Porsche vence e Webber/Bernhard/Hartley são campeões do WEC
Mark Webber, Brendon Hartley e Timo Bernhard conquistam título do Mundial de Endurance após superarem dificuldades mecânicas no Bahrein; prova foi vencida pelo 919 Hybrid #18, pilotado por Neel Jani, Marc Lieb e Romain Dumas
Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley são os novos campeões do Mundial de Endurance. O título do trio do #17 veio nas movimentadas 6 Horas do Bahrein, vencida pelos companheiros de equipe dos campeões, Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb.
O título do #17 não foi, porém, conquistado de maneira tranquila: o 919 Hybrid de Webber, Hartley e Bernhard enfrentou problemas no sistema híbrido e foi recolhido para a garagem duas vezes, mas o trio conseguiu terminar a prova em quinto.
Com a vitória do #18, o Audi #7, pilotado por Andre Lotterer, Marcel Fassler e Benoit Treluyer teve que se contentar com o vice-campeonato, pois o segundo lugar não foi o suficiente para superar os campeões - o trio do #17 ficou com 166 pontos, contra 161 do #7.
Outro ponto alto da prova no Bahrein foi a volta da Toyota ao pódio, com o #2, de Mike Conway, Stephane Sarrazin e Alexander Wurz, que se aposentou ao final da etapa barenita, corrida de encerramento da temporada 2015 do WEC.
O Audi #8, de Loic Duval, Oliver Jarvis e do brasileiro Lucas di Grassi, chegou a liderar a prova, mas enfrentou problemas na parte dianteira e ficou quase dez minutos parado nos boxes. Além disso, o carro foi punido com um stop and go de três minutos no final da prova após um erro no manejamento dos pneus no último pit stop. Com isso, o #8 não foi além da sexta posição.
Na LMP2, o duelo entre o #47 da KCMG, guiado por Nick Tandy, Richard Bradley e Matt Howson, e o #26 da G-Drive, de Sam Bird, Julien Canal e Roman Rusinov foi emocionante. No fim, quem levou a melhor foi o #26, que venceu a prova e garantiu o título da classe.
O outro carro da G-Drive, o #28 pilotado por Gustavo Yacaman, Rodolfo Gonzalez e o brasileiro Pipo Derani, completou o pódio, em terceiro - mesma posição em que terminaram o campeonato na LMP2.
Já pela LMGTE-Pro, domínio total do Porsche 911 RSR de Patrick Pilet e Frederic Makowiecki, com o #71 da AF Corse, pilotado por Toni Vilander e Gianmaria Bruni, terminando em segundo. O quinto lugar foi suficiente para Richard Lietz, que correu ao lado de Michael Christensen, sagrar-se campeão na divisão.
Com um problema logo no início da prova, o Aston Martin #99, de Fernando Rees, Alex MacDowell e Richie Stanaway terminou a prova em sétimo e ultimo na classe.
A LMGTE-Am teve como vencedor o trio do Aston Martin #98, de Pedro Lamy, Mathias Lauda e Paul Dalla Lana. O título da classe, porém, ficou com o #72 da SMP Racing, pilotado por Victor Shaytar, Andrea Bertolini e Alexey Basov.
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