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Sistema de tokens e classe de 10MJ entram na LMP1 em 2018

Aumento de nível máximo na classe híbrida e sistema de fichas para desenvolvimento dos motores estão no pacote de regras para a classe LMP1 a partir de 2018

#6 Toyota Racing Toyota TS050 Hybrid: Stéphane Sarrazin, Mike Conway, Kamui Kobayashi
#2 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Romain Dumas, Neel Jani, Marc Lieb
#5 Toyota Racing Toyota TS050 Hybrid
#6 Toyota Racing Toyota TS050 Hybrid
#5 Toyota Racing Toyota TS050 Hybrid
#7 Audi Sport Team Joest Audi R18
#7 Audi Sport Team Joest Audi R18
Pit stop practice for #1 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Timo Bernhard, Mark Webber, Brendon Hartley

O regulamento do Mundial de Endurance para o período entre 2018 e 2021 está perto da conclusão e deve ser anunciado em breve, com novidades significativas para a classe LMP1, a principal do certame. Entre as novidades estão a inclusão do sistema de tokens - que será abandonado pela Fórmula 1 na próxima temporada - e o aumento do limite da classe híbrida de 8MJ para 10MJ.

As conversas entre a organização do campeonato e as fabricantes têm se estendido por mais de um ano e o sistema de tokens, proposto pela Toyota, tem como objetivo reduzir os custos na LMP1 e servir de motivação para outras montadoras entrarem no WEC.

“Temos trabalhado bem em cima do novo regulamento e queremos continuar o desenvolvimento de performance. Creio que um sistema de tokens ajudaria o campeonato e o regulamento a ser mais estável e previsível, focando em partes elementares. Será benéfico para todos", disse Rob Leupen, diretor da Toyota no WEC, ao Motosport.com.

Entende-se que a Toyota possui um orçamento inferior a Audi e Porsche e quer o sistema de tokens para controlar os custos do carro e da unidade de potência. "Sempre queremos inovar e ser livres, mas também queremos controlar os custos. Então propusemos este princípio para podermos definir quais elementos devem ter tokens e quantos seriam estes tokens", disse o diretor-técnico do time japonês, Pascal Vasselon, ao Motorsport.com.

“Acreditamos que este é um modo elegante de reduzir o nível de desenvolvimento por temporada, mas ainda permitir desenvolvimento e inovação sem que precisemos produzir um carro diferente todo ano", afirmou.

Segundo o Motorsport.com apurou, a resistência inicial de Audi e Toyota ao sistema de tokens arrefeceu nos últimos meses e um anúncio sobre partes do regulamento de 2018 deve ser feito em breve.

Enquanto a Toyota parece comprometida em seguir na LMP1 nos próximos anos, a Audi ainda não anunciou publicamente se permanecerá no WEC após 2017.

Entende-se que a decisão dos alemães já foi tomada e eles seguem no Mundial de Endurance desde que a organização do campeonato mude algumas regras em relação à equivalência dos motores movidos a gasolina e os movidos a diesel - caso do time de Ingolstadt.

Reportagem adicional por Erwin Jaeggi

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Sam Smith
WEC
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