"Comemoração" que viralizou, paixão pelo esporte e mais : quem eram os pilotos mortos no acidente da Moto1000GP em Cascavel
Apesar do mesmo sobrenome, André e Érico Veríssimo não possuíam nenhum parentesco
O domingo foi de luto para o esporte a motor nacional com as mortes de Érico Veríssimo da Rocha, de 38 anos, e André Veríssimo Cardoso, de 42, após um grave acidente durante a etapa de Cascavel da Moto1000GP.
Érico e André se envolveram em um acidente durante a primeira volta da segunda corrida do fim de semana. André acabou escorregando da moto na saída da segunda perna das curvas gêmeas, em um trecho de início de aceleração, e escorregou, ficando no meio da pista.
Ele chegou a levantar, mas imediatamente foi atingido por outra moto, de Érico, sendo arremessado com força para a lateral da pista. Um terceiro piloto precisou se deslocar até o muro de proteção para evitar um segundo choque. Os pilotos foram levados ao hospital mas não resistiram, tendo suas mortes confirmadas ainda durante a tarde.
Apesar de compartilharem o mesmo sobrenome, André e Érico não possuíam nenhum parentesco. Nascido em Olinda, no estado de Pernambuco, Érico tinha 38 anos e ocupava a sétima posição na tabela da Moto1000GP com 50 pontos, 32,5 a menos que o líder Ton Kawakami.
Em 2023, seu melhor resultado havia sido a 11ª posição na corrida de abertura do campeonato, realizada em abril em Goiânia. Na prova do sábado, que abriu a etapa de Cascavel, o pernambucano havia terminado na 17ª colocação.
Érico deixa um filho, que completou cinco anos na última terça-feira (22).
Já André, de 42 anos, era natural de São Paulo e, mesmo com um início tardio no esporte, em 2011 aos 30 anos, já acumulava uma trajetória de sucesso no esporte a motor, com títulos nas classes 600cc Pro e 1000cc Evo da SuperBike Brasil. Além de sua carreira nas corridas, André também atuava como publicitário.
Em 2020, André chamou a atenção nas redes sociais por um fato inusitado durante uma prova da categoria Evolution da SuperBike Brasil. Na ocasião, em dezembro daquele ano, ele estava próximo de garantir a vitória em uma das corridas da etapa de Goiânia e resolveu celebrar o triunfo antes de cruzar a linha de chegada.
Segundo e terceiro colocados, Osvaldo J Filho e Marcelo Skaf, aproveitaram a distração de André para ultrapassá-lo, com ele terminando na terceira posição.
Na época, André brincou nas redes sociais: “Falaram que não deu pra ver, mas eu vi! Eles cresceram muito rápido! Que vacilo! Eu vim comemorar com a equipe, achei que dava. Pensei: tem um espaço grande. E aí...”
André fazia sua primeira aparição na temporada 2023 da Moto1000GP. Na corrida do sábado em Cascavel, ele terminou na sexta posição.
Entenda o que aconteceu
O acidente ocorreu ainda na primeira volta da corrida (veja abaixo). André acabou escorregando da moto na saída da segunda perna das curvas gêmeas, em um trecho de início de aceleração, e escorregou, ficando no meio da pista.
Ele chegou a levantar, mas imediatamente foi atingido por outra moto, de Érico, sendo arremessado com força para a lateral da pista. Um terceiro piloto precisou se deslocar até o muro de proteção para evitar um segundo choque.
Confira abaixo o momento do acidente. ATENÇÃO: IMAGENS FORTES
A direção de prova interrompeu imediatamente a prova, que não foi retomada, e o atendimento foi iniciado logo na sequência com a chegada da equipe médica. Com a interrupção, a prova que viria na sequência, uma endurance com duração prevista de duas horas, também foi suspensa.
Segundo a categoria, os dois pilotos foram levados ao hospital em estado gravíssimo e, pouco depois, foram confirmadas as mortes de Érico e André.
Massa detalha judicialização da F1 2008 ao Motorsport.com
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #244 – Que tipo de mudanças teremos na F1 após férias?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.