Zaccone conquista título da MotoE; Granado cai e termina o ano em 4º
Alessandro Zaccone garante título da MotoE com P4 no GP de Portugal; italiano se torna o último campeão da MotoE, que entrará em "hiato"
Alessandro Zaccone não precisou de muito para garantir o campeonato da MotoE em Portugal. O italiano terminou a prova em P4 e garantiu 13 pontos, somando 196 no total. Seu principal rival no título, Mattia Casadei, chegou em P2, totalizando 188 pontos. Eric Granado, que era o terceiro no campeonato até então, acabou caindo e não completando a prova, perdendo o top 3 e terminando o ano no 4º lugar.
Zaccone tinha uma vantagem de 17 pontos sobre o segundo colocado, Casadei. Com essa diferença de pontos, bastava que Zaccone terminasse a prova na frente do rival. Mesmo que isso não acontecesse, a combinação de resultados era muito favorável ao líder do campeonato.
Na corrida de Portugal, o vencedor foi o espanhol Oscar Gutierrez. O P3 ficou com Nicholas Spinelli. Atrás de Zaccone, com P5, ficou Hector Garzo. Fecharam o top 10: Matteo Ferrari, Jordi Torres, Luca Bernardi, Kevin Zannoni e Andrea Mantovani.
Casadei conquistou o P2, mas o P4 de Zaccone foi o suficiente para manter as posições do campeonato. O título da MotoE é a primeira grande conquista da carreira do italiano. Contudo, Zaccone não poderá defender o campeonato em 2026.
A FIM e a Dorna anunciaram que a MotoE entrará em um hiato - que deve ser para sempre. A justificativa das companhias é que a categoria de motos elétricas não teve o apelo esperado com o público, além de que ela não é mais condizente com o atual cenário desses veículos.
A indústria de motos elétricos não desenvolvem como o esperado e as fabricantes estão focadas no desenvolvimento de motores que utilizam combustíveis não-fosséis. A própria MotoGP, por exemplo, usará combustíveis 100% não-fosséis a partir de 2027.
Dorna e FIM deixaram em aberto a possibilidade de retorno da MotoE caso o mercado de motos elétricas mude no futuro. Ou elas podem criar uma nova categoria que utilize uma tecnologia sustentável.
Nos seus sete anos de existência, a MotoE teve apenas um piloto campeão mais de uma vez: o espanhol Jordi Torres, que foi campeão em sequência em 2021 e 2022. Em 2025, Torres teve uma temporada ruim e passou longe de disputar o título. Mattia Casadei, vice neste ano, foi campeão em 2019, na temporada de estreia da categoria.
DIOGO MOREIRA EXCLUSIVO: Liderança da MOTO2, ida à MOTOGP, Márquez x Rossi, GP do BRASIL e + | MotoE
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.