/mgl/68yBa5B0/s8/hypercar-concepts-1.jpg)
Hypercar concepts
Photo by: FIA WEC
A McLaren demonstrou interesse, mas negou que estará pronta já para 2020, enquanto Aston Martin e Ferrari, também cotadas, têm sido receosas sobre o assunto.
Até a Toyota, que dominou a LMP1, não se comprometeu.
![Toyota GR Super Sport Concept](http://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/6gyjAwn2/s8/automotive-motor1-com-2018-toyota-gr-super-sport-concept.jpg)
Toyota GR Super Sport Concept
Photo by: Motor1
Promotores de WEC e Le Mans criaram um campo dos sonhos. Mas as montadoras virão? A bola está com elas...
![Hypercar concepts](http://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/YN1Bmyj2/s8/hypercar-concepts-1.jpg)
Hypercar concepts
Photo by: FIA WEC
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.