Webber vence primeira em 2016; di Grassi é 2º
Trio campeão de 2015, de Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley, supera carros da Audi para vencer primeira na temporada 2016 do Mundial de Endurance; brasileiros também vão ao pódio na LMP2
Demorou, mas os atuais campeões do Mundial de Endurance finalmente venceram a primeira corrida na temporada 2016. O Porsche #1, de Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley venceu as 6 Horas de Nürburgring, realizada neste domingo (24).
A Audi ficou com os dois lugares restantes do pódio, com o #8, de Lucas di Grassi, Loic Duval e Oliver Jarvis à frente do #7, que contou apenas com Andre Lotterer e Marcel Fässler, já que Benoit Treluyér foi vetado para a prova com uma contusão na coluna.
O Porsche #2, de Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb chegou a brigar pela vitória, mas Lieb se envolveu em um toque com Khaled Al-Qubaisi, que pilotava o #88 da Proton na LMGTE-Am, durante a penúltima hora da prova. O piloto do #2 foi considerado culpado pelo contato na curva 6 e recebeu um drive through.
Depois, Lieb deu o carro a Jani, que voltou atrás do Audi #8 e protagonizou uma bela disputa com Lotterer, que guiava o #7. O alemão levou a melhor sobre o suíço, que ainda sofreu um dano na traseira e teve que ir aos boxes, não restando mais nada a fazer a não ser manter o quarto lugar até o final.
A Toyota, que brigou pela vitória em Le Mans, foi incapaz de acompanhar o ritmo de Porsche e Toyota, terminando em quinto e sexto, com o #5, de Sebastien Buemi, Anthony Davidson e Kazuki Nakajima à frente do #6, de Stephane Sarrazin, Kamui Kobayashi e Mike Conway.
LMP2: nova vitória da Signatech; brasileiros vão ao pódio
Vencedor em Le Mans, o #36 da Signatech, guiado por Nicolas Lapierre, Gustavo Menezes e Stephane Richelmi manteve o bom momento e venceu em Nürburgring.
O pódio foi completado por brasileiros: em segundo ficou o #43 da RGR Sport, de Bruno Senna, Filipe Albuquerque e Ricardo Gonzalez, seguido pelo #31 da ESM Tequila Patrón, de Pipo Derani, Chris Cumming e Ryan Dalziel.
Antonio Pizzonia, que reestreou no WEC à bordo do #44 da Manor ao lado de Tor Greaves e Matthew Howson, cruzou a linha de chegada em quinto.
LMGTE-Pro: dobradinha da Ferrari; LMGTE-Am: Aston domina
Depois de muito sofrer em 2016, Gianmaria Bruni e James Calado finalmente venceram a primeira da temporada com a Ferrari #51 da AF Corse, liderando a dobradinha da equipe, já que o #71, de Sam Bird e Davide Rigon cruzou em segundo. O Aston Martin #95, de Nicki Thiim e Marco Sorensen completou o pódio.
Na LMGTE-Am, no entanto, foi a equipe britânica levou a melhor, com uma vitória segura do #98, de Pedro Lamy, Mathias Lauda e Paul Dalla Lana. O Porsche #78 da KCMG havia cruzado em segundo, mas o carro foi excluído após a prova por ser reprovado na vistoria técnica, com o #83 da AF Corse, de François Perrodo, Emmanuel Collard e Rui Águas, herdando o segundo lugar. A Larbre, com o #50 guiado por Paolo Ruberti, Pierre Ragues e Yutaka Yamagishi, completou o pódio da classe.
Confira o resultado das 6 Horas de Silverstone:
Pos. | Num. | Pilotos | Carro | Classe | Voltas | Dif. |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Mark Webber Timo Bernhard Brendon Hartley |
Porsche 919 Hybrid | LMP1 | 194 | |
2 | 8 | Lucas di Grassi Loic Duval Oliver Jarvis |
Audi R18 | LMP1 | 194 | 53.787 |
3 | 7 | Andre Lotterer Marcel Fassler |
Audi R18 | LMP1 | 194 | 54.483 |
4 | 2 | Romain Dumas Neel Jani Marc Lieb |
Porsche 919 Hybrid | LMP1 | 194 | 1'37.324 |
5 | 5 | Anthony Davidson Kazuki Nakajima Sébastien Buemi |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 193 | 1 volta |
6 | 6 | Stéphane Sarrazin Kamui Kobayashi Mike Conway |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 190 | 4 voltas |
7 | 13 | Alexandre Imperatori Dominik Kraihamer Matheo Tuscher |
Rebellion R-One | LMP1 | 178 | 16 voltas |
8 | 36 | Nicolas Lapierre Gustavo Menezes Stéphane Richelmi |
Alpine A460 | LMP2 | 178 | 36.256 |
9 | 43 | Bruno Senna Ricardo Gonzalez Filipe Albuquerque |
Ligier JS P2 | LMP2 | 178 | 52.734 |
10 | 31 | Pipo Derani Ryan Dalziel Chris Cumming |
Ligier JS P2 | LMP2 | 176 | 18 voltas |
11 | 42 | Nick Leventis Jonny Kane Lewis Williamson |
Gibson 015S | LMP2 | 176 | 0.071 |
12 | 44 | Antonio Pizzonia Matthew Howson Tor Graves |
Oreca 05 | LMP2 | 176 | 17.836 |
13 | 37 | Vitaly Petrov Viktor Shaytar Kirill Ladygin |
BR01 | LMP2 | 175 | 19 voltas |
14 | 35 | Nelson Panciatici Ho-Pin Tung David Cheng |
Alpine A460 | LMP2 | 175 | 28.842 |
15 | 27 | Maurizio Mediani David Markozov Nicolas Minassian |
BR01 | LMP2 | 175 | 1'06.488 |
16 | 30 | Scott Sharp Ed Brown Johannes van Overbeek |
Ligier JS P2 | LMP2 | 172 | 22 voltas |
17 | 12 | Nick Heidfeld Nicolas Prost Mathias Beche |
Rebellion R-One | LMP1 | 171 | 23 voltas |
18 | 51 | Gianmaria Bruni James Calado |
Ferrari 488 GTE | LMGTE PRO | 170 | 24 voltas |
19 | 71 | Sam Bird Davide Rigon |
Ferrari 488 GTE | LMGTE PRO | 170 | 29.730 |
20 | 95 | Marco Sorensen Nicki Thiim |
Aston Martin Vantage V8 | LMGTE PRO | 170 | 47.394 |
21 | 66 | Stefan Mücke Olivier Pla |
Ford GT | LMGTE PRO | 169 | 25 laps |
22 | 97 | Darren Turner Richie Stanaway |
Aston Martin Vantage V8 | LMGTE PRO | 169 | 44.003 |
23 | 77 | Richard Lietz Michael Christensen |
Porsche 911 RSR (2016) | LMGTE PRO | 169 | 1'11.303 |
24 | 98 | Pedro Lamy Paul Dalla Lana Mathias Lauda |
Aston Martin Vantage V8 | LMGTE AM | 166 | 28 voltas |
25 | 83 | François Perrodo Emmanuel Collard Rui Aguas |
Ferrari F458 Italia | LMGTE AM | 166 | 1'02.201 |
26 | 50 | Paolo Ruberti Pierre Ragues Yutaka Yamagishi |
Chevrolet Corvette C7-Z06 | LMGTE AM | 165 | 29 voltas |
27 | 88 | David Heinemeier Hansson Patrick Long Khaled Al Qubaisi |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 164 | 30 voltas |
28 | 86 | Michael Wainwright Adam Carroll Ben Barker |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 164 | 1'16.498 |
29 | 67 | Harry Tincknell Andy Priaulx Marino Franchitti |
Ford GT | LMGTE PRO | 155 | 39 voltas |
30 | 45 | Roberto Merhi Richard Bradley Matthew Rao |
Oreca 05 | LMP2 | 149 | 45 voltas |
31 | 4 | Simon Trummer Oliver Webb Pierre Kaffer |
CLM P1/01 | LMP1 | 98 | 96 voltas |
32 | 26 | Roman Rusinov René Rast Alex Brundle |
Oreca 05 | LMP2 | 74 | 120 voltas |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.